VÁRZEA GRANDE MT
Prefeita participa de aula inaugural de cursos de inteligência artificial e ciência de dados
Ao dar as boas-vindas, Flávia Moretti lembrou que é educadora e que como presidente da OAB/MT, participou ativamente da construção do IFMT. “Município vai dar um salto no ensino superior”
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou a aula inaugural dos cursos de nível superior em tecnologia de inteligência artificial e ciência de dados do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande.
Conforme a prefeita, é fundamental investir na educação. “Sou educadora e ver esses jovens buscando sua formação profissional me deixa muito emocionada. Eu participei da construção do IFMT, pois como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil sede Várzea Grande cobramos muito para que nosso município tivesse esse benefício”, relembrou Flávia.
O reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, falou sobre os avanços no município, além de destacar que o curso também será em parceria com a Universidade Beira Interior, que fica localizada na cidade de Covilhã, em Portugal. “Temos, muito em breve, o parque tecnológico, o qual o IFMT terá um andar e meio. Isso fará com que esse município cresça cada vez mais em tecnologia, além de trazer diversas empresas. Além disso, quem quiser a dupla titulação, poderá fazer parte da formação em Portugal”, disse Júlio.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou a prefeita pela iniciativa de iniciar rapidamente a obra de pavimentação asfáltica do Parque Tecnológico. “Muito em breve, teremos o Parque Tecnológico e o IFMT estará lá também. Neste momento, quero anunciar que investiremos em um supercomputador. Vamos trazer super empresas para Mato Grosso e para nossa Várzea Grande”, contou Kardec.
O senador Wellington Fagundes (PL) destacou que irá apoiar as ações do IFMT pelo estado de Mato Grosso e também para o município de Várzea Grande. “Prefeita, nosso gabinete está aberto para o nosso município. Estamos de pleno apoio ao nosso município”, relatou Fagundes.
O deputado federal Emanuelzinho (MDB) disse que se orgulha em ver o curso em andamento. “A inteligência artificial é a tecnologia do presente e do futuro. Fico feliz em ver esse curso em andamento. Várzea Grande e Mato Grosso só ganham com essa capacitação”, pontuou o deputado.
VÁRZEA GRANDE MT
Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).
Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.
Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.
“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.
A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.
“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.
“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.
Galeria de Fotos (8 fotos)
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Dr. João homenageia Missão Enchei-vos e reconhece trabalho de evangelização e transformação social em MT

