Sinop

Maio Amarelo: ações de conscientização reforçam segurança no trânsito de Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, segue intensificando as ações educativas da campanha Maio Amarelo, movimento internacional voltado à conscientização e redução de acidentes de trânsito.

Ao longo deste mês, o setor de Educação para o Trânsito realiza blitzes orientativas, panfletagens e abordagens educativas em diferentes pontos da cidade, levando informações e orientações à população sobre a importância da responsabilidade e do respeito no trânsito.

Hoje (07), pela manhã, as equipes estiveram na Avenida das Figueiras, no cruzamento com a Avenida André Maggi, promovendo a entrega de materiais informativos e reforçando o tema da campanha deste ano: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

Durante a ação, agentes orientaram motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre práticas seguras no trânsito, destacando a importância da atenção, da empatia, do respeito à sinalização e do cumprimento das leis de trânsito.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Campagnaro, destacou que a conscientização é uma das principais ferramentas para reduzir acidentes e preservar vidas.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da população para a responsabilidade de cada um no trânsito. Pequenas atitudes, como respeitar a faixa de pedestres, reduzir a velocidade e evitar o uso do celular ao dirigir, fazem toda a diferença. O trânsito seguro depende da consciência coletiva e do respeito à vida”, afirmou.

Leia Também:  A campanha Tchau Sufoco começa na sexta-feira (01)

O Maio Amarelo busca mobilizar o poder público e a sociedade para a construção de um trânsito mais humano e seguro, incentivando mudanças de comportamento e promovendo a valorização da vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Da Redação, colaborou Raquel Ostrovsk

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Prefeitura leva projeto Meio Ambiente Itinerante para alunos da Escola de Tempo Integral Ivete Dorner

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Secretaria de Assistência Social convoca população inscrita na faixa 1 para atualização de cadastro habitacional

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA