POLÍTICA MT
Comissão de Saúde retira PLC sobre Conselho Estadual de Saúde para ajustes
O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 58/2025, que dispõe sobre a composição, organização, atribuições e funcionamento do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES-MT), foi retirado de pauta durante a terceira reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A matéria, de autoria do governo do estado, recebeu o Substitutivo Integral nº 1 e passará por novos ajustes antes de retornar para apreciação dos parlamentares.
Além do PLC 58/2025, os deputados que integram a comissão analisaram e aprovaram 26 projetos de lei, que agora seguem para votação em plenário. A retirada do projeto ocorreu para que os parlamentares possam avaliar detalhadamente as 14 emendas apresentadas à proposta e verificar se as alterações contemplam os pontos debatidos durante a tramitação.
Segundo o deputado Lúdio Cabral (PT), uma das principais preocupações é garantir a permanência da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada ao Conselho Estadual de Saúde, incluindo a eleição do ouvidor e a manutenção das atribuições de acolhimento das demandas da população. De acordo com o parlamentar, houve entendimento com o governo do estado sobre o tema, o que assegura a aprovação da matéria nesses termos após os ajustes técnicos necessários.
Cabral destacou ainda que o projeto representa avanços para o fortalecimento do controle social no SUS, entre eles a previsão de eleição para a presidência do Conselho Estadual de Saúde e a reorganização da composição do plenário do órgão. O parlamentar afirmou que, após a análise minuciosa do substitutivo, a proposta deverá retornar à comissão, seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e posteriormente ser submetida às votações em plenário.
Visitas técnicas – Durante a reunião, também foi debatida a realização de visitas da comissão a unidades hospitalares. Os deputados da Comissão de Saúde fazem vistas técnicas nos Hospitais Regionais de Sorriso e Sinop dia 9 de junho. Questionado sobre o fato de as inspeções serem previamente anunciadas, o deputado reconheceu que existe o risco de adequações temporárias para a recepção dos parlamentares. No entanto, argumentou que a divulgação antecipada das visitas também contribui para acelerar a solução de problemas identificados nas unidades.
Como exemplo, citou a recente vistoria realizada na nova ala da maternidade do Hospital Regional de Cáceres. “Lá verificamos avanços importantes na unidade, como a conclusão de obras, a instalação de novos mobiliários e equipamentos e a transferência das gestantes para enfermarias com melhores condições estruturais”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, embora exista o risco de ações pontuais para tentar mascarar problemas durante a fiscalização, a presença da comissão também contribui para acelerar a adoção de medidas necessárias. Lúdio Cabral afirmou ainda que os parlamentares percorrem todas as dependências do hospital, conversam com servidores e identificam os pontos críticos da unidade para garantir que a visita resulte em melhorias efetivas para o atendimento à população.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Euzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Federação União Progressista, formada por Progressistas e União Brasil, decidiu por unanimidade apoiar o candidato do PL na segunda etapa da disputa pela Presidência da República
O secretário-geral do Progressistas, Eusébio Diniz, divulgou nesta terça-feira (6) a nota oficial da Federação União Progressista que formaliza o apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial de 2026.
De acordo com o comunicado oficial, a decisão foi tomada por unanimidade após reunião da federação, formada pelo Progressistas e pelo União Brasil. O posicionamento foi publicado oficialmente pelo Progressistas nesta terça-feira e também confirmado por outros veículos nacionais.
Na nota divulgada por Diniz, a Federação União Progressista informa que deliberou por “fechar questão” em apoio a Flávio Bolsonaro neste segundo turno. O documento apresenta como justificativas da própria federação temas como modernização da gestão, tecnologia, desburocratização e reorganização da economia.
O texto representa o posicionamento institucional da federação e é assinado nacionalmente por Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e Ciro Nogueira, presidente do Progressistas.
A definição altera a postura adotada pelas duas legendas no primeiro turno. A Federação União Progressista havia permanecido neutra na primeira etapa da eleição, deixando seus integrantes livres para diferentes posicionamentos nos estados.
DECISÃO PARA O SEGUNDO TURNO
A nota afirma ainda que a federação decidiu caminhar com a candidatura de Flávio Bolsonaro na votação marcada para 25 de outubro. As avaliações sobre o candidato e sobre os rumos políticos e econômicos do país contidas no comunicado são posições expressas pela própria direção partidária.
A decisão foi confirmada após reunião das duas siglas nesta terça-feira. Segundo os registros publicados após o encontro, as direções do Progressistas e do União Brasil formalizaram conjuntamente o apoio no segundo turno.
Ao divulgar o documento, Eusébio Diniz repercute o posicionamento nacional da Federação União Progressista, que passa oficialmente a apoiar Flávio Bolsonaro no segundo turno da disputa pela Presidência da República.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
CIDADES6 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLICIAL6 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
MATO GROSSO5 dias atrásOs R$ 600 mil do deputado Sebastião Rezende para a Unemat ainda precisam ser comprovados
-
MATO GROSSO4 dias atrásPrefeitura prepara festa de R$ 2,3 milhões para comemorar 39 anos de Campo Novo do Parecis
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
ECONOMIA6 dias atrásReunião Brasil-União Europeia sobre temas comerciais – Comunicado conjunto MRE-MDIC
-
ECONOMIA6 dias atrásReunião presencial Brasil-EUA sobre temas comerciais
