AÇÃO DO MANDATO
Emendas de Gisela fortalecem Patrulha Maria da Penha e Pivetta elogia sua atuação na Câmara
A entrega de novas viaturas para fortalecer a Patrulha Maria da Penha em Mato Grosso ganhou um significado especial para a diretora-executiva do União Brasil Mulher e presidente do partido em Cuiabá, Gisela Simona. Das 47 unidades entregues pelo Governo do Estado, esta semana, nove foram adquiridas com recursos destinados por seu mandato na Câmara dos Deputados. Ampliando a estrutura de atendimento às mulheres em situação de violência.
Os veículos passam a atender Araputanga, Aripuanã, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jauru, Paranatinga, Primavera do Leste, Santo Antônio de Leverger e São José do Rio Claro, reforçando o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar no acolhimento e proteção de vítimas de violência doméstica.
Reconhecida por transformar a defesa das mulheres em uma das principais bandeiras de sua atuação parlamentar, Gisela afirmou que o investimento representa a continuidade de um trabalho que ultrapassou a apresentação de projetos de lei e alcançou ações concretas para fortalecer a rede de proteção feminina.
“É impossível não comemorar a entrega dessas viaturas. Nove delas foram adquiridas com recursos do nosso mandato na Câmara dos Deputados e agora passam a fortalecer um trabalho essencial realizado diariamente pela Patrulha Maria da Penha em Mato Grosso. Investir na proteção das mulheres é investir na preservação da vida”, afirmou.
Durante 33 meses de mandato, Gisela esteve à frente de iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Foi relatora do Pacote Antifeminicídio, transformado em lei em 2024. Viu ser sancionada lei articulada por ela na Câmara, que obriga a Voz do Brasil a divulgar diariamente redes de proteção às mulheres.
E neste final de junho sua relatoria sobre o uso de spray de pimenta como autodefesa foi à sanção presidencial, ao ser também aprovado no Senado. Além de lutar por estruturas públicas de acolhimento, como a Casa da Mulher Brasileira.
O reconhecimento desse trabalho tem sido destacado pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Sempre que pode cita a contribuição de Gisela no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Apontando sua atuação arrojada durante os quase três anos de Câmara Federal. “Abrimos uma cruzada contra a violência e não vamos relativizar a criminalidade “.
As novas viaturas foram entregues na abertura da Capacitação Tecnológica Estratégica em Defesa das Mulheres, promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), iniciativa voltada ao fortalecimento das ações da Patrulha Maria da Penha em diferentes regiões do Estado.
Mais do que ampliar a frota, a entrega representa um reforço à rede de proteção destinada às mulheres mato-grossenses e evidencia a importância da articulação entre investimentos públicos e políticas permanentes de enfrentamento à violência de gênero.
POLÍTICA MT
Pivetta defende prevenção e ensino técnico no combate à violência em MT
Candidato à reeleição afirma que enfrentamento à criminalidade exige investimentos em segurança, tecnologia, educação e criação de oportunidades para os jovens
O governador Otaviano Pivetta, candidato à reeleição, defendeu, nesta quinta-feira (10), uma estratégia de enfrentamento à violência em Mato Grosso que combine ações de segurança pública com medidas de prevenção e criação de oportunidades para os jovens. Durante entrevista à Rádio Metrópole, em Cuiabá, Pivetta afirmou que o combate à criminalidade exige atuação em diferentes frentes, com investimentos em segurança, tecnologia e inteligência, mas também com iniciativas voltadas à educação e à formação profissional.
Segundo o governador, não existe uma solução única para o problema da violência e o Estado precisa atuar simultaneamente em diferentes áreas. Entre as medidas consideradas prioritárias está a melhoria do ambiente escolar e a ampliação da oferta de cursos técnicos para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
“Não existe uma receita simples e não é só um fator. Nós temos que atuar em várias frentes”, afirmou Pivetta. Para ele, manter os jovens na escola e oferecer formação profissional pode contribuir para a prevenção da violência ao ampliar as perspectivas de inserção no mercado de trabalho.
Para os próximos quatro anos, o governador defende que o ensino técnico seja ampliado para todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Atualmente, cerca de 15 mil jovens já fazem cursos técnicos no Estado. A proposta apresentada por Pivetta é levar a formação profissional a 100% dos alunos dessas etapas, permitindo que os estudantes tenham uma profissão ainda durante a adolescência.
“O nosso plano nesses próximos quatro anos é levar curso técnico para 100% dos nossos alunos dos anos finais e do ensino médio, para que o aluno, já aos 16, 17 anos, tenha uma profissão e comece a trabalhar”, destacou.
Pivetta também apontou a modernização das escolas como parte da estratégia para tornar a educação mais atrativa e evitar a evasão escolar. Segundo ele, a incorporação de novas tecnologias e da inteligência artificial ao ensino pode contribuir para aproximar os estudantes do ambiente escolar e prepará-los para as transformações do mercado de trabalho.
O governador ressaltou ainda a importância da melhoria dos espaços físicos das unidades de ensino, argumentando que os estudantes passam boa parte do dia nesses locais. Ele citou mudanças realizadas na estrutura das escolas e defendeu ambientes mais adequados para estimular a permanência dos jovens.
Na avaliação de Pivetta, entretanto, a prevenção precisa caminhar ao lado do combate direto à criminalidade. O governador defendeu uma política nacional de enfrentamento às organizações criminosas e afirmou que o problema ultrapassa os limites dos estados.
“Precisamos de uma política nacional de combate ao crime organizado. Porque os escritórios do crime não estão aqui, estão nos grandes centros”, afirmou.
Pivetta também cobrou uma atuação mais efetiva do Governo Federal no combate às organizações criminosas. Para ele, o enfrentamento às facções exige vontade política e determinação, sem relativizar a atuação de criminosos.
Ao comentar as eleições de 4 de outubro, o governador afirmou acreditar em uma mudança no cenário nacional e defendeu a eleição de senadores e deputados que, segundo ele, estejam dispostos a promover alterações nas leis e fortalecer as políticas de segurança pública.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSTF dá vitória a Janaina Riva e manda dividir propaganda eleitoral em 50% com José Medeiros
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça mantém vídeo de Pivetta em que Silval acusa Wellington de receber propina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásBotelho impulsiona maior programa de regularização fundiária de Várzea Grande e cerca de 12 mil famílias conquistam escrituras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPaulo Araújo reúne cerca de mil pessoas em ato com Virginia, Mauro Mendes, Gisela e lideranças em Cuiabá
-
POLÍTICA MT1 dia atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
