VÁRZEA GRANDE MT
Unidades de Saúde atendem mulheres em mais uma ação especial
Amanhã, sábado, dia 11 de outubro, será um dia especial, dia de cuidar de quem cuida de tudo e de todos. Vinte e cinco unidades de saúde de Várzea Grande estarão abertas até às 17h, acolhendo e ofertando consultas, palestras, testagens rápidas, vacinas, atendimento odontológico e exames preventivos como mamografia e o CCO
Intensificando as ações do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza neste sábado (11), das 7h às 17h, uma grande mobilização em 25 unidades de saúde do Município. A ação tem como foco o cuidado integral com a saúde da mulher, oferecendo diversos serviços e atendimentos gratuitos durante todo o dia.
Serão ofertadas consultas médicas direcionadas ao público feminino, solicitação de mamografias, palestras educativas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, além da realização do exame preventivo Papanicolau (CCO).
As unidades também farão testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com oferta de tratamento para os casos positivos. A vacinação seguirá o calendário nacional, incluindo doses contra o sarampo.
O atendimento odontológico também será disponibilizado em unidades específicas, entre elas, USF Cristo Rei, USF COHAB Cristo Rei, USF Manaíra, USF São Mateus, USF Cabo Michel, USF Aurília Curvo, USF Jardim Glória, USF Marajoara, USF Parque do Lago, USF 24 de Dezembro e USF Limpo Grande.
De acordo com a superintendente da Atenção Primária à Saúde, Janaína Monteiro, a ação reforça o compromisso do Município em facilitar, ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde.
“Essa mobilização é uma forma de estarmos ainda mais próximos das mulheres, oferecendo cuidado, acolhimento e prevenção. Realizar o atendimento aos sábados é uma forma de oportunizar aquelas que, durante a semana, têm dificuldade de comparecer às unidades, pois trabalham, se dedicam à casa, aos filhos e à família”, destacou.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta que o Outubro Rosa é um movimento que vai além da conscientização. “Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade da gestão. Queremos garantir que todas tenham acesso ao atendimento preventivo, que salva vidas. Essa ação é mais uma demonstração do nosso compromisso com o bem-estar das mulheres várzea-grandenses”, afirmou.
Galeria de Fotos (21 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Proteção Social Especial (CREAS), prepara uma programação especial entre os dias 22 e 26 de junho para marcar a campanha “Erradicação do Trabalho Infantil – Compromisso com a proteção e o futuro das nossas crianças”, em referência ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater o trabalho infantil e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes do município. A campanha busca reforçar que garantir acesso à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e toda a sociedade.
Ao longo da semana, serão realizadas ações de sensibilização e orientação, como panfletagens, blitzes informativas, oficinas socioeducativas em escolas e uma palestra voltada à comunidade e aos usuários acompanhados pelo CREAS.
Entre as atividades previstas estão blitzes de conscientização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, além de oficinas nas escolas estaduais Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, Professora Elizabeth Maria Bastos e Professor Honório Rodrigues de Amorim.
Um dos destaques da programação será a palestra ministrada por Dulce Regina de Amorim, coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (CETRAP-MT). Com o tema “Os desafios da prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil”, a especialista abordará estratégias para identificar, prevenir e combater essa violação de direitos.
As ações contarão ainda com a participação do Conselho Tutelar, que prestará orientações à população sobre suas atribuições, formas de acesso e os canais de atendimento disponíveis para denúncias e acompanhamento de casos.
Em casos de suspeita ou confirmação de trabalho infantil e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, a população pode realizar denúncias de forma anônima por meio do Disque 100 ou junto aos órgãos de proteção do município.
Galeria de Fotos (26 fotos)
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
TCE MT5 dias atrásVaidade de Sérgio Ricardo pode adiar sonho de Antônio Joaquim de voltar à presidência do TCE

