POLÍCIA FEDERAL
PF promove mais de 190 ações de repressão e prevenção no Maio Laranja e alcança mais de 18 mil pessoas
Brasília/DF. A Polícia Federal realizou, ao longo do mês de maio, uma série de ações de repressão, prevenção e conscientização em referência ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
No eixo repressivo, a instituição coordenou a Operação Nacional Proteção Integral IV, deflagrada de forma simultânea em todo o país e realizada em conjunto com as Polícias Civis estaduais. A operação alcançou todas as unidades da Federação, com o cumprimento de 157 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão preventiva, totalizando 174 ordens judiciais. A ação mobilizou 736 policiais e resultou em 44 prisões em flagrante, 13 prisões preventivas cumpridas, resgate de cinco vítimas e apreensão de dois menores.
As investigações que subsidiaram a operação tiveram origem em diferentes frentes de atuação, incluindo denúncias, monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos, cooperação policial internacional e informações obtidas por meio do sistema RAPINA, ferramenta utilizada no enfrentamento aos crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
No campo educativo, a Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil promoveu cursos especializados voltados à formação de voluntários do Projeto Guardiões da Infância e à capacitação de policiais federais responsáveis por investigações da área. Também foi lançado o material educativo Guardiões da Infância em Cordel – Volume 2, destinado à orientação de famílias, educadores e responsáveis sobre os riscos presentes no ambiente digital e as formas de proteção de crianças e adolescentes.
Prevenção
No eixo preventivo, o destaque foi a atuação dos policiais federais voluntários do Projeto Guardiões da Infância. Mesmo atuando em áreas operacionais e investigativas distintas, esses servidores dedicaram parte de seu tempo à realização de palestras e ações socioeducativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Durante o Maio Laranja, foram promovidas 187 atividades em 45 municípios de 15 estados, alcançando 18.263 pessoas entre estudantes, pais, responsáveis, educadores e integrantes da rede de proteção.
A mobilização demonstra a capilaridade do projeto e a importância da prevenção como ferramenta complementar às ações de investigação e repressão, contribuindo para ampliar o acesso à informação e fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em diferentes regiões do país.
Outro marco do período foi a implementação do Centro Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente, criado em cumprimento à legislação conhecida como ECA Digital. A nova estrutura será responsável pelo recebimento, validação e tratamento de comunicações relacionadas a conteúdos de aparente exploração sexual, sequestro e aliciamento de crianças e adolescentes identificados por provedores de serviços de tecnologia.
Ao longo do mês, a Polícia Federal atuou de forma integrada em ações de investigação, capacitação e prevenção, reunindo esforços de diferentes unidades e servidores em iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes e ao enfrentamento dos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate garimpo ilegal e apreende maquinário no sudoeste do Pará
Itaituba/PA. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta segunda-feira (8/6) a Operação Rota do Ouro para combater a atividade de garimpo ilegal no município de Novo Progresso.
As investigações apontam que a área fiscalizada pode ter sido responsável pela extração clandestina de aproximadamente 80 kg de ouro nos últimos três anos.
Durante a ação, foram apreendidas três escavadeiras hidráulicas em operação no garimpo ilegal e uma caminhonete utilizados no apoio logístico da atividade criminosa. Também foram constatados indícios de exploração em área de preservação permanente e de reserva legal.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União, extração ilegal de recursos minerais e dano ambiental. As investigações prosseguem para identificar todos os responsáveis pela atividade ilícita e os destinatários do minério extraído.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições

