Sinop
Prefeitura de Sinop e Cacau Show entregam ovos de Páscoa para crianças atendidas pelos CRAS’s
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a empresa Cacau Show, distribuiu 320 ovos de Páscoa para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s).
Ao todo, foram entregues 80 ovos de Páscoa em cada unidade: Menino Jesus, Paulista, Palmeiras e Boa Esperança. Os chocolates foram distribuídos às crianças e adolescentes — com faixa etária entre 0 e 14 anos — que participam regularmente das atividades recreativas, grupais e de socialização ofertadas ao longo do ano.
De acordo com a coordenadora do CRAS Boa Esperança, Maria Emília, no local são ofertadas diversas oficinas, como musicalização, artesanato, desenho, jiu-jitsu e capoeira. “São todas atividades que visam atender aos gostos e às necessidades das crianças que frequentam o CRAS”, explicou.
Pedro Vaz, de 11 anos, morador do bairro Boa Esperança, participa ativamente das oficinas. “Eu faço pintura, arte, pulseiras. Eu gosto de fazer a pintura. No final da aula, a gente come, tem bolo, tem pão que fazem aqui e é muito bom, tem caldo de feijão que é muito bom também, e agora também tem bolo de cenoura com chocolate em cima”, relatou.
Maria Emília também destacou a importância da ação. “Aqui, todas são crianças em situação de vulnerabilidade social, e hoje está sendo uma atividade diferenciada, com a distribuição de ovos de Páscoa. A maioria deles não teve acesso a um chocolate na Páscoa. Eles veem a mídia publicizando isso todos os dias, com os ovos que o coelho traz. Para deixar esse momento encantador, estamos fazendo isso para alegrar os corações das nossas crianças atendidas”, ressaltou.
A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, agradeceu a parceria com a empresa. “Tenho que agradecer à Cacau Show, que todos os anos doa ovos de Páscoa. Enquanto equipe, decidimos entregar preferencialmente àqueles que não ganharam ovos no dia da Páscoa. Perguntamos e constatamos que muitos ficaram sem receber. Agradeço demais essa doação, pois estamos realizando o sonho dessas crianças que estão em situação de vulnerabilidade. Aqui no CRAS, trabalhamos nesse sentido, de proporcionar algo especial para elas”, declarou.
Lorena Pádua, de 7 anos, comemorou o presente. “Eu faço parte do grupo de música e estou muito alegre por ganhar ovo de Páscoa hoje”, disse. Já o amigo Miguel Souza, de 8 anos, que também participa das aulas de musicalização, contou o que pretende fazer. “Eu vou ficar bem feliz e vou dar ovo de Páscoa para eles [demais integrantes da família] também”, afirmou.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Sinop reforça o compromisso com a promoção de acolhimento, dignidade e inclusão social, especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de proteção e cuidado no município.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop debate futuro econômico com foco na implantação de Zona de Processamento de Exportação
A palestra foi conduzida pelo especialista Helson Braga, referência nacional no tema, que destacou o potencial de Sinop para se tornar um polo de desenvolvimento baseado no modelo de ZPE — mecanismo amplamente utilizado em diversos países como instrumento de incentivo à industrialização, exportação e geração de empregos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, a ação demonstra o papel ativo do poder público em identificar demandas do setor produtivo e buscar soluções estruturantes. “A Secretaria atua diretamente no fomento ao desenvolvimento, ouvindo o empresariado e entendendo suas necessidades. A pauta da ZPE surgiu desse diálogo, e fomos em busca de conhecimento técnico para avaliar sua viabilidade e impacto”, explicou.
De acordo com Serafini, os estudos apontam que a implantação de uma ZPE em Sinop pode gerar impactos econômicos significativos não apenas para o município, mas para toda a região Norte de Mato Grosso e até mesmo para o Centro-Oeste. “Estamos falando de investimentos expressivos, com forte participação da iniciativa privada, e de uma oportunidade que pode transformar a matriz econômica local”, acrescentou.
O secretário também destacou que o projeto depende de articulação entre diferentes esferas. “Existe interesse do município, alinhamento com o Governo do Estado e abertura no Governo Federal. Sinop reúne características estratégicas que a colocam em posição favorável para receber esse tipo de investimento”, afirmou.
Durante o encontro, foram apresentados caminhos práticos para viabilizar a proposta, como a organização do empresariado em associações ou cooperativas para contratação de estudos técnicos e condução do processo legal junto aos órgãos federais. A previsão, segundo especialistas, é de que a tramitação possa ocorrer em um período de um a dois anos, sendo necessária uma área mínima de 200 hectares, condição que, conforme discutido, já conta com interesse de investidores locais.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fábio Migliorini, reforçou a importância da mobilização da iniciativa privada. “É um processo que exige organização e protagonismo dos empresários, mas que pode resultar na criação de uma grande central de negócios internacionais, ampliando as possibilidades de exportação e importação na região”, pontuou.
Para o palestrante Helson Braga, Sinop vive um momento oportuno para avançar nesse debate. “A ZPE é um instrumento de desenvolvimento consolidado no mundo todo. O Brasil avançou na legislação e hoje oferece condições mais favoráveis para sua implantação. Mato Grosso tem uma força extraordinária no agronegócio, mas é fundamental diversificar a base econômica, gerar valor agregado e ampliar a geração de empregos”, destacou.
Ele ainda enfatizou que o modelo contribui tanto para o desenvolvimento regional quanto para a atração de investimentos. “A ZPE cria um ambiente competitivo, com incentivos que permitem aos empresários viabilizar projetos e ampliar sua atuação no mercado internacional”, completou.
A visão também é compartilhada por empresários locais. O diretor da Santa Cruz Imóveis, Carlos Celso Martins, ressaltou a importância da iniciativa ao lembrar sua experiência anterior com projetos semelhantes. “Sinop tem todas as condições para avançar. Já contamos com estruturas importantes, como órgãos federais instalados no município, o que facilita o processo de implantação e regulação de uma ZPE”, afirmou.
Eventos como esse, consolidam Sinop como protagonista no cenário estadual como polo de crescimento da região Norte de Mato Grosso.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
