VÁRZEA GRANDE MT

Serviço de Convivência discute o consumo consciente de água e alimentação saudável

Em função da alta temperatura, que vem ocorrendo nos últimos dias, os grupos que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estão abordando os temas referentes ao consumo de água e alimentação saudável.  Atividades físicas de baixo impacto também estão sendo realizadas tanto com os grupos de crianças e adolescentes, bem como de idosos.

A coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, disse que em função do calor excessivo, é necessário reforçar os cuidados com relação a esses grupos em especial, por isso as atividades realizadas nos polos de atuação estão sendo feitas de forma consciente responsável, abordando temas como alimentação saudável e consumo de água, além de outras pautas transversais que compõem o núcleo de planejamento definido para de março.  

A coordenadora lembra que as orientadoras sociais têm autonomia para desenvolver o tema proposto para o mês em curso, e que cada uma utiliza a sua metodologia. “Há polos em que as orientadoras se utilizam de pinturas, elaboração de painéis, atividades recreativas e brincadeiras sempre retratando o tema proposto. Essa interação é necessária para que haja o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, que é a base desse programa”.

Leia Também:  Sine-VG disponibiliza 568 vagas de trabalho sendo 81 delas para PCD  

No polo 24 de Dezembro, a orientadora social Rozelir Almeida, fez o acolhimento aos participantes, roda de conversa e propôs a confecção de cartazes destacando a importância de exercícios físicos, consumo de verduras, sucos naturais e frutas, bem como a necessidade de hidratação do corpo com uso de bastante água.

No polo Princesa do Sol, a orientadora Deise, utilizou a dinâmica da brincadeira de pula corda e dança das cadeiras como forma de estimular a atenção e memorização.

Já no polo Serra Dourada, a orientadora Carina, utilizou a roda de conversa para discutir o consumo consciente da água, e o uso correto desse bem tão necessário à vida humana. Também foram utilizados pinturas e recortes de imagens retratando o tema.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que neste período de altas temperaturas é necessário que haja um cuidado maior com os grupos de crianças e idosos, por isso os polos que atuam com os serviços de convivência estão realizando as atividades em ambientes mais frescos e naturais. “Em tempos normais já temos a preocupação em bem atender as nossas crianças e idosos e neste período de altas temperaturas redobramos a atenção, com esses grupos de pessoas atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, completou a gestora.

Leia Também:  DAE-VG amplia horário do 0800 e passa a atender sábados e domingos

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Secretaria de Viação e Obras fará intervenção emergencial na Avenida Leôncio Lopes e notifica empresa responsável pela obra

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, emitiu uma nova notificação extrajudicial à empresa Terraplanagem Centro-Oeste (TCO), responsável pela execução da obra na Avenida Leôncio Lopes de Miranda, informando que realizará uma intervenção emergencial na via.

A administração municipal informou que os reparos serão executados com recursos próprios e terão caráter exclusivamente emergencial, com o objetivo de restabelecer as condições de trafegabilidade e garantir a segurança dos motoristas.

O Município destacou que a intervenção não representa a aceitação definitiva da obra, nem afasta a responsabilidade da Terraplanagem Centro-Oeste Ltda., contratada para executar os serviços de pavimentação e drenagem da Avenida Leôncio Lopes. Segundo a notificação, a empresa permanece responsável pela garantia da obra e poderá ser obrigada a ressarcir os custos da intervenção, caso seja comprovado que os danos decorreram de falhas na execução dos serviços, nos materiais empregados ou de qualquer outra responsabilidade atribuível à contratada.

Conforme o documento, durante vistorias realizadas pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Viação e Obras, foram constatadas manifestações patológicas na pavimentação, com destaque para deformações plásticas, conhecidas como “borrachudos”, além de buracos na pista de rolamento, comprometendo as condições de trafegabilidade e a segurança dos usuários da via.

Leia Também:  Prefeita garante que GM continuará fazendo segurança nas zonas comerciais do Município

A notificação ainda ressalta que “os custos decorrentes da intervenção emergencial executada pelo Município poderão ser objeto de apuração administrativa, visando eventual ressarcimento pela contratada, caso seja constatado que as patologias decorrem de falhas de execução, de materiais empregados ou de qualquer outra responsabilidade atribuível à empresa, sem prejuízo da aplicação das sanções contratuais, da adoção das medidas judiciais cabíveis e das demais consequências previstas na legislação vigente”.

O subsecretário de Viação e Obras, Juliano Machado, afirmou que a medida é necessária para garantir a segurança de motoristas e demais usuários da avenida.

“Essa intervenção tem o objetivo de preservar a segurança viária e proporcionar melhores condições de tráfego a quem utiliza a Avenida Leôncio Lopes, além de evitar a evolução dos danos existentes”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA