Sinop

Prefeitura terá ponto facultativo no Carnaval com serviços essenciais mantidos: confira lista

A Prefeitura Municipal de Sinop informa à comunidade que, de acordo com o Decreto Nº 002/2024, os dias 12 e 13 de fevereiro serão pontos facultativos para os órgãos da Administração Pública em virtude do carnaval. O expediente na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, será normal, das 07h às 13h.

Essa medida visa seguir os calendários Estadual e Federal, considerando a interrupção nos atendimentos das repartições públicas. No entanto, ressalta-se que serviços essenciais não serão afetados.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a eficiência dos serviços públicos, assegurando a continuidade daqueles considerados imprescindíveis à comunidade.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços:

PAÇO MUNICIPAL – GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

Não terá atendimento ao público no período, retornando na quarta-feira (14), das 07h às 13h.

SECRETARIA DE OBRAS

Todos os serviços de limpeza e manutenção, urbana e rural, permanecerão em regime de plantão. O atendimento ao público, presencialmente, estará suspenso;

Os serviços de coleta de lixo doméstico permanecerão normalmente, sem prejuízo à população.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO

Não abrem:

*SEDE DA SECRETARIA – Serviços administrativos suspensos (retorno das atividades na quarta-feira às 7h);

*CASA DOS CONSELHOS – Retorno das atividades na quarta-feira às 7h;

*CRAS – Retorno das atividades na quarta-feira às 7h;

*SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA – Retorno das atividades na quarta-feira às 7h;

*SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO – SINE – Retorno das atividades na quarta-feira às 7h

Leia Também:  Sinop é destaque estadual na geração de empregos no setor de construção de rodovias e ferrovias

Regime de plantão:

*CREAS – Equipes de plantão para atender as demandas urgentes (retorno das atividades na quarta-feira às 7h) – telefone do plantão: (66) 9 9235-1565; 66 9242-1007

*CONSELHO TUTELAR – Funcionará em regime de plantão pelo telefone (66) 9 9984-8156;

*CASA DE PASSAGEM – Funcionando normalmente durante o ponto facultativo;

RESTAURANTE POPULAR

Abrirá normalmente nos dias 12 e 13.

SECRETARIA DE SAÚDE

Estarão em funcionamento apenas os serviços essenciais. UBS’s, CIA’s, Farmácia e setores administrativos estarão fechados. No sábado dia (10) não terá ações de vacinação e pesagem.

Estarão abertas:

Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro São Cristóvão (ao lado da escola São Vicente de Paula);

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anete Maria Mota Maria – Avenida André Maggi, Jardim das Acácias;

Casos de Urgência e Emergência – atendimentos 24 horas

SECRETARIA DE TRÂNSITO

Os serviços de urgência e emergência da Guarda Civil Municipal permanecerão normalmente com atendimentos aos boletins de acidente de trânsito e trabalhos de segurança no trânsito;

O Boletim de Acidente Online funcionará normalmente no link: https://stu.consultacidadao.com.br/;

Não abrem:

Atendimentos presenciais e administrativos estarão suspensos, tanto na sede da secretaria, quanto no Ganha Tempo, retornando somente no dia 14/02.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA

Os atendimentos ao público na Secretaria de Educação, bem como nas unidades escolares, estarão suspensos no período, retornando na quarta-feira (14).

Leia Também:  Atletas de Sinop conquistam 6 títulos estaduais no campeonato de xadrez

A Diretoria de Cultura estará com atividades administrativas suspensas. Porém terá atividade na terça-feira (13), na Biblioteca Container, será o primeiro Carnaval Cultura da Biblioteca Container com brincadeiras, pula-pula e piscina de bolinhas.

Na Diretoria de Esporte, os atendimentos administrativos presenciais estarão suspensos. Quadras, Ginásios e praças seguem abertos normalmente.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E ORÇAMENTO

Os trabalhos administrativos e de atendimento ao público estarão suspensos durante o período, retornando normalmente na quarta-feira (14), a partir das 07h.

Os serviços de emissão de impostos e taxas estarão disponíveis de forma presencial até às 13h de sexta-feira (09) no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e na sede do Ganha Tempo, até as 18h. Durante o ponto facultativo, ambos os locais estarão fechados.

Esses serviços também estarão disponíveis de forma online, até a próxima quarta-feira. Os guias de impostos que vencerem nesse período poderão ser pagos junto ao banco normalmente.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O atendimento ao público, bem como serviços de assistência técnica aos pequenos produtores rurais estarão suspensos.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Trabalhos administrativos ficarão suspensos (sem atendimento ao público), retornando com as atividades normais, no dia 14/02;

O Depósito de Resíduos Sólidos ficará aberto na segunda-feira (12), porém estará fechado na terça-feira de carnaval (13).

PROCON

Não terá atendimento ao público no período, retornando na quarta-feira (14), das 07h às 13h.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop destaca potencial turístico e econômico do município na FIT Pantanal 2026

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, participou da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2026), realizada entre os dias 3 e 7 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá – MT. Considerado um dos principais eventos do setor turístico, o encontro reuniu representantes de municípios, instituições, empreendedores e profissionais do setor para promover destinos, fomentar negócios e fortalecer a cadeia produtiva.

Durante os cinco dias de programação, Sinop apresentou ao público o potencial econômico, ambiental, cultural e turístico do município, reforçando sua posição como um dos principais polos de desenvolvimento do Estado.

“Sinop é um município muito pujante, que cresce acima da média nacional. Todos os meses bate recordes de alvarás de construção e de abertura de novas empresas. Sempre fomos impulsionados pelo agronegócio e pelo turismo de negócios. Então, trouxemos para a feira toda essa pujança, todo esse desenvolvimento econômico, mas também uma nova roupagem, mostrando tudo aquilo que o ecoturismo tem a oferecer no nosso município”, destacou a diretora de Turismo, Leidiane Viegas.

Leidiane ainda ressaltou a combinação entre desenvolvimento e preservação ambiental que caracteriza Sinop. “Contamos com mais de dez reservas ambientais no meio urbano, temos o Rio Teles Pires preservado, com espécies extremamente esportivas para a prática da pesca esportiva. Somos o quinto município do Brasil com o maior número de espécies de aves. Queremos mostrar que existe essa conexão entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, a biodiversidade”, acrescentou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop avança com Programa Cidade Limpa na Avenida dos Jacarandás e retira mais 92,5 kg de fios

No estande da Prefeitura, visitantes puderam conhecer indicadores socioeconômicos que evidenciam o crescimento de Sinop, além de atrativos ligados ao ecoturismo. A exposição contou com animais taxidermizados (empalhados), representando a rica biodiversidade local, e destacou áreas de preservação ambiental, como o Parque Florestal e o Parque Jardim Botânico.

Como lembrança da visita, o município distribuiu sementes de árvores ao público com o mote “Turismo que Transforma”, convidando os participantes a levarem para casa uma recordação simbólica e a contribuírem para o plantio e a preservação ambiental.

Entre os destaques da participação sinopense esteve o lançamento do Circuito da Longevidade, roteiro turístico regional voltado ao público da melhor idade. A iniciativa integra os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Cuiabá, oferecendo experiências adaptadas para grupos de idosos, segmento considerado estratégico para o turismo por viajar durante períodos de menor movimentação e permanecer mais tempo nos destinos visitados.

A programação da FIT Pantanal também marcou o fortalecimento de roteiros turísticos já estruturados em Sinop. Um deles é o “Caminhos da Arte Sacra”, iniciativa que valoriza o patrimônio religioso local por meio da visitação a igrejas que preservam obras e elementos artísticos de grande relevância cultural e histórica, com assinatura da artista sinopense, Mari Bueno.

Outro projeto evidenciado durante a feira foi a Rota dos Primatas, roteiro turístico desenvolvido nos municípios de Sinop e Cláudia, com foco na observação da fauna e na valorização dos ambientes naturais da região. “Essa rota já foi desenhada com o apoio da agente de roteiros turísticos do Sebrae e do Instituto Ecótono de Sinop. Esse produto turístico ficou tão maravilhoso que foi selecionado pelo Sebrae Nacional para ser divulgado em feiras nacionais e internacionais”, ressaltou a presidente da Associação Turística Portal do Agronegócio, Karina Turatti.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza mutirão de atendimento com médico otorrinolaringologista no CER II

A participação de Sinop na FIT Pantanal ainda contou com a presença da produtora rural Dona Lia, do empreendimento Recanto da Lagoa, que compartilhou sua experiência na Arena do Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ela apresentou o trabalho desenvolvido na propriedade rural e os resultados obtidos a partir dos investimentos realizados no turismo, com apoio da Prefeitura de Sinop e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A FIT Pantanal teve como objetivo promover e fortalecer o turismo mato-grossense, incentivando a comercialização de produtos e serviços, a geração de negócios, a qualificação profissional e a divulgação dos atrativos naturais e culturais do Estado. Nesta edição, a programação reuniu exposição de destinos turísticos, palestras, oficinas, experiências de turismo de aventura, produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e o Festival Gastronômico da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA