POLÍCIA FEDERAL

PF investiga tráfico internacional de órgãos humanos


 Manaus/AM – A Polícia Federal deflagrou hoje (22/2) a Operação Plastina, para investigar fatos relacionados a possível prática do crime de tráfico internacional de órgãos humanos.

A ação da PF visa cumprir 2 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da SJAM, sendo um na residência do investigado e outro no Laboratório de Anatomia de uma Universidade do Estado. Também foi cumprido um mandado de afastamento de função pública.

Segundo as investigações, o suspeito enviou órgãos humanos plastinados para Cingapura. A plastinação é um procedimento técnico e moderno de preservação de matéria biológica. Ele consiste basicamente em extrair os líquidos corporais (água e soluções fixadoras) e os lipídios, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas plásticas, como silicone, poliéster e epóxi, resultando em tecidos secos, inodoros e duráveis.

Há indícios de que foi postada uma encomenda, contendo uma mão e três placentas de origem humanas, de Manaus para Cingapura, cujo destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de origem humana.

Leia Também:  Operação Porto Abandonado desarticula organização criminosa voltada à prática do tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.

O nome da operação é uma alusão ao procedimento utilizado pelo investigado para conservar os órgãos traficados.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

Instagram: @pfmazonas

Facebook: /pfamazonas

 Youtube: /pfamazonas

 Twitter: /pfamazonas

 [email protected]

 www.pf.gov.br

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF e PM/AL destroem 2,8 mil pés de maconha e cumprem 22 mandados de busca em Alagoas e Pernambuco

Maceió/AL. Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar de Alagoas erradicou mais de 2.800 pés de maconha e cumpriu 22 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram nas cidades de Delmiro Gouveia e Coruripe, em Alagoas, e Salgueiro e Cabrobó, em Pernambuco.

​Durante a operação, os policiais destruíram plantações ilícitas e apreenderam equipamentos usados no tráfico, além de outros materiais que ajudarão nas investigações

​O principal objetivo da ação é identificar os responsáveis pelo fornecimento e distribuição de drogas em Alagoas. 

Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas
E-mail: [email protected] /[email protected]
Instagram: @pfalagoas
Telefones: (82) 9.9327-7671 / (82) 9.9107-2214
(82) 3216-6723 / 6823

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF, em ação conjunta com a RFB, o BPFron e o BPMOA, apreende carga de cigarros contrabandeados
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA