POLICIAL

Integrantes de associação criminosa alvo da Operação Nove Eixos são condenados a 16 anos de prisão

Nove integrantes de uma associação criminosa alvo da Operação Nove Eixos, deflagrada no mês de julho de 2022, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop (499 km ao norte de Cuiabá) foram condenados pela Justiça pela atuação em roubos de cargas de soja na região norte do estado.

Os dois líderes da organização foram condenados, cada um, a 16 anos de reclusão e os outros sete integrantes do grupo criminoso receberam sentenças que variam de 9 a 15 anos de prisão.

A operação foi deflagrada no mês de julho de 2022 para cumprimento de 11 ordens judiciais, resultando na prisão de sete investigados. Um dos mandados foi cumprido na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá e outro na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis.

O alvo apontado como um dos líderes da organização criminosa teve o mandado de prisão cumprido na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Várzea Grande. Nas investigações, ficou comprovado que o suspeito, de dentro do presídio, era o responsável por ordenar os roubos de carga, praticado por outros membros do grupo criminoso, que estavam em liberdade.

Leia Também:  Polícia Civil apreende quatro menores em segunda fase de operação que apura homicídio de jovem em Guiratinga

Do lado de fora do presídio, os demais membros da facção tinham funções distintas como articular os crimes, vender as cargas roubadas e recrutar criminosos para executar os assaltos.

O delegado responsável pelas investigações, Victor Hugo Caetano de Freitas, destacou que a Operação Nove Eixos permitiu colher informações necessárias que levaram à prisão dos líderes dos roubos, que foram pegos nos meses seguintes.

“Durante os trabalhos foram levantadas informações contundentes para a condenação dos integrantes da quadrilha que agiram em, pelo menos, seis roubos de carga na região norte no ano de 2022. Após a condenação chegamos a conclusão que as investigações foram cruciais desarticulação do principal grupo criminoso envolvido em roubos de cargas no norte do estado, já que depois da operação esse tipo de crime reduziu drasticamente”, disse.

Um dos líderes da facção, preso na operação, estava recolhido na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, em Sinop, porém fugiu da unidade, no mês de julho, deste não. No processo, além da condenação dos investigados, a juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, expediu o mandado de recaptura do condenado, que entrou para a lista dos foragidos da Justiça de Mato Grosso.

Leia Também:  Homem com mandado de prisão é preso em Barra do Garças

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil prende em flagrante vizinho por feminicídio de jovem em Tangará da Serra

O autor de crime de estupro e feminicídio contra uma jovem, de 23 anos, em Tangará da Serra, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (12.5), em investigações conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Municipal e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município. O suspeito, de 35 anos, era vizinho da vítima e responderá pelo crime de feminicídio e também por estupro.

A vítima Clara Vitória da Silva teve o corpo localizado na manhã de terça-feira (12), em sua residência, no bairro Vila Esmeralda. No local, os policiais constataram a extrema violência empregada contra a vítima, que apresentava graves lesões contusas na região da cabeça, além de indícios de violência sexual.

Durante os levantamentos preliminares, testemunhas relataram que tiveram contato com a vítima até por volta das 21 horas, momento em que ela deixou de responder às mensagens. A partir das 22 horas, o telefone da jovem já não recebia mais chamadas ou mensagens.

Com base nas informações, os investigadores cruzaram dados com registros captados por câmeras de segurança da vizinhança, identificando sons compatíveis com agressões físicas entre 21h15 e 21h50, período que coincide com a interrupção da comunicação da vítima.

Leia Também:  Delegado afirma que fraudes em contratos dos consignados ocorreram na relação entre empresa e servidor

Após análise de mais de 15 horas de imagens de monitoramento, os policiais identificaram um homem circulando pela região, que foi flagrado arremessando objetos sobre o muro de uma oficina mecânica próxima à residência da vítima. No local indicado pelas imagens, a equipe encontrou dois aparelhos celulares danificados, uma cédula de R$ 50 e um cartão bancário em nome do esposo da vítima.

A análise técnica das imagens demonstrou ainda que o suspeito não deixou o perímetro da rua, restringindo sua localização a uma das três residências existentes no trecho monitorado, entre elas a casa do investigado, situada em frente à residência da vítima. Com a possível identificação dos suspeitos, os policiais descobriram que dias antes do crime, o suspeito havia enviado mensagens de conteúdo obsceno para a vítima, para causar temor.

Diante dos indícios reunidos, os policiais seguiram até a residência do suspeito, onde localizaram as roupas utilizadas no momento do crime, conforme registrado pelas câmeras de segurança. A camiseta branca apresentava sinais de lavagem recente, porém ainda possuía vestígios semelhantes a sangue.

Leia Também:  Faccionado foragido da Justiça e com 22 passagens criminais é preso pela Força Tática

Considerando os elementos apurados durante a investigação, a posse de objetos relacionados à vítima e as evidências encontradas na residência, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis. O aparelho celular do investigado também foi apreendido e será analisado no decorrer das investigações.

O flagrante foi lavrado na Delegacia de Tangará da Serra, sendo posteriormente, o suspeito colocado à disposição da Justiça. O procedimento foi encaminhado à Delegacia Especializada da Mulher do Município para continuidade das investigações em inquérito policial.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA