VÁRZEA GRANDE MT

Festa de São Pedro ganha novo formato e une católicos e evangélicos na celebração da fé e da tradição várzea-grandense

A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”

A tradicional Festa de São Pedro, realizada há 44 anos no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, deu um passo inédito em 2025 ao ampliar suas celebrações e incluir, pela primeira vez, um dia dedicado à comunidade evangélica.

A abertura oficial ocorreu na noite deste sábado, 28 de junho, com músicas, louvores e a pregação da palavra de Deus. A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”.

Católica em sua origem, a Festa de São Pedro homenageia o apóstolo pescador, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Pedro é símbolo de fé, liderança e transformação. Agora, a celebração que leva seu nome também se transforma, sem perder suas raízes.

Leia Também:  ETA Júlio Campos volta a operar com 100% da capacidade após manutenção

Representando a prefeita Flávia Moretti (PL), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, participou da abertura e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura local e da economia. “Bonsucesso virou um polo de turismo gastronômico. A Festa de São Pedro é uma tradição que movimenta a comunidade e atrai visitantes. É um evento que valoriza a fé, a cultura e aquece a economia local, gerando renda para quem vive aqui”, afirmou o gestor.

Quidá também pontuou que ao incluir diferentes manifestações da fé cristã, “Bonsucesso mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas, em nome da fé e da coletividade”.

A abertura festiva foi conduzida pelo pastor Jesse, com alunos da Acamis, seguida por apresentações culturais da AMFMT de cururu e siriri que já são marca registrada do evento. A integração entre as expressões religiosas foi bem recebida pela população e pelos organizadores, como destacou a festeira GiKa de Magalhães. “É uma alegria ver os moradores realizando a festa com as próprias mãos e ainda tendo a oportunidade de lucrar com ela. Por muitos anos, quem ganhava com a festa vinha de fora. Agora, a renda fica aqui, com o nosso povo”, celebrou.

Leia Também:  Com grande procura, Várzea Grande prorroga inscrições do Casamento Abençoado

O vereador Samir Katumata (PL) também participou da celebração e ressaltou o papel da união entre fé, cultura e política pública. “Essa é uma festa do povo, feita para o povo. E quando a administração pública valoriza esse tipo de evento, ela está valorizando a identidade de Várzea Grande”, disse.

Para o superintendente de Cultura de Várzea Grande, Leandro Manduca, a novidade representa um avanço na forma de pensar as tradições. “Modernizar é incluir. Ampliamos as festividades católicas sem perder o foco na tradição de São Pedro, trazendo novas linguagens religiosas e mais possibilidades culturais para a comunidade”, pontuou.

A festa prossegue neste domingo, dia 29, Dia de São Pedro, com a programação religiosa católica, missa, procissão, apresentações culturais e quatro toneladas de peixe para almoço gratuito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Secretária de Saúde participa de seminário estadual sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande participou, está semana, da abertura do Seminário Estadual sobre Estratégias de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O evento foi realizado em dois dias, reuniu representantes de diversas instituições para debater estratégias de prevenção, acolhimento e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao tema.

A programação foi promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (CETRAP-MT), com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT), e contempla palestras e debates sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas, combate ao contrabando de migrantes, modalidades de exploração sexual, acolhimento e atendimento às vítimas, além do trabalho escravo contemporâneo e das políticas públicas de proteção ao trabalhador.

Representando o município, a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos para ampliar a prevenção e garantir assistência às vítimas.

Leia Também:  Kalil sanciona lei que garante recomposição salarial dos servidores públicos de Várzea Grande

“A nossa maior preocupação é com a vulnerabilidade das pessoas, especialmente diante do alcance das redes sociais. Muitas mulheres são atraídas por falsas propostas de emprego no exterior, com promessas de altos salários e melhores condições de vida, quando, na verdade, acabam sendo vítimas do tráfico de pessoas. Também temos acompanhado estudos que mostram o aumento da vulnerabilidade de pessoas da comunidade LGBTQIA+, que igualmente têm sido alvo dessas organizações criminosas. Por isso, é fundamental investir em informação, prevenção e capacitação dos profissionais para identificar situações de risco e fortalecer a rede de proteção.”

A enfermeira Cleide Elaine de Souza, membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e representante da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, também participou das atividades e reforçou a importância da capacitação permanente dos profissionais da saúde para identificação e encaminhamento dos casos, além de destacar a utilização da cartilha orientativa sobre o tema.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA