POLICIAL

Operação desarticula esquema milionário de sonegação de ICMS no setor pecuário

A Polícia Civil de Mato Grosso em apoio ao Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) de Rondônia cumpriu ordens judiciais na Operação Ganatum deflagrada, nesta quarta-feira (8.4), para desarticular um esquema estruturado de sonegação fiscal de ICMS no setor pecuário.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 14 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, municípios de Alvorada do Oeste, Colorado do Oeste, Presidente Médici e Seringueiras, em Rondônia, e de Araputanga, Jauru, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos, no Estado de Mato Grosso.

A operação deflagrada pelo Cira de Rondônia com apoio do Cira de Mato Grosso contou com o apoio operacional da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz) e da Diretoria do Interior, com auxílio das equipes policiais das delegacias dos municípios onde foram cumpridos os mandados.

A investigação apura a simulação de operações comerciais envolvendo cerca de 30 mil cabeças de gado entre produtores rurais de Rondônia e destinatários localizados no Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Sinop participa de Conferência Estadual de Saúde para debater melhorias nos serviços ofertados

Segundo os indícios reunidos, o esquema se valia da emissão de documentos fiscais ideologicamente falsos e da utilização de pessoas interpostas para ocultar os reais operadores e beneficiários das transações.

As apurações apontam que propriedades rurais eram utilizadas para conferir aparência formal de regularidade a negócios incompatíveis com a efetiva dinâmica da circulação do rebanho. Até o momento, a movimentação financeira já identificada supera R$ 44 milhões, com prejuízo tributário lançado superior a R$ 7 milhões, conforme autos de infração e certidões de dívida ativa já formalizados.

Apurações em curso no âmbito da Secretaria de Estado de Finanças, contudo, indicam que tanto o volume comercializado quanto o valor do tributo devido poderão ser ainda mais expressivos. Nesse contexto, a operação também tem por finalidade conferir maior clareza à identificação dos envolvidos, à estrutura de atuação e à real dimensão econômica das operações investigadas.

Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos, além de deferidas medidas de constrição patrimonial, abrangendo valores, veículos, imóveis, ativos mobiliários e criptoativos, em montante correspondente ao dano apurado. Na cidade de Jauru, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Leia Também:  PM prende suspeitos de destruir câmeras do Vigia Mais MT em duas cidades

Nome da operação:

Ganatum faz referência à ideia de ganho e lucro, em associação ao contexto da fraude investigada e à atividade pecuária.

A ação foi executada de forma integrada pelo CIRA, com a participação do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia, da Procuradoria-Geral do Estado, da Polícia Civil de Rondônia e da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

A operação reforça o compromisso institucional com o combate à fraude fiscal estruturada, a tutela da ordem tributária e a recuperação de ativos públicos, mediante atuação articulada, técnica e estratégica dos órgãos envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLICIAL

PM prende dois suspeitos de tentativa de furto de gado e homicídio em Porto Estrela

Policiais militares do 7º Comando Regional prenderam em flagrante, na manhã desta sexta-feira (29.5), dois homens, de 21 e 26 anos, suspeitos de tentativa de homicídio e furto de gado, em Porto Estrela (a 181 km de Cuiabá).

Conforme o relato da vítima, ao chegar em sua propriedade rural, localizada na Comunidade PA-22, ela se deparou com dois homens em atitude suspeita. Questionados sobre o motivo de estarem no local, eles alegaram que haviam sido contratados para ajudar no carregamento de gado.

A vítima desconfiou da versão apresentada, já que não havia nenhuma negociação em andamento. O homem se afastou dos suspeitos e entrou em contato com a Polícia Militar de Mato Grosso. Neste momento, um dos envolvidos sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra o proprietário da fazenda. O homem conseguiu correr em direção ao curral.

Na sequência, os suspeitos renderam um funcionário da propriedade, que foi amarrado e teve a moto roubada. A dupla fugiu em direção à MT-343, em direção ao município de Porto Estrela.

Leia Também:  Casal é preso com armas de fogo e porções de drogas em Sorriso

Os policiais militares de Porto Estrela e da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Barra do Bugres reforçaram o patrulhamento tático no município, localizaram os suspeitos e realizaram a abordagem.

À PM, eles confessaram que pretendiam furtar o gado e que foram levados até o local por um terceiro indivíduo. O comparsa não foi identificado até o momento. A dupla foi conduzida à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA