TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Projeto Verde Novo leva conscientização ambiental para alunos de escola municipal de Cuiabá

O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, conforme previsão constitucional. Porém, é dever do Poder Público e da coletividade a sua defesa e preservação. Daí decorre a primeira diretriz do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário, que leva conscientização ambiental a toda comunidade, a começar pelas crianças. Nesta sexta-feira (29 de setembro) foi a vez dos alunos do 6º Ano, da Escola Municipal Celina Fialho Bezerra, do bairro Altos da Serra I, em Cuiabá, receberem o projeto.
 
As atividades começaram com a palestra sobre a importância da arborização urbana, realizada pela engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba. “O foco da palestra é transmitir às crianças de forma simples e didática informações sobre a importância da preservação de rios e matas, os benefícios da formação de espaços públicos arborizados e orientações sobre o plantio de novas árvores. Além disso vamos distribuir 50 mudas de árvores nativas e frutíferas”, informou.
 
Os estudantes também participaram de uma oficina de plantio de mudas no terreno da escola e do jogo ecológico rebojando, em que as crianças aprendem brincando. “Eu participei da palestra, aprendi sobre a importância das árvores para nosso ambiente e ecossistema. Também plantamos algumas árvores para a geração futura ter mais sombras para amenizar o efeito estufa. E com a árvore podemos ter sombra, descansar e brincar. Achei interessante o jogo rebojando que fez várias perguntas sobre ecossistema, sobre o pantanal, achei bem legal”, afirmou o estudante do 6º Ano A, Vitor Hugo Andrade, de 12 anos.
 
Para o professor responsável pela turma, Marcelo Rocha, o projeto Verde Novo vem à escola para somar. “Ele é de suma relevância porque veio ajudar trazer para as crianças a importância do resgate do título de Cuiabá Cidade Verde de novo, com palestras, com plantio e distribuição de mudas nativas e frutíferas. Além de interagir com as crianças de maneira leve a agradável com a brincadeira do jogo Rebojando”, enalteceu.
 
Conforme o representante da prefeitura de Cuiabá na ação, Abel Nascimento, a gestão municipal orienta a respeito do plantio das plantas seguindo o Decreto Municipal n. 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana da capital e “enfatiza a utilização de espécies nativas do nosso bioma na proporção de 70%. Dentre elas, há as frutíferas, que nos dão, por exemplo, pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas, tais como o jacarandá, ipê roxo, ipê rosa, oiti e ipê branco”, concluiu.
 
A próxima ação do projeto Verde Novo vai ser realizada no Parque da Família, no dia 07 de outubro, em Cuiabá.
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).
 
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: alunas da escola plantando uma muda de árvore, elas estão ao redor da muda com as mãos na terra e, uma delas, segura uma pá. Imagem 2: foto na horizontal colorida, o palhaço responsável pelo jogo ecológico Rebojando está ao centro, sobre um tabuleiro ecológico, apontando as mãos para as crianças, que estão sentadas em volta do tabuleiro, e a engenheira florestal aparece ao fundo. 
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tribunuais em Ação: Poder Judiciário e Tribunal de Contas se unem em evento realizado em Cáceres
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Juvam abre cadastro para entidades interessadas em projetos socioambientais em Cuiabá

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) e a Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema) de Cuiabá tornaram público o Edital nº 01/2025 para o cadastramento de entidades, públicas e privadas, interessadas em desenvolver projetos socioambientais financiados com recursos provenientes de prestações pecuniárias aplicadas em processos ambientais. A medida busca ampliar a participação da sociedade civil na execução de iniciativas que promovam a preservação ambiental e bem-estar social.

Cuiabá enfrenta desafios relacionados à gestão ambiental, incluindo a proteção de áreas verdes urbanas, controle de poluição e educação ambiental. A iniciativa do Judiciário local está inserida neste contexto, oferecendo às instituições a oportunidade de contribuir com projetos que tenham impacto direto na qualidade de vida da população e na conservação do meio ambiente.

As entidades interessadas terão 30 dias para se cadastrar na sede do Juvam, no Centro Político Administrativo, mediante apresentação de documentação que comprove a regularidade jurídica e administrativa da instituição. Podem se inscrever organizações que atuem em preservação ambiental, segurança pública, educação, saúde e ressocialização de apenados, desde que seus projetos sejam viáveis, transparentes e de relevância social.

Leia Também:  Proteção à criança e adolescente: Lei Henry Borel é sancionada em Mato Grosso

Conforme o edital, não poderão receber recursos entidades com fins político-partidários, que custeiem o próprio Judiciário ou promovam a imagem de magistrados. A aprovação dos projetos será realizada pelo Juvam, com análise da equipe multidisciplinar e parecer do Ministério Público Estadual, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e transparência.

Os valores provenientes das penas pecuniárias representam uma forma de utilizar de maneira socialmente positiva os recursos obtidos em decorrência de infrações ambientais, fortalecendo a atuação de instituições que atuam na proteção do meio ambiente e na promoção de políticas públicas de caráter essencial.

Após a execução dos projetos, as entidades deverão prestar contas em até 15 dias, sob fiscalização do Judiciário e do Ministério Público, assegurando a correta aplicação dos recursos.

Acesse neste link o Edital completo.

Confira neste link os anexos

Autor: Flávia Borges

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA