POLÍCIA FEDERAL

PF prende homem em flagrante por abuso sexual infantojuvenil no Rio Grande do Sul

Uruguaiana/RS. A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (12/1), um mandado de busca e apreensão, no município de Alegrete/RS, em combate ao crime de abuso sexual infantojuvenil. 

Na ação, um aparelho celular em posse do investigado foi apreendido e, em análise preliminar, constatou-se a existência de expressivo acervo de arquivos contendo cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Foram verificados, ainda, indícios de possível produção de material dessa natureza.

Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e o aparelho celular apreendido e seu conteúdo serão submetidos à perícia técnica especializada.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional, em que permanecerá à disposição da Justiça.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Leia Também:  PF apreende 240 kg de agrotóxicos contrabandeados da Bolívia

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar a crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Uruguaiana/RS
Fone: (55) 3414-9000

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF, Receita e MPF combatem extração ilegal de ouro em terra indígena de Mato Grosso

Cuiabá/MT. A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18/8), em conjunto com a Receita Federal do Brasil e o Ministério Público Federal, a Operação Solo Sagrado, destinada a desarticular uma organização criminosa investigada pela extração ilegal de ouro na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, e pela posterior inserção do minério no mercado formal.

A atuação conjunta permitiu o cruzamento de informações policiais, bancárias, fiscais, patrimoniais e telemáticas, revelando uma estrutura criminosa que atuava desde o financiamento e o suporte logístico à atividade garimpeira até a circulação e a comercialização do ouro.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, além de medidas de afastamento dos sigilos bancário e fiscal e de sequestro de bens e valores, determinadas judicialmente.

Mais de R$ 3,5 milhões foram identificados em recebimentos provenientes de instituições de pagamento e empresas de serviços digitais, estruturas que, segundo a investigação, podem ter sido utilizadas para dificultar o rastreamento da origem e do destino dos recursos.

A dimensão da estrutura operacional foi confirmada durante fiscalização realizada na Terra Indígena Sararé, ocasião em que uma escavadeira hidráulica pertencente a uma das empresas investigadas foi localizada em plena atividade de garimpo ilegal. O equipamento foi apreendido e inutilizado no local, tendo sido posteriormente aplicada multa administrativa superior a R$ 3 milhões.

Leia Também:  PF prende em homem com quase 200 canetas emagrecedoras no aeroporto de Brasília

A participação da Receita Federal do Brasil e do Ministério Público Federal foi fundamental para o aprofundamento das análises patrimonial e fiscal, além da integração dos elementos produzidos durante a investigação e a adoção das medidas judiciais necessárias à desarticulação da estrutura criminosa.

A investigação permanece em andamento, e o material apreendido será submetido a análise técnica pela Polícia Federal e pelos órgãos parceiros, podendo resultar na identificação de outros envolvidos e na adoção de novas medidas judiciais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
[email protected]
(65) 99284-8987
Instagram: @policiafederal_mt

 

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA