NACIONAL

Silvio Costa Filho participa de seminário sobre diretrizes globais para portos e hidrovias

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na manhã desta terça-feira (10), em Brasília, da cerimônia de abertura do Seminário PIANC Brasil: Diretrizes Globais e Desafios Nacionais, encontro que reúne especialistas, autoridades e representantes do setor de portos e hidrovias para discutir o impacto das resoluções internacionais na infraestrutura portuária e hidroviária brasileira.

Realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o seminário promove um espaço de troca de experiências entre especialistas nacionais e internacionais sobre planejamento de projetos marítimos, desenvolvimento de hidrovias e sustentabilidade no transporte aquaviário. A programação do evento segue ao longo desta terça-feira com painéis técnicos voltados ao debate de boas práticas e desafios da navegação no Brasil.

Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho ressaltou o papel do modal hidroviário na redução de custos, na transição energética e no fortalecimento da competitividade brasileira. “Discutir as hidrovias do Brasil é algo muito relevante pois dialoga com a transição energética, dialoga com a descarbonização, com a agenda da sustentabilidade, com a segurança hídrica e com o fortalecimento de nossa competitividade, já que, a cada 25 barcaças nos rios, estamos tirando mais de 500 caminhões das estradas e reduzindo em quase 40% o curso logístico do país”, disse.

Leia Também:  Mutirão da Previdência Social realiza 3.300 perícias médicas neste fim de semana; confira vagas

Cooperação técnica internacional
O encontro é promovido pela Pianc Brasil, seção nacional da Associação Mundial de Infraestruturas de Transporte Aquaviário (Pianc), organização internacional que reúne especialistas e instituições dedicadas ao desenvolvimento e à modernização da infraestrutura portuária e hidroviária em diversos países.

Na abertura do evento, o presidente da Pianc Brasil, Ricardo Falcão, destacou o papel da entidade na promoção de conhecimento técnico e no intercâmbio de experiências internacionais para políticas e projetos de infraestrutura aquaviária. “A Pianc atua como um fórum global de excelência técnica, reunindo especialistas de diferentes países para discutir soluções e boas práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura aquaviária”, afirmou.

A mesa de abertura contou também com a participação de Francisco Esteban Lefler, presidente da Poanc Internacional; Frederico Dias, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Sérgio Gago Guida, contra-almirante da Marinha, representando a Diretoria de Portos e Costas; Bruno Fonseca de Oliveira, presidente da Praticagem do Brasil; Marcelo Davi Gonçalves, desembargador do Tribunal Marítimo; e Luiz Fernando Garcia da Silva, presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). 

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Leia Também:  Belém ganha rede de "Info Zones" para receber visitantes da COP30; veja onde estarão os pontos de apoio

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Obras no Aeroporto do Recife e entorno serão acompanhadas por grupo com prefeitura, concessionária e MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, participou, nesta sexta-feira (17), da formalização do Grupo de Trabalho (GT) que acompanhará os investimentos em infraestrutura no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (PE) e em seu entorno. A iniciativa reúne a Prefeitura da capital pernambucana, a concessionária Aena Brasil e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para garantir a integração das ações e a viabilização dos projetos previstos para o terminal.

Com foco na expansão da aviação e no fortalecimento da logística do Recife, o grupo atuará no desenvolvimento dos acessos ao novo complexo aeroportuário e no acompanhamento das intervenções urbanas ligadas ao terminal. A proposta é aproximar o aeroporto da cidade e transformar a área em um novo polo de mobilidade, serviços e negócios.

Segundo o ministro Tomé Franca, a iniciativa representa um marco para Pernambuco e reforça a visão integrada adotada pelo Governo do Brasil para o setor aéreo. “Esses investimentos representam melhorias não apenas para quem viaja, mas também para quem trabalha, produz e vive aqui. Um aeroporto moderno é mais do que uma porta de embarque: é um motor de desenvolvimento econômico, de turismo e de geração de oportunidades para a população”, afirmou.

Leia Também:  Retrato da Educação Infantil 2025 é prorrogado até 6/10

Os investimentos previstos estão divididos em duas frentes principais: o Plano de Desenvolvimento Imobiliário, com aporte de R$ 580 milhões, e o Terminal Intermodal, com R$ 60 milhões. Juntos, os projetos têm potencial para gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. As obras serão executadas pela Aena Brasil em parceria com o Governo Federal, com início previsto ainda no segundo trimestre deste ano.

O projeto prevê um espaço de múltiplos usos, integração com a Praça Salgado Filho, reorganização dos fluxos para veículos por aplicativo, vans e ônibus de turismo, além de áreas de convivência, equipamentos culturais e soluções voltadas à mobilidade sustentável. A intenção é qualificar a experiência dos passageiros e fortalecer a conexão entre o aeroporto e a capital pernambucana.

“O sucesso do aeroporto é também o sucesso da cidade. Atuaremos juntos, com muita energia, para garantir um ambiente moderno, saudável e bem planejado”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Composto por representantes da Prefeitura do Recife, da Aena Brasil e do MPor, o Grupo de Trabalho acompanhará a implementação das ações de infraestrutura e dos processos de licenciamento urbano vinculados ao Plano de Desenvolvimento Imobiliário. O plano prevê o aproveitamento de 543 mil metros quadrados de áreas subutilizadas, com 1,3 milhão de metros quadrados de potencial construtivo, destinados à instalação de centros logísticos, empreendimentos comerciais, hotelaria e serviços.

Leia Também:  2ª fase de operação desarticula esquema que divulgava dados sigilosos de segurados

Para o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, o GT permitirá um acompanhamento mais eficiente das obras. “É fundamental termos uma forma de monitorar o projeto de maneira integrada, ao mesmo tempo em que as intervenções avançam”, destacou.

Aeroporto estratégico para o Nordeste

Atualmente, o terminal do Recife é o 5º maior do país em volume de cargas transportadas e um dos principais hubs aéreos do Nordeste. Em 2025, 9,7 milhões de passageiros passaram pelo terminal, que hoje oferece voos para dez destinos internacionais, incluindo Argentina, Estados Unidos e Portugal.

Com a ampliação da infraestrutura e as melhorias no entorno, a expectativa é que o principal terminal de Pernambuco ultrapasse a marca de 10 milhões de passageiros, consolidando-se como vetor de desenvolvimento urbano, logístico e turístico para o estado.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA