VÁRZEA GRANDE MT
Mais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT), realizou, ao longo da última semana, uma ampla ação de vacinação na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, localizada no município.
Durante os trabalhos, equipes das Unidades de Saúde dos bairros Passagem da Conceição, Jardim Imperial e Jardim Glória imunizaram 1.301 reeducandos entre os dias 8 e 12 de junho. Os internos receberam a vacina contra a influenza, reforçando a proteção e a prevenção da doença dentro da unidade prisional.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), reafirmando o compromisso das instituições com a garantia da assistência à saúde da população privada de liberdade.
A superintendente da Atenção Primária, Nathalya Randon, destacou que o atendimento à população carcerária integra as ações estratégicas desenvolvidas pelo Município.
“Levar a vacinação para dentro das unidades prisionais é garantir o direito à saúde de todos os cidadãos. A Atenção Primária tem esse compromisso de promover a prevenção e o cuidado, alcançando também as pessoas privadas de liberdade e fortalecendo a proteção coletiva”, ressaltou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, enfatizou a importância da iniciativa e da integração entre os órgãos públicos.
“A saúde é um direito de todos e deve chegar a todos os espaços. Essa ação demonstra o compromisso de Várzea Grande em oferecer assistência integral e humanizada, garantindo acesso à vacinação e à prevenção de doenças também à população privada de liberdade. A parceria com a Segurança Pública é fundamental para que possamos ampliar esse cuidado e fortalecer a saúde pública no município”, afirmou.
O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, também destacou a relevância da ação.
“Essa parceria entre o Estado e o Município é fundamental para garantir que a população privada de liberdade tenha acesso aos cuidados necessários. A vacinação contra a influenza é uma medida preventiva importante, que protege tanto os reeducandos quanto os servidores que atuam diariamente no sistema prisional, fortalecendo as ações de saúde pública em Mato Grosso”, afirmou.
Galeria de Fotos (3 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura mobiliza toda a cidade e convida população para audiência que vai definir o futuro do saneamento em Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande intensificou a mobilização para garantir ampla participação da população na audiência pública de atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que será realizada no próximo dia 12 de agosto, às 18h30, no Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão).
Como parte dessa mobilização, a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, está coordenando a entrega de cartazes e materiais de divulgação às secretarias municipais e aos demais órgãos públicos, convidando toda a população para participar desse importante momento de construção coletiva.
A ação conta com o apoio das secretarias municipais, especialmente as de Saúde, Educação e Assistência Social, que também estão distribuindo os cartazes em suas unidades de atendimento. Escolas da rede municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais equipamentos públicos estão recebendo o material para ampliar o alcance do convite e incentivar a participação dos moradores.
Além da divulgação nas secretarias, a Prefeitura também entregou convites oficiais à Câmara Municipal para que os vereadores participem da audiência e mobilizem as comunidades que representam.
Segundo a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, a construção de um plano eficiente depende da participação da sociedade.
“A audiência pública é o momento em que a população pode apresentar sugestões, apontar as necessidades dos bairros e contribuir para um planejamento que vai impactar diretamente a qualidade de vida dos várzea-grandenses. Queremos que todos participem desse processo”, destacou.
A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico faz parte das ações do programa Acelera VG Água e definirá o planejamento de longo prazo para os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento servirá de base para futuras políticas públicas, investimentos e melhorias na infraestrutura de saneamento do município.
A Prefeitura reforça o convite para que moradores, lideranças comunitárias, representantes de entidades e toda a sociedade participem da audiência pública e contribuam com sugestões para a construção de um plano que reflita as necessidades da população e o desenvolvimento de Várzea Grande.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – Atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)
Data: 12 de agosto de 2026
Horário: 18h30
Local: Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão) – Avenida Castelo Branco, Centro Sul, Várzea Grande.
Galeria de Fotos (26 fotos)
-
MATO GROSSO6 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT3 dias atrásFábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi admite pressão interna e mantém indefinição sobre apoio entre Pivetta e Wellington
-
POLÍTICA MT6 dias atrásExclusivo: Janaína Riva, Max Russi e Jayme Campos discutem chapa alternativa a governo e senado em reunião na casa de Eduardo Botelho

