POLÍCIA FEDERAL
Operação desarticula organização criminosa especializada em contrabando de cigarros
São Luís/MA – Na manhã desta quinta-feira, 01/12, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Melicertes, com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, contra grupo especializado no contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro.
A investigação foi iniciada no ano de 2020, após a prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de, aproximadamente, 5 mil carteiras de cigarros de origem estrangeira, realizada pela Polícia Militar do estado do Maranhão, na região do município de Bequimão/MA.
A Polícia Federal deu continuidade à investigação e, no dia 28/04/2021, foi deflagrada a primeira fase da Operação Melicertes, oportunidade em que foram cumpridos quatro mandados de prisão e onze mandados de busca e apreensão, com o emprego de 52 policiais federais.
Na ocasião, foram angariados vastos elementos informativos, sobretudo documentos e mídias, que após analisados, confirmaram não somente a participação dos investigados nos crimes apurados, mas, sobretudo, foi possível identificar outros atores que, de maneira ordenada, formam uma rede criminosa caracterizada pela divisão de tarefas, cujo objetivo é a obtenção de lucro com a venda de cigarros contrabandeados.
A segunda fase da Operação Melicertes é direcionada para esses novos atores que foram identificados, os quais exercem funções relevantes dentro da organização criminosa, relacionadas a financiamento, logística e lavagem de dinheiro.
O grupo criminoso utiliza pistas clandestinas para pouso de aeronaves, bem como portos clandestinos localizados na costa maranhense, para descarregar cigarros estrangeiros vindos do Suriname e Paraguai. Em seguida, abastecem caminhões do tipo “baú” e distribuem a carga ilícita para regiões do estado do Maranhão e para outros estados do Nordeste.
Além dos mandados de prisão e busca, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros em desfavor de dois dos investigados e de duas empresas, supostamente utilizadas para lavar dinheiro do grupo, além do sequestro de veículos de luxo registrados em nome das referidas pessoas.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Luís/MA, Paço do Lumiar/MA, Imperatriz/MA, Trizidela do Vale/MA, Bernardo do Mearim/MA, Teresina/ PI, Amontada/CE e Fortaleza/CE, tendo sido empregado um efetivo de 59 policiais federais.
Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a vinte e três anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 31315105 / (98) 991286428
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF incinera 560 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas em Nova Odessa/SP
Campinas/SP. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (18/6), a incineração de 560 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas, em continuidade às ações estratégicas de repressão ao tráfico de entorpecentes.
Foram destruídas cargas de cocaína, maconha, haxixe e MDMA, além de anabolizantes e medicamentos apreendidos em 240 ocorrências registradas nos anos de 2025 e 2026, com predominância de casos deste ano.
Parte das apreensões decorreu das ações de fiscalização realizadas pela Receita Federal no fluxo de encomendas postais. Outra parcela foi resultado de prisões em flagrante efetuadas pela Polícia Federal durante inspeções de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP.
Todas as ocorrências originaram procedimentos investigativos voltados à identificação dos responsáveis pelos ilícitos.
Esta foi a segunda incineração realizada pela Polícia Federal em Campinas em 2026. A destruição ocorreu em uma empresa localizada em Nova Odessa/SP, sob rígidos protocolos de segurança e com acompanhamento da Vigilância Sanitária, além da utilização de equipamentos de proteção individual pelos participantes da ação.
Comunicação Social
Delegacia de Polícia Federal em Campinas
(19) 3345-2260
@pfsaopaulo
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

