VÁRZEA GRANDE MT
Servidoras do Pronto-Socorro passam por momento de cuidado, acolhimento e conscientização
Evento reforçou a importância de olhar para si, mesmo dentro de um ambiente em que o cuidado com o outro é prioridade
O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) celebrou o Outubro Rosa com dois dias de atividades especiais voltadas às mulheres, as servidoras que atuam na unidade hospitalar. O evento, promovido pela direção do hospital, foi marcado por momentos de aprendizado, autocuidado e confraternização, reunindo servidoras de diferentes setores – da enfermagem à limpeza – em um ambiente de carinho e valorização.
As manhãs foram regadas a um café da manhã especial, palestras informativas sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, orientações de saúde e atendimentos realizados pela equipe da Atenção Primária à Saúde. Durante a ação, as servidoras puderam realizar testes rápidos, aferir a glicemia e a pressão arterial, além de passar por consulta médica com encaminhamento para exames de mamografia e coleta do exame preventivo (CCO).
Houve ainda momentos de descontração, com sessões de fotos, entrega de mimos e abraços calorosos, reforçando a importância de olhar para si, mesmo dentro de um ambiente em que o cuidado com o outro é prioridade.
A superintendente assistencial do HPSMVG, Marciana Gomes, abriu oficialmente o evento e destacou a importância da ação para as servidoras.
“Desejamos que cada mulher da nossa unidade — enfermeiras, técnicas, auxiliares, equipe de limpeza – pudesse aproveitar esses dias de forma leve e consciente. Esse momento foi preparado especialmente para elas, com muito carinho e responsabilidade”, enfatizou.
Já a superintendente administrativa da unidade, Marcela Queiroz, reforçou o simbolismo do evento como uma oportunidade de retribuir o cuidado.
“Aqui, todas cuidam de alguém, acolhem e amparam. E esse evento é um convite para que elas também se cuidem. É um gesto de amor próprio e de reconhecimento pelo trabalho que realizam todos os dias”, destacou.
Entre as participantes, a servidora da Sala Amarela, Pâmela Camila Lamel, de 31 anos, expressou o sentimento de gratidão.
“Nós estamos sempre cuidando dos outros, e às vezes esquecemos de olhar para nós mesmas. Esse evento foi uma grande oportunidade para lembrar que também precisamos nos cuidar”, disse.
Um desses exemplos de que o cuidado salva vidas vem da técnica de enfermagem Marlene Francisca da Silva, que há seis anos atua na UTI Adulto do HPSMVG. Foi justamente em uma ação como essa – do Outubro Rosa do ano passado – que ela descobriu o câncer de colo do útero.
“Se eu não tivesse participado daquela ação, talvez não tivesse descoberto a tempo, até porque eu não tinha sintomas algum. Fiz todo o tratamento e hoje, graças a Deus, estou curada. Sigo fazendo meus exames de prevenção todos os anos. Esse evento representa muito pra mim, porque me deu uma nova chance de vida”, contou emocionada.
Galeria de Fotos (8 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Biblioteca Infantil Professora Nhazinha conquista certificação nacional e amplia acesso a investimentos para Várzea Grande
A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, antigo Farol do Saber, localizada no Complexo Esportivo e Cultural do Fiotão, na região central de Várzea Grande, conquistou um importante reconhecimento nacional ao receber a certificação da plataforma BiblioBR, sistema vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) que reúne e reconhece oficialmente as bibliotecas públicas brasileiras.
A certificação comprova que a unidade atende aos critérios técnicos exigidos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, tornando-a oficialmente habilitada a participar de programas, políticas públicas, editais e receber investimentos destinados ao fortalecimento das bibliotecas em todo o país.
O bibliotecário responsável pela unidade, Odiley Santiago de Souza, explica que a certificação é resultado de um rigoroso processo de avaliação.
“O cadastro reúne todas as informações da biblioteca, como realização de eventos culturais, aquisição de novos livros, participação em programas e políticas públicas, estrutura da equipe, capacitação dos servidores, presença de bibliotecário e regularidade técnica da unidade. Tivemos algumas adequações solicitadas durante a análise, fizemos todas as correções e fomos aprovados em todos os critérios”, destacou.
Segundo Odiley, o reconhecimento representa muito mais do que um certificado.
“É como ter um documento oficialmente válido. Antes ficávamos limitados em diversas oportunidades. Agora somos reconhecidos nacionalmente como biblioteca pública, e isso abre portas para novos editais, programas e investimentos. Também aumenta as chances de recebermos remessas de livros enviadas pelo Ministério da Cultura, ampliando ainda mais o nosso acervo.”
O certificado tem validade de um ano e será renovado mediante nova avaliação, que passará a exigir, a cada ciclo, novos critérios de qualidade e modernização.
Biblioteca se prepara para uma nova fase
Além da certificação, a Biblioteca Professora Nhazinha passa por um processo de reorganização do acervo e implantação de novas tecnologias de gerenciamento bibliográfico.
De acordo com o bibliotecário, o objetivo é transformar a unidade em um espaço cada vez mais dinâmico e atrativo.
“Hoje, a biblioteca vai muito além das estantes de livros. Ela é um espaço multicultural, onde podemos desenvolver atividades culturais, incentivar a leitura e atrair novos usuários. Estamos informatizando todo o acervo e ampliando as opções para atender não apenas as crianças, mas também o público infantojuvenil.”
A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Durante esse período, a população pode consultar o acervo, realizar pesquisas, utilizar os espaços de leitura e fazer o empréstimo domiciliar de livros, conforme as normas da unidade.
Município fortalece rede de bibliotecas
A superintendente de Cultura, Lu Arruda, destaca que Várzea Grande possui atualmente duas bibliotecas públicas em funcionamento.
Além da Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, o município conta com a Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira, localizada no bairro Cristo Rei, que também está em processo de certificação nacional.
“A Biblioteca Nhazinha atende principalmente o público infantil, enquanto a Biblioteca Professora Laurinda Coelho Pereira possui um acervo mais amplo, voltado para estudantes, pesquisadores, universitários e toda a comunidade. A certificação da Nhazinha representa um avanço importante, e agora estamos trabalhando para que a Laurinda também receba esse reconhecimento.”
As duas bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consulta local, espaços de estudo, incentivo à leitura e serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias.
Novas bibliotecas e valorização da literatura várzea-grandense
Entre os projetos da Superintendência de Cultura está a reativação da Biblioteca Maria da Glória, que deverá funcionar futuramente no Centro Cultural da Orla Alameda.
Segundo Lu Arruda, o novo espaço terá uma proposta diferenciada, voltada à valorização da produção literária local.
“Queremos criar uma biblioteca dedicada aos escritores de Várzea Grande, dando visibilidade às obras produzidas no município e fortalecendo a identidade cultural da nossa cidade.”
Outra frente de trabalho é a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), iniciativa que reunirá escritores, editoras, educadores e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas permanentes para o setor.
“Nossa meta é estruturar esse plano ainda este ano. Com ele, Várzea Grande poderá acessar recursos federais específicos para modernização das bibliotecas, aquisição de novos acervos, reformas, ampliação dos espaços e investimentos em tecnologia. Queremos transformar nossas bibliotecas em ambientes cada vez mais modernos, acessíveis e acolhedores para toda a população.”
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda de Figueiredo, a certificação representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura no município.
“Essa certificação demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Investir nas bibliotecas é investir em educação, cultura, conhecimento e inclusão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses espaços, tornando-os ambientes vivos, modernos e capazes de despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.”
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
CUIABÁ3 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT5 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
SAÚDE4 dias atrásDr. José Curvo abre agenda exclusiva em Cuiabá para avaliações e procedimentos estéticos nos dias 9 e 10 de julho
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTRE multa Pedro Taques em R$ 10 mil por impulsionar conteúdo contra Mauro Mendes nas redes sociais
-
PICANTES5 dias atrásSabrina Sato e Nicolas Prattes revelam sexo do bebê e emocionam familiares: ‘Mágico’
