TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Atendimento no Ribeirinho Cidadão devolve esperança a moradora sem aposentadoria há nove anos

“Eu achei que seria muito mais difícil, mas eles estão me ajudando e agora está dando tudo certo.” A fala da moradora Marina Balbino de Oliveira resume mais um resultado da ação do projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas no Distrito de Caramujo (a 30 km de Cáceres) – a possibilidade de resolver demandas antigas no próprio local, em poucas horas.

Marina buscou atendimento após ter o pagamento da aposentadoria interrompido há cerca de nove anos. Durante a ação, recebeu orientação e teve a situação encaminhada para regularização, algo que, segundo ela, parecia distante de acontecer.

“Eu fiquei muitos anos sem receber. Pensei que seria mais difícil resolver, mas agora estão me ajudando e a gente fica muito feliz de poder voltar a receber”, relatou.

Homem de óculos e barba, vestindo camiseta do projeto Ribeirinho Cidadão, fala à TV Justiça durante entrevista. Ao fundo aparecem pessoas e estruturas do local onde ocorre a ação de cidadania.Promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e outras instituições públicas e privadas, o projeto leva serviços essenciais de cidadania e justiça a comunidades de difícil acesso.

Para o defensor público Antônio Góes de Araújo, o diferencial da iniciativa é justamente reunir diversos órgãos em um mesmo espaço, garantindo resposta rápida às demandas da população.

Leia Também:  Reinserção: Escritório Social homenageia egressos pela aprovação em cursos da UFMT

“Quando todas essas instituições estão no mesmo lugar, a pessoa já consegue resolver o problema efetivamente. Muitas vezes são questões de registro, documentos ou até acordos familiares. A pessoa chega com um problema antigo e consegue sair daqui com a solução encaminhada ou resolvida”, explicou.

Mulher jovem, de cabelos longos e expressão séria, concede entrevista à TV Justiça. Diante do microfone, ela relata sua experiência no atendimento recebido durante ação social realizada pelo projeto.Outro atendimento que simboliza esse resultado foi o da auxiliar de serviços gerais Nayana Silva Pinheiro Padrão, que acompanhou a mãe, ainda em luto pela perda do marido, e conseguiu resolver rapidamente a concessão da pensão por morte.

“É muito importante para a gente. Minha mãe ficou sozinha e a gente nem sempre consegue acompanhar tudo por causa do trabalho. Ficamos muito agradecidas por ter conseguido esse benefício tão rápido. É um momento doloroso, mas saber que isso está resolvido traz um alívio”, disse.

Homem de meia-idade concede entrevista à TV Justiça. Ele usa camisa polo bege e fala ao microfone enquanto segura um celular, relatando informações ou avaliando os atendimentos prestados na ação social.O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social em Mato Grosso, Odair Egues, destacou que a presença do órgão na ação permite analisar processos e reconhecer direitos de forma imediata.

“Aqui conseguimos fazer a análise e conceder o benefício no próprio atendimento. Em cerca de 15 dias ela já estará recebendo a pensão. Em um atendimento convencional, esse pedido entraria em uma fila e poderia levar muito mais tempo”, afirmou.

Leia Também:  Conselheiros Tutelares de Cuiabá recebem formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Paz

Realizado há quase duas décadas, o projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas leva serviços de cidadania, justiça e assistência social a regiões de difícil acesso, permitindo que moradores resolvam em poucas horas demandas que normalmente levariam dias ou até meses.

Após os atendimentos em Caramujo, a ação ocorre agora em Vale de São Domingos, nos dias 15 e 16 de março, e depois em Reserva do Cabaçal, nos dias 18 e 19 de março.

Leia mais sobre o Ribeirinho Cidadão:

Divórcio após quase 30 anos de separação é formalizado pelo Ribeirinho Cidadão em Cáceres

Justiça Restaurativa leva diálogo e cultura de paz a crianças durante o Ribeirinho Cidadão

Ribeirinho Cidadão chega a Vale de São Domingos neste domingo (15)

Comissão Judiciária de Adoção orienta profissionais da rede de proteção durante Ribeirinho Cidadão

Autoridades destacam Ribeirinho Cidadão como ação de inclusão e oportunidades

Acesso a documentos realiza sonhos e devolve cidadania a moradores atendidos pelo Ribeirinho Cidadão

Autor: Patrícia Neves/Luiz Vieira

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Comunidade de Aguaçu recebe 1.481 atendimentos na estreia do “Justiça em Ação”

Uma criança sentada realiza exame oftalmológico. Uma profissional de jaleco branco ajusta um grande equipamento de refração (refrator) posicionado à frente dos olhos do paciente.A primeira edição do projeto “Justiça em Ação”, realizada no dia 10 de abril no Distrito de Aguaçu, localizado a cerca de 40 km de Cuiabá, apresentou um resultado expressivo: 1.481 atendimentos prestados à população ao longo do dia. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) por meio da Justiça Comunitária, reuniu diversos órgãos públicos e parceiros institucionais para ampliar o acesso da comunidade a serviços essenciais.
Moradores do distrito tiveram acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, exames oftalmológicos com entrega de óculos, emissão de documentos, orientações jurídicas, ações educativas, atividades recreativas e serviços voltados à cidadania.
Os números demonstram o alcance social da ação. O maior volume de atendimentos foi registrado no Eixo Educação, Cultura e Esporte, com 660 serviços prestados. Em seguida aparecem o Eixo Saúde, com 282 atendimentos, e o Eixo Justiça, com 267 atendimentos. Também foram contabilizados 210 atendimentos no Eixo Educação Ambiental e 62 no Eixo Cidadania.
Foto do juiz José Antonio Bezerra Filho sorridente de camiseta e boné pretos escrito "Justiça Comunitária". Atrás dele, a lateral de um caminhão exibe uma arte colorida com o texto "Justiça Comunitária".Coordenador estadual da Justiça Comunitária, o juiz José Antonio Bezerra Filho destacou que o resultado confirma a importância de aproximar os serviços públicos da população. “Encerramos esta primeira edição com sentimento de dever cumprido e, principalmente com a certeza de que estamos no caminho certo. Os números demonstram a grande necessidade da população e mostram que, quando as instituições se unem, conseguimos levar dignidade, cidadania e atendimento humanizado para quem mais precisa. O ‘Justiça em Ação’ nasce fortalecido e preparado para seguir transformando vidas”, comentou.
O magistrado também confirmou a continuidade do projeto, que terá nova edição em maio. “A receptividade da comunidade foi extraordinária e isso nos motiva ainda mais. Já estamos organizando a próxima edição, dando sequência a esse trabalho de aproximação do Judiciário com a sociedade”, disse.
Em uma sala, uma atendente de camisa preta coleta as digitais de um homem senhor, usando um scanner biométrico sobre a mesa. Ao fundo, outras pessoas aguardam atendimento.Realizado na Escola Municipal Rural de Educação Básica Professor Udeney Gonçalves de Amorim, o evento integrou a programação da 2ª Semana Nacional da Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e instituída pela Resolução CNJ n. 576/2024, e reforçou o compromisso institucional do Poder Judiciário com ações sociais concretas voltadas às comunidades em situação de vulnerabilidade.
A ação contou com a participação integrada de diversas instituições, como a Coordenadoria Estadual da Justiça Comunitária, responsável pela Carreta de Oftalmologia, com atendimento e doação de lentes e armações, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, que ofertou serviços médicos e assistenciais, além da Justiça Comunitária de Cuiabá, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Perícia Oficial e Identificação Técnica e Prefeitura de Cuiabá, que contribuíram com serviços de documentação, apoio logístico e reforço no atendimento.
Mulher de óculos e uniforme branco com estrelas nos ombros sorri enquanto atende um homem sentado à sua frente. Eles estão em uma mesa com papéis e um carimbo.Também estiveram presentes o Juizado Volante Ambiental, com ações de educação ambiental, o Programa Verde Novo, com doação de mudas, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção, o Núcleo de Justiça Restaurativa, além da Proteção e Defesa Civil, Detran, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que juntos garantiram uma ampla rede de serviços voltados à cidadania, inclusão social e atendimento à população.

Autor: Ana Assumpção

Leia Também:  Presidente recebe moção de aplauso da Câmara de Cuiabá pelo Dia do Advogado e do Magistrado

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA