POLÍTICA NACIONAL
CPI ouve governador Eduardo Leite e vota requerimentos sobre Master na quarta
A CPI do Crime Organizado ouve nesta quarta-feira (11), às 9h, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele deve falar sobre a atuação das facções criminosas no estado e o trabalho do governo gaúcho no combate ao crime (REQ 1/2025 – CPICrime).
A comissão também espera avançar nas investigações relacionadas às fraudes do Banco Master, com novos pedidos de quebras de sigilo e convocações de acusados de favorecer o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master. Apresentaram requerimentos nesse sentido os senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Alessandro Vieira (MDB-SE), Eduardo Girão (Novo-CE) e Humberto Costa (PT-PE).
O empresário Fabiano Campos Zettel também deve falar aos senadores. Cunhado de Vorcaro, Zettel foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira (4), data em que deporia à CPI.
Girão afirma no requerimento que os fraudadores costumam usar a família e diversas empresas em crimes financeiros complexos (REQ 167/2026 – CPICrime).
A CPI pode quebrar os sigilos fiscal, telefônico e telemático de Zettel, caso os senadores aprovem os REQs 212/2026 – CPICrime e 213/2026 – CPICrime.
Também há pedidos de quebra de sigilo de Luiz Philippi Machado de Moraes Mourão, que tem o apelido de “Sicário” (REQ 244/2026 – CPICrime). Ele foi também foi preso na quarta-feira (4) pela Polícia Federal, suspeito de coordenar um grupo para intimidar adversários de Vorcaro, e tentou se matar na Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. No momento, está internado em estado grave no Hospital João XXIII, na capital mineira.
Ainda devem ser convocados:
- Ana Claudia Queiroz de Paiva e Marilson Roseno da Silva, acusados de envolvimento com o grupo (REQ 241/2026 – CPICrime e REQ 242/2026 – CPICrime);
- Paulo Sérgio Neves de Souza e Bellini Santana, servidores do Banco Central investigados por suposto aliciamento a Vorcaro (REQ 231/2026 – CPICrime e REQ 232/2026 – CPICrime);
O empresário Vladimir Timerman e o ex-senador Pedro Taques (MT), que denunciaram o Banco Master antes das investigações, podem ser convocados para contribuir com a CPI (REQ 210/2026 – CPICrime e REQ 215/2026 – CPICrime).
Como participarO evento será interativo: qualquer pessoa pode enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como atividade complementar em curso universitário, por exemplo. Pelo Portal e‑Cidadania também é possível opinar sobre projetos e até sugerir novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova campanha nacional sobre doença falciforme
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4177/21, que cria uma campanha permanente de conscientização sobre a doença falciforme.
O texto original, do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), foi aprovado com emendas do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que excluiu referências a “prevenção”. Garcia explicou que a condição é genética e passa de pais para filhos, não sendo possível evitá-la com vacinas ou hábitos de saúde. Ele ressaltou que o foco deve ser o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
A proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
A doença falciforme altera o formato dos glóbulos vermelhos do sangue, que passam a parecer uma foice, dificultando a circulação do oxigênio. Isso causa crises de dores fortes, cansaço, além de pele e olhos amarelados (icterícia).
Segundo Garcia, manter a palavra “prevenção” poderia sugerir que o Estado buscaria evitar o nascimento de pessoas com essa herança genética, o que seria uma forma de discriminação proibida pela Constituição.
“A cautela é necessária para preservar a conformidade do texto com princípios estruturantes da Constituição, como a dignidade da pessoa humana e a proteção à liberdade no planejamento familiar”, disse o relator.
Qualidade de vida
No Brasil, cerca de 60 mil pessoas vivem com a enfermidade, que atinge principalmente a população negra. A nova campanha pretende unificar as informações do SUS para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A campanha será coordenada pelo Ministério da Saúde e deverá ser acessível a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásAjuste técnico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
POLÍTICA MT6 dias atrásChico Guarnieri propõe transformar Encontro das Águas em patrimônio turístico de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDr. João propõe abrir mercado para quem passou dos 60 e quer empreender em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia Legislativa abre pós-graduação própria e reúne servidores em aula inaugural
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde assina acordo e hospital privado de referência passa a atender pacientes do SUS em Guarulhos (SP)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia personalidades com comendas, títulos e moções de aplausos

