POLÍCIA FEDERAL

PF, ICMBio e FUNAI desmantelam garimpo ilegal em leitos de rios da Amazônia

Manaus-AM. A Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), entre os dias 22 e 30/7, deflagram a operação Kampô, para combater a mineração ilegal na bacia hidrográfica dos rios Jutaí, Bóia e Igarapé Preto, no município de Jutaí/AM.

O principal objetivo é interromper as atividades de mineração ilegal que vinham sendo praticadas na região, as quais causam severos danos ao meio ambiente e afetam diretamente a qualidade de vida das comunidades e povos tradicionais. Dentre os impactos ambientais identificados, destaca-se a degradação da calha do rio Jutaí e de seus afluentes, assoreamento, lançamento de sedimentos e rejeitos contaminados por mercúrio, substância tóxica utilizada no processo de extração de ouro.

Até o momento, foram inutilizados e apreendidos, de acordo com os critérios previstos em normativos ambientais, diversos equipamentos empregados na lavra ilegal, como 16 dragas, 4 mil litros de combustível, 5 rebocadores, 2 embarcações regionais, 6 voadeiras, frascos de mercúrio, 4 motores de popa, 3 inversores, carregador de bateria e 2 redes de comunicação (Starlink). Além disso, foram arrecadados documentos e registros que poderão subsidiar futuras investigações criminais voltadas à identificação dos responsáveis pela atividade ilícita e à responsabilização penal, civil e ambiental.

Leia Também:  PF prende foragido da Justiça pelo crime de abuso sexual infantojuvenil no PR

Durante a operação, que segue os protocolos de manejo da fauna, o Instituto de Meio Ambiente da Biodiversidade (IMBio) realizou a soltura de diversos espécimes da fauna silvestre, incluindo 4 tracajás, 2 tartarugas centenárias e um exemplar de iaçá. Os animais haviam sido encontrados em posse de garimpeiros e pertencem a espécies classificadas como ameaçadas de extinção, conforme listas oficiais de conservação.

A operação contou com o suporte da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), que congrega esforços dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e dos outros oito países que também possuem a Floresta Amazônica em seus territórios.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF e PM/AM prendem foragido por latrocínio no Amazonas

Teresina/PI. A Polícia Federal, em ação conjunta a ROCAM do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas, cumpriu, nesta terça-feira (18/8), mandado de prisão em desfavor de um piauiense condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão pelo crime de latrocínio.

O foragido foi localizado no município de Manaus/AM. O crime ocorreu na cidade de Codó/MA, no ano de 2012, onde, segundo as investigações, o indivíduo, juntamente com outras três pessoas, participou de um roubo durante o qual a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo e morreu em decorrência dos ferimentos.

Após a captura, o preso foi submetido aos procedimentos de praxe e permanecerá à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

[email protected] (86) 3089-9960

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF e Receita Federal apreende pasta base
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA