Sinop
Coletas de exames nos CIA’s Jacarandás, André Maggi e Umuarama serão suspensas na quinta-feira (11)
Devido à necessidade de troca do Protocolo de Internet (IP) da rede de fibra óptica em todo o sistema do Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac) de Sinop, os pontos de coleta de exames laboratoriais dos Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás, André Maggi e Umuarama ficarão fechados na próxima quinta-feira (11). Os atendimentos retornam normalmente na sexta-feira (12).
A coordenadora do Lamac, Neocimar Saraiva Correia, explica que o trabalho é complexo e demanda tempo para estruturação e segurança completa. “Esse trabalho já foi realizado em outras unidades desta Secretaria Municipal de Saúde. Após a alteração do IP, será necessário reconfigurar cada equipamento em seu respectivo software, direcionando-o para o novo IP da estação de trabalho correspondente”, disse.
Após a instalação, a próxima etapa será a configuração do sistema, com a realização de testes para garantir que todas as informações estejam corretas e não haja falhas na comunicação. “A suspensão temporária é fundamental para garantir a integridade dos sistemas, evitar falhas operacionais e assegurar que todo o processo esteja plenamente funcional após a mudança”, esclareceu.
A Coordenadoria do Lamac pede compreensão da população e organização ao longo desta semana, para que não haja prejuízo à saúde da população nem ao fornecimento do serviço. “Pedimos que os pacientes que precisam realizar exames se programem para procurar o sistema até quarta-feira (10), se puderem antecipar, para que, na quinta-feira (11), quando o serviço estará suspenso, não sejam prejudicados. Estamos trabalhando para que, na sexta-feira (12), os serviços nessas plataformas já estejam funcionando normalmente”, explicou.
Os demais atendimentos oferecidos pela Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Farmácias Regionais, não serão afetados.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop oferta curso gratuito de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está com inscrições abertas para o curso de Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação. O curso integra o programa Qualifica Turismo e é voltado à capacitação de profissionais para atuação em eventos, ações turísticas e atividades recreativas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até a próxima sexta-feira (23), no Senac Sinop.
O curso possui 40 horas de duração e ocorrerá de 2 a 20 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter Ensino Médio incompleto e idade mínima de 16 anos. A ementa contempla fundamentos do lazer e da recreação, jogos populares, práticas esportivas, desenvolvimento humano, organização de eventos recreativos e elaboração de atividades lúdicas para diferentes públicos.
O curso busca trabalhar criatividade, dinamismo, responsabilidade e trabalho em equipe, além de orientar o uso de recursos e materiais adequados para ações recreativas em hotéis, clubes, escolas, colônias de férias e eventos turísticos. A formação também prepara o aluno para planejar e executar atividades que promovem integração social, entretenimento e bem-estar, elementos essenciais para a experiência do visitante em destinos turísticos.
O objetivo é que, após o curso, o participante amplie possibilidades de atuação profissional e contribua para a diversificação da oferta turística em Sinop. O prazo para inscrição foi prorrogado e os interessados devem procurar o Senac Sinop, que fica localizado na Avenida das Sibipirunas, nº 3.662, no Setor Comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo número (66) 99908-6204.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásVeja calendário 26 e orientações de planejamento para o produtor rural
-
MULHER3 dias atrásVirginia Mendes viaja a São Paulo para dar continuidade a exames médicos de rotina com médico de Bolsonaro
-
MATO GROSSO4 dias atrásApresentação de artistas de Santo Antônio do Leverger mancam evento da Academia
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVietnã habilita mais quatro frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina
-
ECONOMIA5 dias atrásExportações crescem 43,8% até a 2° semana de janeiro/26, pela média diária, comparando com a média de janeiro/26
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMorre Dona Maria, mãe de Dante de Oliveira, o homem das Diretas Já, matriarca de uma das maiores histórias da democracia brasileira
-
SAÚDE4 dias atrásCom regras claras para exercício profissional, Lei da Acupuntura traz avanços que garantem mais segurança aos pacientes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSaúde pública perto das pessoas: mente e corpo em equilíbrio
