POLÍTICA MT

Projeto “Nos Limites da Natureza” aproxima jovens dos biomas de MT com tecnologia imersiva

Foto: Samantha dos Anjos

O Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, recebeu na segunda-feira (11) alunos e professores de mais de 15 escolas da rede pública estadual para o lançamento do projeto inédito “Nos Limites da Natureza”. A iniciativa, idealizada pela Associação Angeli, conta com emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“É uma experiência bacana, para que as novas gerações tenham amor e respeito com a natureza. E para isso, é preciso conhecer. Então, essa emenda parlamentar, ela tem essa função didática e pedagógica, em fazer uma imersão – naquilo que chamamos – nos limites da natureza, para que eles possam pela primeira vez, ver de perto os animais, os peixes, as aves, as belezas do Cerrado, das nascentes, das corredeiras e das cachoeiras. A imponência da Amazônia e a diversidade e as maravilhas do Pantanal. Esse é um produto novo e, eu espero que possa ser a iniciação de uma paixão das novas gerações mato-grossenses e conscientização ambiental”, disse o parlamentar.

Leia Também:  Rondonópolis recebe motoniveladora para Agricultura Familiar

De acordo com o presidente da Associação Angeli, Andres Leal, o projeto é inovador no Brasil por unir inclusão tecnológica, social, cultural e científica voltada ao público jovem. “Para aqueles que ainda não tiveram contato direto com os biomas de Mato Grosso, a proposta permite essa aproximação por meio de óculos de Realidade Virtual (RV) Meta Quest 2, que revelam as grandiosidades e vulnerabilidades da natureza com imagens captadas em 360°, sons ambientes reais e trilhas sonoras sensoriais. Se não podemos levar todos os alunos aos biomas, trazemos os biomas até eles”, destacou.

A estrutura do projeto é itinerante, com um ônibus equipado como laboratório móvel de educação ambiental, permitindo que os estudantes vivenciem a experiência imersiva e desenvolvam um senso crítico sobre preservação, sustentabilidade e riscos de colapso ambiental. As imagens foram registradas com câmeras 360° de alta tecnologia, drones especiais e equipe técnica qualificada, garantindo cerca de 10 minutos de experiência sensorial.

A ação une ciência, arte, tecnologia e educação para estimular a conscientização ambiental. A expectativa é atender mais de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino em Cuiabá e Várzea Grande. As atividades começaram nesta terça-feira (12), na Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, e seguem até 30 de setembro. Em outubro e novembro, as demais escolas municipais também serão contempladas.

Leia Também:  Comissão aprova projetos para fortalecer o turismo sustentável em Mato Grosso

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Vídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro 

Material que circula em grupos de WhatsApp confronta declaração em que candidata afirma que não “passaria a mão” em ninguém com imagens de aproximação e pedido de apoio ao ex-prefeito de Cuiabá

Um vídeo que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp passou a ser utilizado no embate eleitoral em Mato Grosso ao confrontar declarações e imagens da candidata ao Governo do Estado Natasha Slhessarenko (PSD) sobre sua relação política com o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, seu correligionário.

O material, em formato de montagem, recupera inicialmente uma entrevista na qual Natasha defende uma postura de independência e afirma que não iria “passar a mão” em ninguém. A fala é apresentada pelos responsáveis pelo vídeo como uma referência à relação da candidata com Emanuel e como demonstração de um discurso de renovação política.

Na sequência, a montagem apresenta outro momento, no qual Natasha aparece próxima e abraçada com Emanuel Pinheiro. No registro, a candidata demonstra cordialidade e pede o apoio do ex-prefeito, afirmando: “conto com você, conto com o seu apoio”.

É justamente a contraposição entre os dois episódios que sustenta a mensagem do vídeo.

Quem compartilha o material procura questionar o discurso de renovação apresentado pela candidata, argumentando que, apesar de buscar representar uma alternativa às forças políticas tradicionais, Natasha mantém proximidade com Emanuel, que administrou Cuiabá por dois mandatos e pertence ao mesmo partido da candidata.

Leia Também:  Juarez Costa, Neri e Dilmar garantem 33 milhões para estrada Nanci

A montagem tenta, dessa forma, estabelecer uma contradição entre o discurso de independência adotado por Natasha e a busca pelo apoio político do ex-prefeito.

O vídeo, no entanto, deve ser analisado dentro do contexto da disputa eleitoral. A edição reúne momentos distintos para defender determinada interpretação política. As imagens comprovam a existência do encontro e da manifestação de apoio registrada, mas, por si só, não permitem concluir a existência de qualquer acordo além da aproximação política exibida.

Além disso, Natasha e Emanuel são filiados ao PSD, o que naturalmente coloca ambos dentro de uma mesma estrutura partidária e torna possíveis encontros e articulações durante a campanha.

Ainda assim, o episódio abre espaço para um questionamento que deverá ser explorado pelos adversários: até que ponto Natasha conseguirá sustentar uma candidatura identificada com o “novo” enquanto divide espaço político e busca apoio de lideranças que já ocuparam posições de destaque no cenário estadual e municipal.

Com a campanha avançando, vídeos como esse mostram que a disputa pelo Governo de Mato Grosso não ficará restrita aos palanques. Nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, declarações, encontros e imagens dos candidatos passam a ser recuperados, editados e confrontados, transformando-se em instrumentos da guerra de narrativas da eleição de 2026.

Leia Também:  Políticos lembram luta de Satélite em prol da região norte de Mato Grosso

Veja o video 

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA