POLÍTICA MT
ALMT homenageia chefes de cozinha em sessão especial no Sesc Arsenal
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quarta-feira (15), no Sesc Arsenal, em Cuiabá, sessão especial para homenagear chefes de cozinha, empresários, donos de restaurantes e representantes da classe gastronômica de Mato Grosso. As honrarias foram entregues pelo deputado Wilson Santos (PSB).
De acordo com o parlamentar, o setor da gastronomia gera 70 mil empregos e tem potencial de grande expansão em Mato Grosso. “Esse evento está em sua sexta edição. Daqui já surgiram ideias geniais, como projeto de lei que foi levado ao Senado a fim de normatizar a profissão de gastrônomo. São milhares de brasileiros que levam para casa o sustento do seu trabalho por meio da produção de alimentos, cada um com seu talento, além dos sabores de cada região”, enfatizou o deputado.
Wilson Santos destacou também a importância do Parlamento estadual em fazer essa merecida homenagem à cadeia produtiva da gastronomia. “A Assembleia Legislativa vem até o Sesc Arsenal há seis anos para homenagear essa classe trabalhadora, que gera empregos e nos alimenta com um dos maiores prazeres da vida que é a comida”, disse.
Alcir Viana é chefe de cozinha em Goiânia (GO). Um dos homenageados da noite, ele conta que é especialista em gastronomia PANC (planta alimentícia não convencional). “O que muitas vezes são descartados pela maioria dos cozinheiros eu aproveito. Aqui é a terra da soja, onde as pessoas conhecem as propriedades dos grãos, mas não sabem que as folhas dela também são comestíveis, assim também como a casca de batata e da cenoura. A gente faz aproveitamento desses alimentos, que são saborosos e nutritivos. Estamos fazendo um resgaste dos nossos ancestrais que utilizavam esses alimentos ricos em nutrientes”, contou.
Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA
A chefe de cozinha Carolina Luckmann destacou ser “ uma emoção muito grande ser reconhecida como esse prêmio importante para da gastronomia. Nossa empresa, o Pé de Cookie, teve início há três anos e foi em um momento muito difícil, pois, na época, precisamos superar alguns obstáculos. Hoje, estamos sendo reconhecidos e nossa empresa é um sucesso”, declarou.
Solidariedade – O coordenador da empresa Urbano Alimentos, Sidney César Viana da Silva, disse que muito além de receber o prêmio, a noite é também de anúncio de uma parceria entre a Federação Estadual do Comércio (Fecomércio) e o projeto Mesa Brasil para doação de alimentos aos desabrigados Rio Grande do Sul (RS). “Fico feliz em ser homenageado, mas, além disso, nossa empresa está fazendo a doação de uma tonelada de alimentos, entre arroz, feijão e massa, para contribuir com as pessoas vítimas do desastre ambiental no Rio Grande do Sul”, destacou.
O presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACCMT), Fábio Cruz, disse que sempre vem lutando pela classe, saudou o fortalecimento da categoria e agradeceu a Assembleia Legislativa pelo apoio.
Dia Nacional do Chefe de Cozinha – Comemorado dia 13 de maio, a data, criada pela associação brasileira da alta gastronomia em 1999, é uma oportunidade para reconhecer a contribuição dos profissionais da culinária para a cultura e economia do nosso estado.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Filho de Mauro Mendes obtém vitoria na Justiça contra portal de Antero
Sentença da 5ª Vara Cível de Cuiabá reconhece excesso em manchetes que associavam o empresário ao escândalo dos consignados, revoga proibição genérica de novas publicações e fixa indenização por danos morais.
A 5ª Vara Cível de Cuiabá julgou parcialmente procedente a ação movida pelo empresário Luís Antônio Taveira Mendes, filho do ex-governador Mauro Mendes, contra o portal Preto no Branco Jornal Eletrônico Ltda., em processo que discutia publicações relacionadas ao chamado escândalo dos empréstimos consignados em Mato Grosso.
De acordo com a sentença assinada nesta terça-feira (5), o magistrado entendeu que as reportagens abordavam tema de interesse público e, em sua essência, estavam inseridas no exercício legítimo da atividade jornalística. No entanto, concluiu que houve excesso na forma como algumas manchetes foram construídas, criando uma associação temporal entre o empresário e fatos ocorridos após sua saída do quadro societário da empresa mencionada nas reportagens.
Na decisão, o juiz destacou que a liberdade de imprensa é garantia constitucional e que não cabe censura prévia. Por esse motivo, revogou a tutela anteriormente concedida que impedia o veículo de se manifestar sobre o autor de forma ampla e genérica, entendendo que a medida configurava restrição incompatível com o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal.
Por outro lado, a sentença reconheceu que a estrutura narrativa utilizada em parte das publicações extrapolou os limites do dever de informar ao induzir o leitor à percepção de que Luís Antônio Taveira Mendes ainda mantinha vínculo com operações investigadas, quando os documentos do processo apontam que sua saída da sociedade teria ocorrido anteriormente aos fatos centrais mencionados nas matérias.
O magistrado também rejeitou as alegações da defesa sobre suspeição do juízo, afastou o pedido de reconhecimento de litigância de má-fé por parte do autor e entendeu que a responsabilização do veículo deveria ocorrer apenas em relação ao conteúdo considerado ilícito, preservando o direito da imprensa de tratar de assuntos de interesse coletivo.
Em razão do entendimento de que houve violação à honra objetiva do empresário pela forma de apresentação das manchetes, a Justiça julgou parcialmente procedente o pedido de indenização por danos morais. O processo tramitou na 5ª Vara Cível de Cuiabá e tem como partes Luís Antônio Taveira Mendes e o portal Preto no Branco Jornal Eletrônico Ltda.
-
MATO GROSSO5 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT2 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPP caminha para oficializar apoio a Pivetta e amplia pressão sobre convenção decisiva do União Brasil
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCidinho dos Santos liga por vídeo para Otaviano Pivetta e comunica aprovação unânime de seu nome na convenção do PP ao Governo de Mato Grosso – veja o video
-
POLÍTICA MT2 dias atrásFábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta

