NACIONAL
Salão do Turismo, em Fortaleza, oferece ‘viagem pelo Brasil’ como presente antecipado de Dia das Mães
Que tal presentear sua mãe com uma viagem pelo Brasil inteiro sem precisar de passagens aéreas? O 10º Salão do Turismo surge como o roteiro perfeito para o feriado de Dia das Mães, em Fortaleza. Entre os dias 7 e 9 de maio, o Centro de Eventos do Ceará se transforma em uma imersão cultural e gastronômica, reunindo os sabores, sons e cores das 27 unidades da federação em um só lugar.
A proposta é unir lazer e planejamento: o público poderá passear pelas manifestações culturais do país, degustar iguarias regionais e já sair com a próxima viagem da família comprada, aproveitando condições especiais de operadoras e companhias aéreas presentes no evento.
Sabores e presentes únicos: para quem busca um presente com história e identidade, o Armazém da Agricultura Familiar será um dos pontos altos. O espaço reunirá 14 produtores de oito estados brasileiros, oferecendo mais de 70 itens exclusivos. o público encontra cafés, chocolates, castanhas, farinhas, doces artesanais, além de itens da sociobiodiversidade, ervas medicinais e artesanato sustentável, produtos que carregam história, tradição e identidade regional.
Cultura e tradição: o Salão será um verdadeiro palco vivo. Durante os três dias, o público poderá conferir de perto a força das tradições brasileiras, com apresentações de Boi-Bumbá, Maracatu, Reisado, Quadrilhas Juninas e danças típicas. É a oportunidade de viver a energia das festas populares do Brasil centralizadas na capital cearense.
Planeje o seu próximo destino: além do passeio, o evento é o lugar ideal para quem quer viajar. Agências de viagens e operadoras estarão com balcões de atendimento oferecendo ofertas exclusivas para o público do Salão. É a chance de garantir as férias ou o próximo feriado com preços diferenciados, seja como um presente de última hora para a mãe ou para toda a família.
A ideia é aproveitar o passeio para já sair com o próximo destino definido, seja como presente de Dia das Mães ou como oportunidade de conhecer novos lugares pelo país.
O evento
O Salão do Turismo reunirá toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.
Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, mostrando o que o país tem de melhor. A programação é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.
As palestras, oficinas e mesas-redondas debaterão o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como:
– Infraestrutura e investimentos públicos e privados.
– Acessibilidade e sustentabilidade.
– Crédito e economia criativa.
– Inovação digital, inteligência artificial e uso de novas tecnologias.
Como se inscrever
A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um cadastro prévio para participar do evento. Passo a passo para a inscrição:
1. Acesse o portal oficial: gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo.
2. Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
3. Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções na tela.
4. Insira seus dados pessoais (nome, e-mail e CPF).
5. Escolha as atividades das quais deseja participar (caso queira apenas circular pelo Salão, basta deslizar a página até o fim).
6. Informe sua data de nascimento e o nome da sua mãe para concluir.
Pronto! A sua inscrição será efetivada e um QR Code será gerado e enviado para seu e-mail, o qual deverá ser apresentado na entrada do evento.
Programação
Confira as atividades de cada dia acessando os links diretos abaixo:
– Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
– Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
– Programação de sábado (9): clique aqui.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Selo reconhece instituições contra violência de gênero
O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Selo Instituições de Ensino Seguras e Livres de Violência contra Meninas e Mulheres, por meio da Portaria MEC nº 690/2026, publicada na quarta-feira, 19 de agosto. A iniciativa reconhece instituições públicas de educação superior e de educação profissional e tecnológica que adotem políticas e práticas efetivas de prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência contra meninas e mulheres.
A avaliação para concessão do selo será baseada em evidências apresentadas pelas instituições e abrangerá quatro dimensões principais: prevenção; acolhimento; denúncia e acompanhamento; e ambiente acadêmico seguro.
O reconhecimento será concedido nas categorias Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a comprovação documental da implementação e da efetividade das ações. A gestão do programa ficará sob a coordenação das Secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Uma Comissão Técnica de Avaliação, com a participação do Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero com suas Interseccionalidades (CPEGI), da Capes, será responsável pela elaboração de indicadores e validação dos processos.
Poderão aderir ao programa as instituições federais de educação superior, as instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica, e as demais instituições públicas de ensino superior e tecnológico que atendam aos requisitos de editais específicos do MEC.
A participação será voluntária e não envolve repasse de recursos financeiros. O selo terá validade de três anos e poderá ser suspenso ou cancelado em caso de descumprimento das exigências estabelecidas.
Selo Instituições Seguras – O Selo Instituições de Ensino Seguras e Livres de Violência contra Meninas e Mulheres é voltado ao reconhecimento de políticas públicas e ações de segurança, proteção e equidade de gênero desenvolvidas por instituições públicas e ensino superior e tecnológico.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes participou de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProcessos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos
-
POLÍCIA FEDERAL3 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPedro Taques é condenado quatro vezes por patrocinar mentiras contra Mauro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados


