NACIONAL

Silveira reforça diálogo com a chinesa CATL sobre baterias no Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu, nesta quinta-feira (21/08), em Brasília, representantes da empresa chinesa Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), líder mundial na fabricação de baterias. No encontro, Silveira destacou a relevância da cooperação com a China para impulsionar a produção nacional de baterias, fortalecer a mobilidade elétrica e consolidar o Brasil como referência global em energias renováveis e armazenamento.

Durante a reunião, Silveira destacou que a cooperação internacional é essencial para consolidar o protagonismo do Brasil na agenda de energias renováveis. “A parceria com a CATL simboliza a confiança do setor privado internacional no potencial energético do Brasil. Queremos transformar nossa liderança em energia limpa em empregos, renda e inovação para o povo brasileiro”, afirmou.

A CATL é, atualmente, a maior fabricante mundial e fornecedora de soluções de baterias para veículos elétricos e diversos sistemas de armazenamento de energia. Com 39% de participação no mercado global de baterias para veículos elétricos e 37% no segmento de armazenamentos, a empresa é vista pelo setor como grande colaboradora para a transição energética no Brasil e no mundo.

Leia Também:  Instalada antena 5G na Ilha do Combu como parte do legado de conectividade da COP30 em Belém

“O governo do presidente Lula tem compromisso inegociável com uma transição energética justa, inclusiva e sustentável. Nosso esforço é garantir que o Brasil continue liderando o cenário mundial em energias renováveis, atraindo investimentos de ponta e gerando empregos, mas sempre com a responsabilidade ambiental que caracteriza a nossa trajetória”, finalizou o ministro Alexandre Silveira.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MPor e Universidade de Aviação Civil da China estudam parcerias para produção de combustíveis sustentáveis

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) recebeu nesta segunda-feira (13) a visita de representantes da Universidade de Aviação Civil da China (Cafuc), instituição reconhecida pela expertise técnica e científica em aviação, ações de sustentabilidade, inovação e pesquisa aplicada. O encontro, realizado na sede da pasta, é a primeira atividade prevista no memorando de entendimento assinado em abril deste ano para promover a troca de conhecimento, tecnologias e experiências.

O secretário executivo do ministério, Tomé Franca, avalia como positiva a parceria com a universidade chinesa. “Precisamos investir em tecnologia e inovação para estimular a produção do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e a Cafuc demonstra ser uma ótima parceira para desenvolvermos estudos com potencial para impactar a aviação nos dois países. Compartilhamos a mesma visão de que o desafio da descarbonização do setor é um desafio global”, afirmou.

A visita da comitiva chinesa integra a programação do MPor ligada à agenda de descarbonização e preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Para o professor Weiping Li, cientista chefe da Cafuc, os dois países mantêm uma boa relação que ajudará na troca de projetos em sustentabilidade. “Temos pesquisas, práticas e experiências já implantadas na China que poderão ser aplicadas no Brasil. As iniciativas brasileiras na produção de etanol, por exemplo, nos ajudariam no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis”, explicou.

Leia Também:  "PRT em Ação" encerra semana no Amazonas com participação em eventos estaduais e imersão de atrativos locais

O memorando assinado entre os dois países prevê o intercâmbio de informações técnico-científicas sobre temas associados à SAF, a realização de eventos de disseminação do conhecimento e o treinamento de profissionais em temas associados à sustentabilidade na aviação civil.

A comitiva chinesa ainda cumprirá agenda no Brasil com visitas ao Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Embrapa e Universidade de São Paulo.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA