TECNOLOGIA
Lei de TICs impulsiona inovação e é destaque em workshop sobre Inteligência Artificial
Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na abertura do III Workshop do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC) nesta terça-feira (6), Guilherme Corrêa, coordenador-geral de Tecnologias Digitais da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD), ressaltou o papel central da Lei de TICs no fomento à inovação no Brasil e destacou a importância do H.IAAC como um dos principais projetos apoiados por meio do Programa Prioritário de Informática (PPI).
Segundo o coordenador-geral, o H.IAAC está entre os três maiores projetos já apoiados com recursos do PPI. “O que mostra a força dessa parceria entre universidade, instituto de pesquisa e setor produtivo”, afirmou Corrêa, destacando a atuação conjunta de parceiros como a Unicamp, o Instituto Eldorado e a Motorola.
O evento, que segue até esta quarta-feira (7), em Campinas (SP), reúne mais de 200 especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes dos setores público e privado para debater os rumos da inteligência artificial no país.
Durante a apresentação, Guilherme Corrêa, explicou como o modelo de financiamento previsto pela Lei de TICs obriga as empresas beneficiadas a investirem em pesquisa e desenvolvimento, inclusive em parceria com instituições acadêmicas. Segundo ele, essa aproximação é um dos grandes trunfos da política pública, que está vigente há mais de três décadas.
“Mesmo sendo um recurso privado, ele passa por uma gestão pública rigorosa, o que garante que os investimentos atendam aos critérios técnicos e estratégicos definidos pelo ministério”, explicou Corrêa.
O coordenador do MCTI também apontou o alinhamento entre as ações do H.IAAC e os objetivos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado recentemente pelo governo federal, com previsão de investimento da ordem de R$ 23 bilhões.
“O desafio agora é integrar os avanços do H.IAAC às diretrizes do PBIA, principalmente em frentes como capacitação, infraestrutura e aplicação de IA no setor público”, destacou Guilherme.
Para o coordenador do H.IAAC, Leandro Villas, o workshop é mais do que um momento de balanço: é um marco de renovação do compromisso com o futuro da IA no Brasil. “Estamos aqui juntos para fortalecer uma iniciativa que já impactou milhares de vidas e que tem o potencial de transformar ainda mais o nosso país. O H.IAAC já é referência em toda a América Latina e queremos ir além: expandir para áreas como saúde, agro e educação, sempre formando talentos e gerando soluções alinhadas ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial”, afirmou.
De acordo com ele, os resultados acumulados em apenas quatro anos demonstram o alcance da iniciativa: mais de 200 bolsas concedidas em todos os níveis, 99 artigos publicados e 14 prêmios recebidos.
“O H.IAAC não é apenas um hub de pesquisa, é o nosso compromisso com as próximas gerações. Este workshop marca o início de uma nova etapa”, completou Villas.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásBarbudo alerta para crise nas contas públicas e diz que Brasil chegou a situação “humilhante”
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVirginia Mendes participou de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProcessos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPedro Taques é condenado quatro vezes por patrocinar mentiras contra Mauro


