ELEIÇÕES 2026
Após derrota na convenção do União, Jayme rompe com partido e anuncia apoio à chapa de Wellington e Janaina ” não me curvei ” – veja o video
Senador afirma que não seguirá a orientação da legenda, diz ter sido traído no processo interno e declara que atuará na campanha da oposição em Mato Grosso.
O senador Jayme Campos (União Brasil) oficializou seu rompimento político com a decisão do partido nas eleições de 2026 e anunciou apoio às candidaturas de Wellington Fagundes (PL) ao Governo de Mato Grosso e de Janaina Riva (MDB) ao Senado Federal.
A declaração foi feita durante a convenção estadual do MDB, realizada na noite de terça-feira (4), um dia após Jayme ser derrotado na convenção do União Brasil, que definiu, por 30 votos a 19, apoio ao projeto de reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
Em discurso, o senador afirmou que não acatará a decisão tomada pela maioria dos convencionais e sustentou que continuará participando ativamente da disputa eleitoral ao lado da chapa adversária. Jayme também afirmou que sai do processo interno fortalecido e voltou a criticar a condução da convenção partidária.
“Não me curvo para ninguém, não fico de joelhos. Estarei nas trincheiras para defender essas duas candidaturas”, declarou, em referência a Wellington Fagundes e Janaina Riva.
Durante o pronunciamento, Jayme afirmou ainda que se sentiu traído dentro da legenda e atribuiu o resultado da convenção ao peso da estrutura política e econômica. Segundo ele, a decisão do União Brasil não altera sua posição no pleito e sua atuação será em favor do grupo de oposição ao governo estadual.
A derrota na convenção encerrou a tentativa do senador de representar o União Brasil na disputa pelo Palácio Paiaguás. Paralelamente, o Republicanos oficializou a composição da chapa governista com a confirmação do deputado Fábio Garcia (União Brasil) como candidato a vice-governador de Otaviano Pivetta.
Apesar do posicionamento de Jayme, o presidente estadual do União Brasil, Mauro Mendes, afirmou que não haverá punições aos filiados que optarem por apoiar outro projeto político, o que abre espaço para que o senador e outras lideranças da sigla atuem em palanques diferentes durante a campanha.
A decisão amplia a divisão interna no União Brasil e acrescenta um novo componente ao cenário eleitoral de Mato Grosso, consolidando o alinhamento de Jayme Campos ao projeto político liderado por Wellington Fagundes e Janaina Riva, enquanto a direção da legenda permanece ao lado da candidatura de Otaviano Pivetta.
Video fonte midianews
POLÍTICA MT
Possível entrada do Podemos leva Novo a reavaliar composição da chapa de Wellington
Negociações entre as legendas ganham força às vésperas das definições partidárias e podem alterar a indicação do candidato a vice-governador.
As articulações para a formação das chapas que disputarão o Governo de Mato Grosso seguem em ritmo acelerado e ganharam um novo capítulo nesta quarta-feira (5). A possibilidade de o Podemos integrar o projeto político liderado pelo senador Wellington Fagundes (PL) fez o Novo reavaliar a composição da chapa majoritária, especialmente a definição da vaga de vice-governador.
Até então, o empresário Marcelo Maluf era apontado como o principal nome do Novo para ocupar a vice de Wellington. No entanto, o avanço das conversas envolvendo o Podemos abriu espaço para novas negociações e pode levar a ajustes na composição da aliança.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que a entrada do Podemos fortaleceria politicamente a candidatura de Wellington, mas também exigiria uma redistribuição dos espaços na chapa majoritária. A definição sobre quem ocupará a vaga de vice passou a integrar o centro das negociações entre os partidos.
Apesar da reavaliação, a tendência dentro do Novo ainda é manter Marcelo Maluf como prioridade para a indicação, enquanto o Podemos discute internamente os termos de uma eventual participação no projeto eleitoral.
A expectativa é que as decisões tomadas nas convenções e nas reuniões partidárias ao longo do dia sejam determinantes para o desenho final da aliança. Caso o Podemos confirme a adesão ao grupo de Wellington Fagundes, a composição da chapa poderá sofrer mudanças significativas, consolidando uma nova configuração para a disputa pelo Palácio Paiaguás nas eleições de 2026.
Fonte: Gazeta digital
-
MATO GROSSO7 dias atrásPaulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual
-
MATO GROSSO4 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirgínia Mendes divulga foto produzida de pré-candidata à Câmara Federal às vésperas das convenções partidárias
-
POLÍTICA MT2 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPP caminha para oficializar apoio a Pivetta e amplia pressão sobre convenção decisiva do União Brasil
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta

