Sinop
Cuidar da mente também é serviço público: Prefeitura de Sinop promove evento sobre saúde mental
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Administração, promove evento voltado à saúde mental do servidor público municipal. A ação integra a programação da campanha nacional “Janeiro Branco” e tem como tema principal: “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O evento acontecerá na terça-feira (13) e na quarta-feira (14), das 7h30 às 9h, no plenário da Escola de Governo, anexo à Secretaria de Administração.
O evento tem como objetivo proporcionar ao profissional um olhar para si mesmo, especialmente neste novo ciclo que se inicia com o ano novo. Entre os assuntos que serão abordados está a importância de investir no cuidado com a saúde psicológica. A secretária da pasta, Elizabete Cilião, explica que a formação busca preparar servidores conscientes de suas funções, menos sobrecarregados e, principalmente, incentivar um ambiente de trabalho saudável.
“O Janeiro Branco é um movimento nacional de conscientização sobre saúde mental. No serviço público, ele ganha ainda mais importância, pois os servidores lidam com pressão constante, demandas da população e responsabilidades que impactam diretamente sua saúde emocional. Esperamos que o evento contribua para a construção de servidores mais conscientes, que tenhamos ambientes de trabalho mais saudáveis, redução de afastamentos por adoecimento emocional e, principalmente, um serviço público mais humano e eficiente para a população”, comentou.
Para participar do evento, o servidor precisa solicitar inscrição on-line. Serão duas turmas, e o profissional poderá escolher o melhor dia. Para se inscrever, basta acessar o link correspondente ao dia em que deseja participar.
Para quem deseja participar na terça-feira, dia 13, o link é: https://www.sympla.com.br/evento/quem-cuida-da-mente-cuida-da-vida-um-olhar-para-si-no-janeiro-branco/3267276.
Já para quem optar pela quarta-feira, dia 14, o acesso deve ser feito pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/quem-cuida-da-mente-cuida-da-vida-um-olhar-para-si-no-janeiro-branco/3267287.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é um movimento brasileiro de conscientização que, desde sua criação em 2014, dedica-se a colocar a saúde mental em evidência. O principal objetivo da campanha é despertar a sociedade para as necessidades emocionais e psicológicas do ser humano, combatendo o estigma e o preconceito que ainda cercam as doenças mentais e os cuidados psiquiátricos.
A escolha do nome e do período da campanha não é por acaso. Janeiro, por ser o primeiro mês do ano, é um momento em que as pessoas estão naturalmente voltadas à reflexão, ao encerramento de ciclos e ao planejamento de novas metas. A cor branca simboliza uma “folha em branco” ou uma tela vazia, representando a oportunidade que cada indivíduo tem de reescrever sua própria história emocional, livre de amarras do passado.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeito Roberto Dorner envia à Câmara projeto para valorizar Técnicos Administrativos Educacionais de Sinop
O projeto contempla quatro grupos de profissionais que hoje ocupam o cargo de Técnico Administrativo Educacional: Técnico de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Administração Escolar, Auxiliar de Coordenação Pedagógica e Multimeios Didáticos. Pela proposta, o Técnico de Desenvolvimento Infantil poderá migrar para a carreira do magistério, desde que cumpra os requisitos previstos. Os demais profissionais, assim como os TDIs que não atenderem aos critérios para a migração, permanecem no plano de carreira atual, mas passam a contar com novas tabelas salariais.
A proposta prevê implantação escalonada em quatro anos, de 2027 a 2030. O aumento será aplicado de forma gradual, com 25% do valor previsto para cada ano. A medida considera a necessidade de adequação das despesas municipais às regras fiscais e à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Durante a reunião, Roberto Dorner destacou que a valorização dos técnicos faz parte de um compromisso da gestão com os profissionais da educação. “Nós tínhamos um compromisso com os técnicos da educação. Fomos acertando primeiro os professores, depois os motoristas de ônibus e agora os técnicos. É um prazer muito grande para nós ajustar o salário dessas pessoas que tanto fazem cuidando das nossas crianças, cuidando da educação do nosso povo. Nada mais justo do que oferecer a eles essa condição de ter uma melhora no seu salário para que eles possam cada vez trabalhar com mais vontade ainda para a educação dos nossos filhos”, disse.
A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, explicou que a proposta resulta de uma construção conjunta entre diferentes setores da administração municipal e atende a uma reivindicação antiga da categoria. “É um grande projeto que foi feito a várias mãos entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Finanças e Secretaria de Governo, e entre a Câmara Municipal. É um projeto que vai beneficiar cerca de 200 técnicos, fazendo uma correção de tabela, que é um pedido deles desde 2011. Hoje o projeto vai ser enviado para a Câmara e, depois de aprovado, a partir do ano de 2027, começa a correção na tabela salarial deles”, explicou.
O Técnico de Administração Escolar que atua na rede municipal, Janaio Escobar, destacou que possui oito anos como servidor efetivo e o projeto representa uma vitória da categoria. “Esse projeto é muito significativo para nós porque existe uma perda salarial ao longo do tempo. A categoria se arrasta há 14 anos com essa defasagem salarial. Ter hoje esse reconhecimento pela atual gestão, de ter enfrentado esse gargalo e procurado um meio para resolvermos, é muito significativo”, afirmou.
Para o servidor, a medida também terá reflexos sobre a qualidade de vida dos profissionais ao longo da carreira. “Estamos falando da recomposição salarial de servidores que já é de aproximadamente mais de 50% de perda salarial. Isso vai repercutir em toda a vida funcional de toda a categoria, que vai se estender até a aposentadoria. Ao final da carreira de servidor público, isso vai trazer mais condição de melhoria de vida, mais qualidade de vida. Isso é muito significativo”, explicou.
O projeto segue agora para análise da Câmara Municipal de Sinop. Caso seja aprovado, a nova estrutura salarial terá implantação a partir de 2027, com aplicação gradual até 2030.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirginia Mendes participou de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProcessos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos
-
POLÍCIA FEDERAL3 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPedro Taques é condenado quatro vezes por patrocinar mentiras contra Mauro
-
POLÍTICA MT1 dia atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza


