POLÍTICA NACIONAL
Sessão Solene destaca alcance da Assembleia de Deus no Amazonas
O Congresso Nacional realizou nesta terça-feira (10) sessão solene para celebrar os 107 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam) e os 32 anos da Rede Boas Novas (RBN-AM). A homenagem foi solicitada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM).
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça; do advogado-geral da União, Jorge Messias; do pastor Jonatas Câmara, presidente da Ieadam; e do pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará e da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, além de parlamentares da bancada evangélica e demais convidados.
O senador Omar Aziz presidiu o início da sessão e destacou o alcance da Ieadam no interior do estado.
— Fundada em 1918, a Assembleia de Deus no Amazonas nasceu de um gesto de fé e de obediência ao chamado divino e, desde então, se espalhou pelos quatro cantos da floresta, alcançando os mais distantes rincões da nossa Amazônia. E só nós que conhecemos o nosso estado sabemos que, numa comunidade, de 20 casas, lá está o símbolo da Igreja evangelizando, dando conforto — afirmou o senador.
O parlamentar também ressaltou o papel da Rede Boas Novas na comunicação evangélica no país.
— Onde muitas vezes o estado não chega, a Igreja está presente, seja numa casa de barro, seja numa canoa, seja sob a sombra de uma seringueira, levando a palavra de Deus, mas também oferecendo assistência social, orientação espiritual e apoio fraterno — disse.
Hugo Motta presidiu parte da sessão e afirmou que a realização da solenidade é um reconhecimento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal à religiosidade do povo brasileiro. Motta também parabenizou a bancada evangélica pelo trabalho que realiza no Congresso Nacional e “orgulha-se em celebrar a comunidade evangélica, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento espiritual, moral e social” do Brasil
— Os evangélicos brasileiros, por meio de suas igrejas, instituições e lideranças, têm sido protagonistas na construção de uma Nação mais justa, solidária e esperançosa — declarou o presidente da Câmara.
Para o ministro André Mendonça, a atuação da Assembleia de Deus no Amazonas representa a força da fé nas transformações sociais.
— Evangelizar num estado como o Amazonas é vencer o imponderável, é superar as dificuldades de comunicação, de transporte, de abastecimento, é ir aonde poucos estão dispostos a ir. Obrigado por estarem não nos 62 municípios do Amazonas, mas em cada vila, em cada povo, em cada aldeia, levando o Evangelho, levando alimento, levando esperança, levando transformação — declarou o ministro.
O trabalho religioso e social da Ieadam foi destacado por Jorge Messias.
— Que Deus possa abençoar grandemente a sua obra no estado do Amazonas, a partir de homens e mulheres que têm se dedicado a levar a sua palavra, a plantar a boa semente, para que ela frutifique, e a transformar a vida de milhares de pessoas no estado — disse o advogado-geral da União.
O deputado Silas Câmara lembrou que a denominação relgiosa tem cerca de 4 mil templos no estado e mencionou a trajetória da igreja e da RBN.
— É lá que está a Assembleia de Deus, uma igreja que possui cerca de 4 mil templos em todo o estado do Amazonas. Portanto, para cada 210 famílias, segundo o IBGE, lá há uma Assembleia de Deus pregando o Evangelho. Vou repetir, para cada 210 famílias, lá está uma Assembleia de Deus pregando o Evangelho de Jesus Cristo — disse o parlamentar.
Ele também destacou os projetos educacionais e sociais realizados pela Assembleia.
— Vou ficar no maior projeto social deste País, ministro Jorge Messias. Sabe qual é o maior programa? É o Evangelho de Jesus Cristo. O dinheiro do Bolsa Família acaba porque, em média, são 750 reais por família. Uma cesta básica acaba porque, se a família comer bem, não dá para 15 dias. Mas o Evangelho de Jesus Cristo muda a vida das pessoas de forma definitiva — assegurou.
O pastor Jonatas Câmara destacou a importância da sessão para a história da igreja no estado.
— Quero agradecer, de forma muito especial, aos proponentes desta sessão, o senador Omar Aziz e o deputado Silas Câmara. Por meio deles, agradeço ao Congresso Nacional, que reconhece, com esta homenagem, a história e a missão da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas.
A cerimônia teve ainda apresentações da Orquestra Boas Novas e a exibição de um vídeo institucional sobre a história da Ieadam e da RBN.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Proposta autoriza fundos regionais a oferecer garantias para projetos de infraestrutura
O Projeto de Lei 2427/26, do deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), autoriza os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) a oferecerem garantias a operações de crédito voltadas à execução de projetos estruturantes de infraestrutura econômica. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Hoje, esses fundos atuam principalmente por meio da concessão direta de financiamentos. O projeto amplia esse papel, permitindo que também cubram riscos de operações de crédito concedidas a empresas, por meio de instrumentos garantidores – incluída a participação em fundos garantidores.
Para Fernandes, o Nordeste possui condições únicas para se tornar uma plataforma logística global e um centro de energia renovável. Porém, para aproveitar essas oportunidades precisa de instrumentos financeiros modernos capazes de atrair capital nacional e estrangeiro. Dotar os fundos existentes de instrumentos garantidores é, segundo ele, “a forma mais moderna e menos custosa para garantir os investimentos privados em infraestrutura”, com efeitos positivos sobre o emprego e a renda da região.
Como funcionará
Pelo texto, os fundos constitucionais passam a poder oferecer cobertura de riscos em operações de crédito destinadas a empreendimentos de infraestrutura econômica. O FDNE receberá autorização semelhante, podendo atuar como garantidor para assegurar recursos voltados à realização de investimentos em sua área de atuação.
A proposta altera a lei que regula os fundos constitucionais (Lei 7.827/89) e a medida provisória que instituiu o FDNE (MP 2156/01).
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como teve a urgência aprovada em junho, a proposta poderá ser votada diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
ESPORTES4 dias atrásExposição gratuita de fã resgata o legado de Ayrton Senna em Cuiabá – veja o video
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
Sinop4 dias atrásParque Florestal de Sinop integra Rota dos Primatas de Mato Grosso e fortalece ecoturismo no Norte do estado
-
MATO GROSSO3 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
