CUIABÁ

POLICIAL

Polícia Civil investiga imobiliária suspeita de se apropriar de sinal pago por consumidores

Publicados

em

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), investiga uma empresa imobiliária, que atua em Cuiabá e Várzea Grande, suspeita de publicar anúncios de imóveis à venda por valores baixos.

Informações preliminares apuraram que a imobiliária seleciona clientes que não conseguirão obter financiamento bancário, cobra o sinal antecipadamente e, quando o cliente não obtém o dinheiro para comprar o imóvel, recusa-se a devolver o valor do sinal.

A suspeita é de que a empresa induz os consumidores a erro, por meio de anúncios publicados em redes sociais, selecionando clientes que sabidamente não possuem ganho suficiente ou comprovante de renda, têm restrições no nome ou que não possuem outras condições que as instituições bancárias exigem para realizar o financiamento de imóveis, aproveitando disso para se apropriar dos valores recebidos adiantadamente como sinal.

A Delegacia do Consumidor instaurou procedimento policial para apurar a denúncia de um consumidor que teria pago R$ 8 mil de sinal para a imobiliária, por uma casa de R$ 136 mil, e sem conseguir o financiamento bancário, não teria recebido o valor do sinal de volta.

Leia Também:  Polícia Militar lamenta falecimento do 3º sargento RR Pedro Grigorio de Aquino

Conforme o delegado da Decon, Rogério Ferreira, no início das investigações, os policiais civis descobriram que existem diversas reclamações, em avaliações da empresa por consumidores na internet, narrando a negativa em devolver o valor do sinal, após essas pessoas não terem obtido o financiamento.

“Se os indícios forem confirmados pela investigação, os corretores e responsáveis pela imobiliária podem responder por crime contra as relações de consumo, com pena de até 5 anos de prisão e multa, e até mesmo por associação ou organização criminosa, a depender dos fatos apurados”, completou Rogério Ferreira.

O delegado destaca também que a Delegacia do Consumidor orienta os consumidores mato-grossenses a sempre pesquisar a reputação das empresas com quem estão negociando nas avaliações do Google e em sites especializados na internet, a sempre refletirem muito e a conversarem com pessoas de sua confiança antes de entregar cópia de seus documentos pessoais ou de assinarem propostas ou contratos, além de nunca cederem a pressões, para fechar o negócio rapidamente, de vendedores, corretores ou de qualquer outra pessoa com quem estejam tratando de um financiamento, empréstimo ou da compra de qualquer outro produto ou serviço.

Leia Também:  Mulher envolvida em golpes pela internet é presa em flagrante em Cuiabá

Os consumidores que se sentirem lesados podem procurar a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, localizada na Avenida Gov. Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores), antigo CISC Planalto, bairro Carumbé, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h as 18h, ou podem registrar um boletim de ocorrência em qualquer Delegacia de Polícia ou por meio da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br)

Quem quiser fornecer maiores esclarecimentos sobre a forma de agir dos suspeitos, outras pessoas ou empresas envolvidas, a qualificação de eventuais vítimas ou outros detalhes sem se identificar, pode ligar para o número 197 da Polícia Civil e fazer uma denúncia anônima.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Lideranças pedem manutenção da decisão do prefeito para construir nova prefeitura em importante avenida de Sinop

Publicados

em

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, recebeu, ontem (05), das mãos de lideranças de bairros residenciais, sociedade civil e empresários sinopenses um estudo técnico sobre a construção da nova Prefeitura, bem como um ofício pedindo a manutenção da decisão em instalar a nova sede na Avenida Bruno Martini.

“Nós não estamos aqui para favorecer A ou B. Acreditamos que no coração da cidade, na Bruno Martini, seria o lugar mais apropriado. Nós temos uma área de 25 mil metros do outro lado da BR-163, que foi doado à prefeitura, mas nós temos essa área 39 de mil metros na Bruno Martini, que é também da prefeitura. Então, vamos sempre buscar pelo consenso. Agora, vou chamar os empresários [que apoiam a construção na Avenida Alexandre Ferronato] e, com o respeito que eu tenho por eles, vou explicar sobre esse pedido, de que tanto o pessoal de bairros, quanto empresários e comerciantes estão pedindo que a nova prefeitura fique nesta região”, detalhou o prefeito.

A nova sede da prefeitura está projetada para ser construída em uma área institucional localizada na avenida Bruno Martini. Porém, há algumas semanas, um grupo solicitou ao Executivo a possível alteração do projeto original, que já estava definido, para instalação em uma área institucional na avenida Alexandre Ferronato, nas proximidades do Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Leia Também:  Adolescente é apreendido em flagrante com porções de maconha em Lucas do Rio Verde

O estudo técnico foi apresentado pelo empresário Tárcio Lopes, que enfatizou aspectos importantes como mobilidade, acessibilidade e acesso a serviços públicos para a manutenção da decisão de construção da nova sede. “Recentemente, fomos informados de que havia um grupo de pessoas mobilizadas para poder levar o local da Prefeitura para o outro lado, que era Alexandre Ferronato. Nesse sentido, a nossa preocupação, quando conversamos com algumas lideranças, foi entender quais são os critérios técnicos importantes a serem considerados na decisão, que é uma escolha importante, para que não ficasse grupos com interesses pessoais dos dois lados. Então, nós fomos ouvir a população e nós fomos pesquisar e, os critérios que nós identificamos como os cruciais para uma escolha estão relacionados à mobilidade urbana”, pontuou Tárcio.

Para a Vera Lúcia, moradora do Jardim Jequitibás e representante do bairro, é importante levar em consideração a decisão da população. “Nós conversamos e todos preferem a prefeitura no lado de cá (Bruno Martini), por causa do movimento, das pessoas idosas. Nós trouxemos, hoje, 26 representantes dos bairros. A gente espera que a prefeitura seja construída do lado de cá”, disse.

Leia Também:  Em Sorriso-MT, ação integrada entre PRF e PM-MT retira de circulação homem que dirigia perigosamente e embriagado

Ao todo, representantes de mais de 20 bairros participaram do encontro com o chefe do Executivo Municipal e assinaram o ofício com a solicitação.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA