Sinop

Prefeitura e COA discutem crescimento e avanços para o Aeroporto de Sinop

Publicados

em

O Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, segundo maior terminal aeroportuário de Mato Grosso, foi tema de reunião entre o prefeito Roberto Dorner e o diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), Marcos Migliorini, nesta terça-feira (17), no Paço Municipal. No encontro, foram debatidos o crescimento contínuo do aeroporto, além de ações voltadas ao fortalecimento da segurança e à melhoria do atendimento e bem-estar dos usuários.

O prefeito destacou o papel estratégico de Sinop como polo regional, atendendo mais de 30 municípios, além de regiões do sul do Pará, e reforçou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico local e regional.

“O aeroporto é a principal porta de entrada do nosso município, por isso mantemos um diálogo constante e um trabalho conjunto para acompanhar o crescimento da cidade. Também destacamos a importância de ampliar a malha viária, garantindo que a infraestrutura avance no mesmo ritmo do desenvolvimento de Sinop”, disse o prefeito.

Os secretários José Pedro Serafini (Desenvolvimento Econômico) e Wesney de Castro Sodré (Segurança Pública e Trânsito) participaram do encontro. Para Pedrinho, o encontro foi muito produtivo. “O Marcos destacou, inclusive, que companhias como Latam e Gol já estão prospectando o aumento no número de voos para Sinop, com destinos como São Paulo e Brasília, o que vem ao encontro da demanda apresentada pelo município”, disse.

Leia Também:  Prefeitura dá início ao Novo Padrão da Merenda Escolar de Sinop

Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi a preocupação da administração municipal com a segurança dos usuários, incluindo a oferta de transporte regularizado, como táxis e veículos por aplicativo devidamente cadastrados. “Essa é uma preocupação que o prefeito Roberto Dorner tem e vem cobrando a atuação das pastas envolvidas, trabalhando conjuntamente com a equipe da COA”, lembrou Sodré.

O Aeroporto de Sinop é o segundo maior terminal aeroportuário do estado e alcançou, em dezembro de 2025, um novo recorde de movimentação anual, com mais de 460 mil passageiros atendidos entre janeiro e dezembro, distribuídos em cerca de 3,5 mil voos comerciais.

Atualmente, o aeroporto opera voos regulares das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP). O terminal também recebeu, em 2025, o título de melhor aeroporto regional das regiões Centro-Oeste e Norte, concedido pelo prêmio Aviação + Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Leia Também:  Visitantes da Norte Show conhecem atrativos turísticos de Sinop com realidade virtual no estande da Prefeitura

Propaganda

Sinop

XV Encontro Nacional de Educação começa em Sinop com seminários, mostras pedagógicas, oficinas e apresentações

Publicados

em

O XV Encontro Nacional de Educação (ENAED) começou na manhã desta segunda-feira (21), em Sinop, com a participação de estudantes, professores, profissionais da educação e comunidade. A abertura ocorreu no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no Jardim Imperial. O evento reúne ações voltadas à formação, à troca de experiências e ao debate sobre os desafios da educação pública.

A programação resulta de uma parceria entre a Unemat – Campus de Sinop, por meio do Curso de Pedagogia, e a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação de Sinop e Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (CEFORME). A proposta surgiu da relação entre a produção de conhecimento científico e os desafios presentes no cotidiano das escolas.

A programação do XVI Encontro Nacional de Educação (ENAED) conta com o V Seminário de Educação Inclusiva, a XVI Mostra Pedagógica de Sinop, o V Seminário Alfabetiza e o Seminário da Educação Infantil. As atividades foram organizadas para aproximar teoria e prática e ampliar o espaço para apresentação de experiências e pesquisas na área da educação.

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, destacou a integração dos diferentes seminários e a participação dos profissionais da rede municipal. “É um evento extremamente importante, com diversos seminários, onde unimos teoria e prática numa discussão muito importante para a educação. Todos os professores do município de Sinop foram convidados e continuam convidados a participar do ENAED. Nós tivemos mais de mil inscrições de professores e acadêmicos que estão expondo seus trabalhos neste espaço. Nós teremos também as oficinas e uma parceria com a Inpasa, onde eles irão até algumas escolas fazer oficinas. Será um grande evento durante toda a semana”, afirmou.

A programação conta com conferências, mesas de debate, oficinas temáticas, sessões de Grupos de Trabalho, apresentação de pesquisas, relatos de experiências, exposição de materiais pedagógicos e lançamento de livros. Ao todo, estão previstas 38 sessões de Grupos de Trabalho (GTs), com espaço para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop abre inscrições gratuitas para curso de defesa pessoal para mulheres

O professor da Unemat e coordenador-geral do XVI ENAED, Roberto Arruda, ressaltou a importância da parceria entre a universidade e o município para integrar diferentes etapas da educação. “Um evento como esse traz para o município de Sinop a parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal. Nós temos uma parceria muito sólida, principalmente para atender toda a nossa educação básica, da educação infantil, passando por ensino fundamental, chegando aqui na graduação e até a pós-graduação. É um evento que traz oficinas, mostras pedagógicas, seminário, conferências, palestras e tudo aquilo que acontece dentro do município com a participação evidentemente da Universidade, da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e também com a participação de palestrantes externos à Universidade”, explicou.

O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, destacou a participação da gestão municipal no encontro e a importância da formação dos profissionais para a melhoria da educação. “A gestão tem valorizado a educação municipal com construção de novas escolas, reformas de salas de aulas, com ordem de serviço e construção de novas creches. Participamos hoje deste encontro nacional, onde os professores vão fazer a troca de conhecimento para a melhoria contínua e evolução da nossa educação municipal. Sinop tem um crescimento acima do nível e tem uma média de 28 novos moradores por dia, entre nascidos e mudados. Isso acaba aumentando cada vez mais a carga do quadro da educação. Essa amostra, a troca de conhecimento, é fundamental para o aprendizado de todos os professores da rede de ensino municipal e daqui com certeza vão sair belos frutos, novas ideias e muitas melhorias para o próximo ano letivo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza 2º Encontro de Mulheres do Campo na Semana da Agricultura Familiar

A coordenadora da Educação Básica, Carla Ponce, explicou que a Secretaria de Educação participa da programação com seminários, oficinas e apresentação de trabalhos produzidos pelos profissionais da rede. “A nossa parceria consiste na realização do nosso seminário da Educação Infantil. Teremos uma palestra e também oficinas nas salas da UNEMAT. Amanhã nós teremos o seminário do Alfabetiza e, na sequência, com parceria da Inpasa, nós teremos algumas oficinas. Os professores também trouxeram seus trabalhos para a nossa mostra pedagógica, além de trabalhos de banners, de comunicação oral, que serão apresentados durante toda a semana. Será uma semana bastante intensa, de muito estudo, troca de experiência e apresentação de trabalhos”, explicou.

Entre as atividades previstas estão também a Mesa da Pós-Graduação Stricto Sensu, com informações sobre os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) e Pós-Graduação Stricto Sensu –  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), além de lançamento de livros com rodas de conversa entre autores e editores.

O ENAED segue até sexta-feira (25), com atividades presenciais e on-line. A programação reúne formação, pesquisa, apresentação de experiências e debates sobre diferentes etapas e áreas da educação. A programação completa e as informações sobre as atividades estão disponíveis no link: https://meuevento.unemat.br/xvi-encontro-nacional-de-educacao/.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA