POLICIAL

Polícia Civil divulga 6ª Edição de Anuário com análise sobre violência doméstica na Capital

A Polícia Civil concluiu o Anuário 2022 da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, que traz o relatório estatístico e análise dos atendimentos realizados pela unidade durante o ano passado. A análise mostra que foram atendidas 6.081 mulheres pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e o Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá.

O documento descreve o perfil das vítimas atendidas, número de ocorrências registradas de crimes de violência doméstica, bairros de maior incidência, perfil de agressores e atendimentos realizados.

Também é traçado o “Perfil Psicológico das Vítimas” que buscaram ajuda ou orientação, após sofrerem algum tipo de violência. O perfil é feito por meio de estudo realizado pela profissional que faz o acolhimento psicológico às mulheres atendidas na unidade policial.

O Anuário 2022 compreende ainda levantamentos de dados das ocorrências quanto aos dias da semana com maiores índices de registros, horário dos fatos de maior incidência, bairros contendo maior número de registros e outras informações quanto às vítimas que procuraram a Delegacia, como a idade, cor declarada, profissão, números de filhos da união com o autor, vínculo com o autor no momento do registro e outras peculiaridades.

Leia Também:  PM prende dois homens por tráfico de drogas e apreende mais de R$ 2 mil

Perfil dos autores

Além da análise das vítimas, o estudo traça o perfil do autor da violência doméstica, familiar e sexual, a partir das declarações da vítima, bem como o pós-atendimento que resulta em medidas protetivas, dispositivo eletrônico (botão do pânico), visitas domiciliares, entre outros.

A delegada titular da DEDM de Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, destaca a importância do documento, que está na sexta edição, como uma referência para o conhecimento sobre vítimas atendidas na Capital. Conforme ela, a produção do Anuário demonstra o comprometimento do trabalho desenvolvido pela delegacia para a efetividade das políticas de segurança em torno do enfrentamento da violência contra a mulher na Capital.

“O Anuário 2022 demonstra o quanto a Polícia Civil está engajada no combate à violência contra a mulher, e apresenta importantes dados, capazes de nortear ações e tomadas de decisões por parte dos poderes públicos”, pontua a delegada.

A metodologia utilizada seguiu os moldes anteriores, compreendendo estatísticas sobre a ocorrência registrada e as descrições fornecidas pela vítima, além do resultado das providências adotadas liminarmente após o pronto atendimento.

Leia Também:  Homem é preso por violência doméstica e porte ilegal de arma

Números

Já em relação às ocorrências registradas, o mês de maior incidência de crimes de violência contra a mulher foi setembro, com 566 atendimentos, o que representou 9,3 % do total de 2022. Março foi o segundo mês com 8,9% do total de ocorrências.

Domingo continua sendo o dia da semana com a maior parte dos registros, com 15,1 % das ocorrências.

Entre os crimes mais denunciados pelas vítimas, a ameaça ocupa o primeiro lugar das naturezas criminais, concentrando 24% dos registros, seguido de injúria com 17,9%.

Já os três bairros com maior número absoluto de registros de violência doméstica são o Dom Aquino, Pedra 90 e Jardim Imperial, respectivamente. Acesse o ANUÁRIO 2022 completo e conheça todos os números levantados e as análises.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado contra homem condenado por furto qualificado

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Dom Aquino com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, prendeu nesta quarta-feira (17.6), um homem condenado pela Justiça.

O foragido, de 32 anos, estava com a prisão definitiva pelo crime de furto qualificado, expedida pela pela Terceira Vara Criminal da Comarca de Jaciara. A prisão ocorreu na cidade de Dom Aquino.

O mandado judicial foi decretado em razão de condenação com trânsito em julgado, bem como o condenado possuía pena remanescente de mais de 5 anos de reclusão a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A ação é resultado de um trabalho integrado entre as unidades policiais, e envolveu levantamento de inteligência, análise de informações e diligências investigativas voltadas à localização do foragido.

Os policiais da DERF de Rondonópolis atuaram no apoio investigativo, realizando o levantamento de dados e a produção de informações estratégicas que subsidiaram a ação operacional.

Com o mandado de prisão em mãos e após a identificação do endereço do procurado, os policiais civis da Delegacia de Dom Aquino realizaram a abordagem logo após o procurado sair da residência.

Leia Também:  Polícia Civil incinera uma tonelada de drogas em Cáceres

Na ocasião, o homem tentou fugir pulando o muro dos fundos do imóvel. Imediatamente, os investigadores iniciaram acompanhamento tático e conseguiram prendê-lo, frustrando a tentativa de evasão.

Após a prisão, o condenado foi conduzido para os procedimentos cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.

A ação evidencia a importância do trabalho investigativo e da integração entre as unidades da Polícia Civil, reforçando o compromisso da instituição com o cumprimento das decisões judiciais, a localização de foragidos e a promoção da segurança pública.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA