TECNOLOGIA
MCTI avança em estratégia de semicondutores com parceria global para formação de profissionais e inovação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu mais um passo importante para fortalecer o setor de semicondutores no País. Em cerimônia nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), a ministra Luciana Santos assinou uma carta de intenções com a empresa Synopsys International Limited, referência mundial em soluções para design eletrônico.
A iniciativa marca o início de uma cooperação estratégica para o desenvolvimento da microeletrônica no Brasil, com foco na formação de profissionais, no estímulo ao empreendedorismo e no avanço de pesquisas na área. O acordo também abre caminho para a negociação de uma parceria mais ampla entre as instituições.
Entre as ações previstas, estão a capacitação de recursos humanos, o apoio à criação de startups de base tecnológica e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e inovação. A expectativa é que a colaboração contribua para reduzir o déficit de profissionais na área e impulsione a produção de conhecimento e tecnologia no Brasil.
Durante a cerimônia, Luciana Santos destacou que investir em pessoas é o caminho para acelerar o desenvolvimento tecnológico. “Há estudos que apontam para um déficit de 500 mil profissionais na área, e parcerias como essa ajudam a minimizar essa defasagem e garantir a competitividade do País e de profissionais brasileiros no mercado”, analisou.
O diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Synopsys, Victor Grimblatt, reforçou que a cooperação entre o setor privado e o Governo do Brasil é fundamental para a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento. “Queremos apoiar o empreendedorismo e a inovação. O conhecimento das empresas e dos governos não devem ficar segregados, deve ser compartilhado para garantir o crescimento de todos”, afirmou.
CI Inovador
Protagonista na articulação da política nacional de ciência e tecnologia, o MCTI lidera o esforço para ampliar a capacidade brasileira em um setor considerado essencial para a economia digital. A parceria com a empresa americana está alinhada ao Programa CI Inovador, que busca atender à crescente demanda por especialistas em semicondutores e fortalecer o ecossistema de inovação no País.
Com a nova parceria, o MCTI reforça seu papel como indutor de políticas públicas de transformação digital e soberania tecnológica, conectando o Brasil às principais agendas globais de inovação e preparando o País para os desafios da nova economia.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes participou de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProcessos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos
-
POLÍCIA FEDERAL3 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPedro Taques é condenado quatro vezes por patrocinar mentiras contra Mauro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados


