POLÍCIA FEDERAL

PF e SENAD iniciam no Paraguai a 54ª fase da Operação Nova Aliança

Assunção (Paraguai) – A Polícia Federal brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) iniciaram, nesta segunda-feira (6/4), a 54ª fase da Operação Nova Aliança, uma das mais importantes iniciativas de cooperação internacional no combate ao narcotráfico na América do Sul. A ação conta ainda com o apoio da Força-Tarefa Conjunta e do Ministério Público do Paraguai.

Esta é a primeira etapa operacional de 2026 e reforça o compromisso bilateral no enfrentamento ao crime organizado transnacional, especialmente nas áreas de fronteira utilizadas para o cultivo e a produção de drogas ilícitas.

Criada em 2012, a Operação Nova Aliança já contabiliza 53 fases realizadas, com resultados expressivos no combate ao cultivo ilegal de cannabis. Ao longo desse período, foram erradicados aproximadamente 14 mil hectares de plantações ilícitas e destruídas mais de 45 mil toneladas de maconha.

Em 2025, a operação registrou um recorde histórico com a erradicação de 5.464 toneladas de maconha, reforçando o impacto da cooperação entre Brasil e Paraguai na redução da oferta de drogas na região.

Leia Também:  FICCO/GO e Polícia Penal investigam "pombo-correio" de facção criminosa

Ações operacionais

Nesta nova fase, as forças de segurança concentram suas atividades no departamento de Canindeyú, no Paraguai, área conhecida pela presença de grandes cultivos ilegais de cannabis.

As equipes realizam operações de localização, erradicação e destruição de plantações ilícitas, além da desarticulação de estruturas utilizadas pelo narcotráfico para produção e armazenamento da droga.

A operação também inclui um importante eixo de cooperação técnico-científica entre os países. Peritos Criminais Federais do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC/DITEC/PF) atuam em conjunto com especialistas do Laboratório Forense e do Centro de Evidências da SENAD, realizando a coleta e análise de amostras de plantas e solo nas áreas de erradicação.

Esses estudos contribuem para subsidiar investigações criminais e fortalecer a produção de provas periciais em processos relacionados ao narcotráfico.

Recuperação ambiental

Além das ações repressivas, a operação incorpora iniciativas de recuperação ambiental. Por meio da Operação Restaurar, conduzida pelo Instituto Nacional de Florestas do Paraguai (INFONA), áreas degradadas pelo cultivo ilícito passam por processos de restauração ecológica.

Leia Também:  PF e BPFRON aprendem veículo carregado com cigarros

Com mais de uma década de atuação conjunta, a Operação Nova Aliança consolidou-se como um marco da cooperação entre Brasil e Paraguai no enfrentamento ao narcotráfico.

A 54ª fase da operação reafirma a importância da integração entre instituições de segurança e justiça para reduzir a oferta de drogas ilícitas, enfraquecer o crime organizado e promover a segurança regional, além de contribuir para a proteção da saúde pública e do meio ambiente.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF efetua prisão por porte ilegal de arma de fogo no Aeroporto do Galeão/RJ

Rio de Janeiro/RJ. Nesta quarta-feira (5/8), a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, durante procedimentos de embarque de um voo que sairia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Durante fiscalizações de rotina, policiais federais identificaram um revólver calibre .32 e seis munições em meio à bagagem do passageiro. Após a constatação da ausência de autorização para posse ou porte da arma, foi efetuada a prisão em flagrante. O homem pretendia embarcar em um voo com destino a Curitiba.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde foi indiciado. Ele poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O revólver e as munições localizadas foram apreendidos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  FICCO/GO e Polícia Penal investigam "pombo-correio" de facção criminosa
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA