POLÍTICA MT
Avallone permanece como presidente da Comissão de Meio Ambiente
A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi instalada nesta terça-feira (9). quando foram definidos os membros titulares e suplentes. O deputado Carlos Avallone (PSDB) foi reconduzido ao cargo de presidente, e Wilson Santos (PSD) ficou com a vice-presidência.
“Esta é uma das principais comissões dentro da Assembleia Legislativa. Recebemos muitos projetos dos deputados, então ela tem um poder grande de análise de trabalho. Temos muitas pautas importantes para serem discutidas nos próximos meses, sem dúvida nenhuma, o problema dos incêndios é um dos mais importantes, para este ano”, afirmou Avallone.
“Uma das nossas metas é propor melhores condições estruturais para o Estado combater os incêndios, além das prefeituras, empresários e os próprios donos de pousadas. Precisamos estar preparados para enfrentar esse problema”, apontou o presidente.
Avallone disse que será apresentado, na próxima reunião, um projeto para incentivar o plantio de árvores em Cuiabá. “Notamos que, nos últimos dez anos, diminuiu-se em 17% a área verde de Cuiabá. Isso é muito ruim e impactante para todos nós. Esse projeto será lançado pela Comissão, em parceria com grandes empresas, prefeitura e governo do estado”, disse ele.
A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais ficou assim composta:
Presidente: Carlos Avallone (PSDB).
Vice-presidente: Wilson Santos (PSD).
Membros titulares: Fabinho Tardin (PSB). Janaina Riva (MDB) e Gilberto Cattani (PL).
Membros Suplentes:
Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (MDB), Lúdio Cabral (PT), Diego Guimarães (Republicanos) e Beto Dois a Um (PSB).
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Max Russi fecha apoio a Janaina Riva e articula força do Podemos para o Senado
Deputado afirma que candidatos do Podemos decidiram apoiar a candidatura de Janaina e destaca relação política construída desde 2015
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), confirmou o apoio dos candidatos do partido à candidatura da deputada Janaina Riva (MDB) ao Senado Federal. Segundo o parlamentar, o acordo foi discutido com os integrantes da legenda, que decidiram trabalhar pela eleição da deputada em 2026.
A declaração foi dada durante ato de campanha em Cuiabá. Max afirmou que conversou com os candidatos do Podemos e que houve consenso em torno do nome de Janaina. “Conversei com os nossos candidatos e todo mundo falou: vamos escolher a Janaina, vamos apoiar a Janaina”, afirmou.
O apoio é resultado de uma relação política construída desde 2015, quando Max e Janaina chegaram juntos à Assembleia Legislativa. Ao longo das legislaturas, os dois mantiveram uma parceria política e se apoiaram em diferentes disputas pela composição da Mesa Diretora.
Max destacou que Janaina esteve ao seu lado em momentos importantes de sua trajetória no Legislativo. “Janaina esteve comigo, chegou junto comigo na Assembleia, fomos deputados juntos. Votou para mim em todas as minhas eleições, para presidente, para primeiro-secretário”, declarou.
A parceria também esteve presente na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, quando Max Russi foi eleito presidente da Assembleia com o apoio da deputada. Segundo ele, Janaina se tornou uma aliada constante dentro da Casa e agora a relação política será levada para a disputa majoritária.
O deputado também elogiou a decisão de Janaina de deixar a disputa por uma cadeira na Assembleia para buscar um cargo no Senado. “Tem coragem, é decidida, trabalhadora, gosta de gente, gosta de política”, afirmou.
Max explicou ainda que o acordo para 2026 foi construído a partir de um compromisso assumido por Janaina com o Podemos. “Quero fazer o compromisso do seu partido para o seu projeto político. Vamos estar junto com o Podemos nessa caminhada”, disse.
A trajetória dos dois também inclui participação conjunta em diferentes composições da Mesa Diretora. Em 2019, Janaina foi eleita primeira-vice-presidente da Assembleia, enquanto Max ocupou a primeira-secretaria. Posteriormente, Max chegou à presidência do Legislativo e Janaina voltou a integrar a Mesa.
Com o acordo, a parceria construída ao longo de mais de uma década dentro da Assembleia passa a fazer parte da estratégia eleitoral para 2026, com Max Russi e o Podemos declarando apoio à candidatura de Janaina Riva ao Senado.
Ao finalizar a declaração, Max resumiu o apoio em uma mensagem de campanha: “Janaina, a onça do Pantanal, a nossa senadora”.
-
POLICIAL2 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT6 dias atrásOtaviano Pivetta incorpora agenda feminina ao projeto de governo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura atende denúncia de maus-tratos e resgata animais em situação de emergência em Cuiabá
