CUIABÁ
Novos ônibus garantem mais dignidade, conforto e segurança no transporte de trabalhadores da limpeza pública
O modelo de gestão humanizada implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que tem alcançado também os servidores públicos municipais, garantiu a renovação da frota de ônibus utilizados para transporte dos trabalhadores da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A entrega dos cinco novos veículos destinados para as equipes de limpeza foi realizada nesta terça-feira (12).
A substituição dos antigos ônibus é feita com o objetivo de melhorar as condições dos mais de 450 servidores que diariamente se deslocam para diversos pontos da cidade, visando solucionar as demandas das vias e outros equipamentos públicos. Além de assegurar mais conforto e segurança aos trabalhadores, os veículos são equipados com rastreadores que permitem o monitoramento em tempo real.
“Quando vi de perto o tipo e o estado dos ônibus que carregavam mulheres e homens que atuam na limpeza de Cuiabá, fiquei horrorizado. Me coloquei no lugar das pessoas e constatei que não era um tratamento digno. Para transformar a cidade, as melhorias têm de começar dentro de casa, dando dignidade, segurança e humanização. É o que representa a entrega desses cinco ônibus”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
A entrega marcou ainda a apresentação da nova identidade visual da Limpurb que, de forma moderna e inovadora, marca uma virada de página na metodologia de atendimento das demandas de zeladoria e serviços urbanos. Conforme relatado pelo diretor-geral Júnior Leite, toda frota da empresa pública passa a ser totalmente adesivada com a marca da Prefeitura de Cuiabá, facilitando a identificação de cada um dos veículos.
“Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, toda frota da Limpurb está sendo renovada, identificada, e rastreada, para que possamos ter controle e gestão desses veículos. No caso dos ônibus, eles vão ofertar segurança e, principalmente, mais conforto para esses cidadãos que acordam de madrugada para que às 7h30 já possam estar nos locais de trabalho”, completa Júnior Leite.
A servidora Aline Meira é uma das dezenas de mulheres que todos os dias realizam serviços de limpeza e comemorou a chegada dos novos veículos. “Em nome da nossa equipe feminina, posso dizer que somos muito gratas, primeiramente, pela oportunidade de trabalhar e contribuir para a limpeza na nossa Capital. Com esses novos ônibus, a Limpurb está valorizando nosso serviço. O que queremos é cada dia dar o nosso melhor”, destacou.
Participaram da solenidade o secretário municipal de Governo, Luis Claudio, o adjunto de Governo, Wilton Coelho, o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, o adjunto de Zeladoria, João Hauer, e o vereador Dídimo Vovô. Ainda estiveram presentes diversas lideranças comunitárias, o presidente da UCAM, José Mauricio, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda.
CUIABÁ
Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá
O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.
Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.
De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”
Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”
Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”
Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”
Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.
Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.
A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.
Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.
A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
