Sinop

#ConheçaSinop: Parque Jardim Botânico reúne esporte, natureza e contemplação em área preservada de Sinop

O Parque Jardim Botânico é considerado um dos principais atrativos turísticos e o maior complexo de esporte, lazer e bem-estar do município. O local reúne natureza preservada, áreas esportivas, espaços de convivência e ambientes de contemplação. Localizado na reserva R-3, em uma das regiões mais privilegiadas da cidade, o parque ocupa 50 hectares de área verde e está aberto à população com acesso gratuito.

O parque foi inaugurado em junho de 2024, com uma estrutura planejada para atender a moradores e visitantes de todas as idades. O espaço possui pórticos de entrada, seis quadras de areia, três quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, auditório com capacidade para 100 pessoas, quatro parques infantis, duas academias ao ar livre, banheiros em pontos estratégicos, estacionamento e iluminação por energia solar.

O parque também se destaca pela pista de caminhada em piso intertravado com mais de 13 mil metros quadrados, permitindo ao visitante exercitar-se em meio à vegetação nativa. O local se transformou em um ponto de encontro para famílias, esportistas e grupos que utilizam o espaço para práticas variadas.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do local como área de lazer e prática esportiva para Sinop. “O Jardim Botânico foi recém-inaugurado na gestão do prefeito Roberto Dorner e é um espaço gigantesco. Temos uma pista de caminhada para que as pessoas possam fazer atividades físicas, parquinho infantil, academias ao ar livre, quadras poliesportivas para diversas modalidades, tudo de forma gratuita. É só chegar e participar. É um espaço para todos fazerem atividade física, além de ter o lazer envolvido. Nós também temos aqui uma mata com trilhas, com parquinho infantil e vários espaços para serem contemplados”, detalhou o secretário municipal.

Leia Também:  Atleta sinopense embarca para o maior campeonato de atletismo da América Latina

Experiências ao ar livre

Além da infraestrutura voltada à prática esportiva, o Jardim Botânico oferece áreas ideais para caminhadas, observação da natureza e vivências familiares. A mata preservada abriga espécies variadas de flora e fauna, que podem ser observadas ao longo das trilhas e dos espaços integrados à vegetação nativa.

A diretora de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Leidiane Viegas, destacou a importância do parque como atrativo turístico e ponto de contemplação ambiental. “O Parque Jardim Botânico tem aproximadamente 50 hectares de reserva, mais de 10 mil metros quadrados de pista de caminhada e inúmeras opções de lazer. As pessoas podem conhecer o parque para poder utilizar o parquinho, a academia ao ar livre, as quadras poliesportivas, fazer caminhadas ou simplesmente contemplar. Como é uma área verde, é possível observar inúmeras espécies de aves e macacos, então é um espaço muito bacana para contemplação. Existem muitas espécies de flora também, então é um lugar de lazer e contemplação, onde é possível vivenciar momentos especiais com a família e também atrair turistas para conhecer todo esse espaço”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado (13) no Terra Rica

Serviço

Informações: (66) 3531-3499

Endereço: Rua das Amendoeiras, 327 – Setor Comercial, Sinop (MT)

O Parque Jardim Botânico integra a lista oficial de atrativos turísticos do site Conheça Sinop, que reúne informações, fotos, vídeos e dados sobre o turismo local. Outros destinos e detalhes sobre o turismo no município estão disponíveis em: conheca.sinop.mt.gov.br

Veja mais fotos do local: #ConheçaSinop: Parque Jardim Botânico | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop amplia atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres

A Prefeitura de Sinop tem ampliado a atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres com o objetivo de garantir mais efetividade às ações voltadas à proteção, à prevenção da violência e à valorização feminina. A reestruturação inclui o fortalecimento institucional do departamento e a ampliação do diálogo com diferentes setores do poder público e da sociedade.

Desde dezembro, a coordenadoria passou a ser conduzida por Branca Cruz, conhecida como Professora Branca, que possui 38 anos de atuação em sala de aula como professora de Química, Ciências e Matemática. Com a realocação da coordenadoria para o gabinete do prefeito, a gestão municipal busca ampliar o alcance das ações e o poder de articulação institucional. A proposta prevê o fortalecimento do protagonismo das mulheres, o incentivo ao empreendedorismo feminino, o apoio às associações, o desenvolvimento de campanhas permanentes e a atuação integrada com órgãos do Judiciário, empresas públicas e privadas e entidades representativas.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Branca Cruz, destacou que assumir o departamento representa um grande desafio, diante de barreiras culturais que ainda persistem. “É uma responsabilidade muito grande, porque falar sobre políticas públicas para as mulheres ainda assusta um pouco. Isso é bastante cultural e vem de muitos anos, quando nós tivemos que, aos poucos, ocupar esses espaços. Avançamos bastante graças ao esforço de muitas mulheres e também de muitos homens, mas ainda há muito a ser superado. Existem muitas lacunas que precisam ser preenchidas”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza audiência pública e apresenta resultados do Plano Municipal de Educação

Segundo Branca, um dos principais desafios atuais é envolver os homens como aliados no enfrentamento da violência. Ela ressaltou que a igualdade precisa ser compreendida como um valor coletivo. “Ainda existe o machismo institucional e um dos nossos maiores desafios é colocar o homem como protagonista na valorização das mulheres, reconhecer que temos os mesmos direitos, que não é o gênero que faz a diferença, mas a competência. A distribuição dos deveres também precisa ser igualitária”, declarou.

A coordenadora explicou que a ampliação da atuação não se limita ao enfrentamento direto da violência, mas também ao fortalecimento da autonomia feminina. “Nós temos leis, campanhas e instrumentos legais importantes. Precisamos continuar com essas ações e garantir que as leis sejam cumpridas, com penas mais severas para os agressores. Mas, além disso, é fundamental trabalhar o protagonismo da mulher, o reconhecimento no empreendedorismo e o incentivo para que as mulheres ocupem espaços políticos e de decisão”, pontuou.

Entre as ações previstas estão a criação de uma comissão intersetorial com todas as secretarias, a busca por recursos federais junto ao Ministério da Mulher e a implantação de programas estaduais e federais já existentes. A coordenadora também destacou que ações específicas já estão em preparação para o período do carnaval, com foco na prevenção do assédio e da violência. “Vamos envolver a Prefeitura, as Secretarias, a CDL, a ACES, bares, aplicativos de transporte e o setor privado para garantir um carnaval seguro para todas as mulheres”, afirmou.

Leia Também:  Trânsito realiza campanha de conscientização com tema: desacelere, seu bem maior é a vida

Branca Cruz ressaltou que a mudança da coordenadoria para o gabinete do prefeito amplia o poder de decisão e fortalece a integração com toda a gestão municipal. “Quando ocorre a violência, a rede já atua com Creas, Delegacia da Mulher e outros serviços de acolhimento. Mas o principal objetivo do prefeito é prevenir. E prevenir exige envolvimento do setor público e privado. Agora, a coordenadoria passa a ter um raio de atuação maior para trabalhar a valorização das mulheres e a prevenção da violência antes que ela aconteça”, explicou.

A coordenadora ressaltou a importância da trajetória institucional do departamento e o fortalecimento recente da estrutura administrativa. “Temos que destacar o trabalho da criação da coordenadoria, que ocorreu em 2022, sob a liderança da secretária Sheila, quando estava à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação. O trabalho teve continuidade com a Sineia e, agora, com a preocupação do prefeito e a mudança da coordenadoria para o gabinete, ampliamos esse atendimento, porque, por meio do gabinete, é possível fazer a conexão com todas as secretarias e órgãos para a valorização da mulher e a prevenção da violência”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA