POLÍTICA MT

Cadastro estadual de animais para adoção pode ser criado em MT


Foto: PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS

O deputado Valdir Barranco (PT) apresentou, no início de fevereiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), o projeto de lei nº 71/2022 que prevê a criação do Cadastro Estadual de Animais para Adoção (CEAA), no Estado de Mato Grosso.

Segundo o projeto, o cadastro será composto por animais domésticos e deverá conter os seguintes dados: espécie (grupo animal); apelido atribuído ao animal; sexo; idade; e informações sobre a saúde do animal. As pessoas que desejarem adotar algum animal incluído no cadastro, deverão apresentar seus documentos de identificação civil (RG) e CPF ao órgão ambiental a ser designado pelo Poder Executivo.

De acordo com o deputado, o projeto tem como principal objetivo, facilitar a aproximação entre os que não têm condições de manter a criação de um animal de estimação e os que estão dispostos e interessados a assumir esse papel. “A proposta busca conectar interessados em adotar animais domésticos, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de proteção animal, como centros de controle de zoonoses, canis, gatis e abrigos”, explicou.

Leia Também:  TJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT

Ainda segundo parlamentar, o cadastro ajuda a realizar um controle quanto a idoneidade da adoção, já que há muitos relatos de indivíduos que abandonam logo após a adoção ou utilizam os animais para fins odiosos, tais como composição de rinhas, alimentação de animais maiores, tortura, entre outros.

“A triste realidade de abandono pode ser mitigada por meio do incentivo à adoção, criando-se mais chances de encontro entre animais disponíveis e pessoas interessadas em serem tutoras. A adoção representa a possibilidade de uma nova vida para muitos animais que realmente precisam de cuidados e de afeto, de modo que um cadastro a nível estadual pode ser muito útil nessa conexão”, enfatizou Barranco.

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Virginia Mendes participa de adesivaço no Parque das Águas

Virginia Mendes participou nesta quinta-feira (20) de um adesivaço no Parque das Águas, em Cuiabá. A mobilização integra a agenda de campanha da candidata a deputada federal e reúne apoiadores em um momento de proximidade com a população.

A ação marca mais uma atividade de campanha de Virginia Mendes, que tem reforçado a importância de estar perto das pessoas e ouvir as demandas das comunidades.

“Estou muito feliz em estar aqui, recebendo o carinho das pessoas e sentindo de perto essa energia. É esse contato com a população que me motiva a continuar nessa caminhada. Quero levar para Brasília a experiência que construí ao longo dos anos, especialmente na área social, e trabalhar para que mais famílias tenham oportunidades e uma vida melhor”, afirmou Virginia.

Durante a campanha, a candidata também tem destacado sua trajetória à frente de ações voluntárias na área social e a experiência com iniciativas como o SER Família.

Leia Também:  Frente parlamentar busca cumprimento de regras para discriminação de similares de produtos lácteos feitos com queijo e leite
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA