POLÍTICA MT

Canarana pode receber emenda parlamentar para aquisição de ônibus para atender grupo de idosos


Foto: VÂNIA NEVES / ASSESSORIA DE GABINETE

Após reunião com a vereadora Márcia Graciela Luft, de Canarana, na quarta-feira (26), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, se comprometeu a destinar emenda parlamentar e buscar parcerias com o senador Carlos Fávaro e o deputado federal Neri Geller para aquisição de um ônibus de turismo, com a finalidade de atender a Secretaria de Ação Social, Esporte, Educação e outras entidades do município.

De acordo com a vereadora, o grupo de idosos “Conviver Esperança” sempre tem atividades fora do município e não participa pela falta do ônibus. “A falta de uma locomoção apropriada dificulta a participação desses cidadãos que tanto contribuíram com a criação e desenvolvimento do nosso município”, contou a vereadora.

Márcia ainda explicou que o ônibus será útil para o esporte. “Temos a necessidade de um meio de transporte para os times da cidade, quando têm que participar de torneios em outras localidades é uma dificuldade, porque os ônibus da educação são de exclusividade do transporte escolar”, ressaltou.

O deputado se comprometeu em fazer uma parceria para colocar o valor do recurso solicitado pela vereadora via ofício. “O valor é de R$ 500 mil, vou buscar os meus parceiros senador Carlos Fávaro e o deputado Neri para destinar esse recurso. Esse ônibus vai atender as demandas de viagens dos idosos, esporte e também das igrejas, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), escolas e outros. Vamos trabalhar para essa conquista”, ratificou Nininho.

Leia Também:  Qualivida dá início aos atendimentos da campanha "Outubro Rosa"
Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

ALMT celebra 90 anos do IBGE em sessão especial

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta terça-feira (16), sessão especial em homenagem aos 90 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento foi requerido pelo deputado Eduardo Botelho ocorreu no Plenário das Deliberações Renê Barbour e reuniu autoridades, servidores, homenageados, familiares e convidados.

O IBGE foi criado em 1936, inicialmente como Instituto Nacional de Estatística, e é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo à sociedade civil e aos órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. As informações produzidas pelo instituto oferecem uma visão ampla e atualizada do Brasil e são utilizadas para o planejamento, a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões.

“Celebrar os 90 anos do IBGE é celebrar a construção do conhecimento sobre o nosso país. É reconhecer o trabalho silencioso, técnico e indispensável de milhares de profissionais que, ao longo de nove décadas, ajudaram o Brasil a conhecer a si mesmo”, declarou Botelho.

Em Mato Grosso, o IBGE está presente há 81 anos e conta atualmente com 16 agências, cerca de 70 servidores efetivos e aproximadamente 200 servidores temporários. Segundo a superintendente do instituto, Milanne Chaves da Silva, o estado representa um grande desafio para o órgão, devido às grandes distâncias, às diferentes realidades regionais e à presença de três importantes áreas ambientais: Pantanal, Parque do Xingu e Cerrado.

Leia Também:  Lei do Parto Adequado é promulgada em MT e garante direito de escolha à gestante no SUS

“Mato Grosso é um dos estados que mais crescem no Brasil, e o planejamento desse crescimento depende de informações precisas sobre população, urbanização, produção agropecuária, infraestrutura e meio ambiente. O IBGE tem sido parceiro fundamental na compreensão dessa realidade e na construção de políticas públicas mais eficientes para nossa população”, destacou a superintendente, que foi agraciada com a Comenda Dante de Oliveira durante a solenidade.

Segundo ela, o Censo Agropecuário para Mato Grosso é um dos principais levantamentos feitos pela instituição, uma vez que o estado que é o maior produtor de grãos do país e possui o maior rebanho bovino.

“Temos hoje menos de 20% de área cultivável e, mesmo assim, somos o maior produtor de grãos do país, temos o maior rebanho bovino, fora as outras culturas. É uma oportunidade ímpar para que os municípios tenham o raio-x de toda a produção, seja extrativista, pecuária, de grãos ou de pequena propriedade”, frisou.

Secretário-adjunto de planejamento e governo digital da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Sandro Luís Brandão Campos reforçou a importância das informações coletadas pelo órgão para o planejamento das políticas públicas.

“Os dados do IBGE ajudam o governo a entender a dinâmica da população e a realidade econômica, social e ambiental, para direcionar indicadores e políticas públicas, desde o cálculo do PIB dos municípios até o mapeamento da vegetação primária do estado”, disse.

Leia Também:  Mutirão da Cidadania Social leva mais de 30 serviços gratuitos ao Pedra 90 neste sábado (31)

A Comenda Dante de Oliveira também foi concedida a Aurelino Levy Dias de Campos, servidor do IBGE há 44 anos. Ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo desse período, Aurelino destacou que, além do Censo Demográfico, o órgão realiza pesquisas mensais, trimestrais, semestrais e anuais em áreas como construção civil, comércio, serviços, indústria, agropecuária e produção de etanol.

“Essas pesquisas são importantíssimas para o país e ajudam a fazer análises de conjuntura, produtividade e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Clélia Rosa de França, servidora mais antiga do IBGE em Mato Grosso, com 50 anos de atuação, destacou a satisfação em fazer parte dos quadros da instituição e citou a divisão dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como um fato marcante durante a sua trajetória. “O IBGE é uma escola. A gente aprende muito e leva esse conhecimento para a vida”, salientou.

Na ocasião, também foi entregue o título de cidadão mato-grossense ao presidente do IBGE, Márcio Pochmann, e moções de aplausos aos servidores do instituto, como forma de reconhecimento aos serviços prestados.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA