NACIONAL
PND: redes têm até 10/7 para regulamentar utilização da prova
Redes de ensino estaduais e municipais que aderiram à Prova Nacional Docente (PND) têm até 10 de julho para informar ao Ministério da Educação (MEC) a regulamentação do uso dos resultados da PND para o ingresso de professores em 2026. A medida está prevista na alteração do Edital de adesão à prova, publicada nesta quinta-feira, 26 de junho, no Diário Oficial da União (DOU). Os entes federados deverão cadastrar no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) o edital ou ato normativo informando que utilizarão os resultados da PND 2025 para a entrada dos professores em sua rede em 2026.
Iniciativa do MEC, a PND faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil. O objetivo da prova é melhorar a qualidade da formação e do ingresso de professores nas redes de ensino, bem como estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. Estados e municípios podem optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de contratação que venham a realizar.
O início das inscrições de candidatos está previsto para 14 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculada ao MEC responsável pela aplicação. A prova será aplicada em 26 de outubro. O Edital nº 72/2025, que trata das diretrizes, dos procedimentos e dos prazos para participação na Prova Nacional Docente, foi publicado pelo Inep em 17 de junho.
-
Leia mais: Publicado edital da Prova Nacional Docente
Diretrizes – A Portaria nº 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade Licenciaturas), que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente, voltada a licenciados.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
São Paulo recebe 1,25 milhão de turistas internacionais e bate recorde histórico
São Paulo alcançou um marco histórico no turismo internacional, nos cinco primeiros meses de 2026. Entre janeiro e maio, o estado recebeu 1.258.606 visitantes estrangeiros, o maior volume já registrado no período e 5% superior ao registrado nos cinco primeiros meses de 2025, quando desembarcaram 1.199.723 pessoas vindas de outros países.
Os dados são da Polícia Federal e foram divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur.
Responsável por atrair quase um terço dos visitantes internacionais do país, São Paulo consolidou-se como o principal hub de entrada do Brasil. A partir da capital paulista, o fluxo de turistas se distribui pelas demais regiões, um movimento impulsionado diretamente pela forte conectividade aérea.
Além da liderança nacional, os números revelam uma trajetória de crescimento consistente ao longo dos anos, como mostra a evolução da chegada de turistas internacionais entre janeiro e maio de cada ano:
-
2026: 1.258.606
-
2025: 1.199.723
-
2024: 966.405
-
2023: 920.190
-
2022: 538.172
-
2021: 108.065
-
2020: 525.835
-
2019: 1.062.590
-
2018: 984.217
Analisando apenas maio, também houve aumento de 5% na comparação entre 2025 e 2026. No mês passado, São Paulo recebeu 187.238 turistas internacionais. No ano passado, no mesmo mês, 178.872 pessoas desembarcaram no estado.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, o resultado reforça o papel de São Paulo como principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil. “Superar a marca de 1,2 milhão de turistas estrangeiros em apenas cinco meses, posicionando o estado como a principal porta de entrada de visitantes internacionais no país, mostra a força e a diversidade do nosso turismo. São Paulo não é apenas o coração financeiro do Brasil, mas consolidou-se definitivamente como um hub cultural, gastronômico, de negócios e de grandes eventos, que atrai o mundo. Esse crescimento consistente desde 2021 prova que o turismo brasileiro está maduro, forte e gerando emprego e renda de norte a sul”, afirmou.
Missão na China
Gustavo Feliciano, cumpriu agenda recentemente na China, com objetivo de atrair mais turistas para o Brasil.
Ele participou da ITB China 2026, uma das principais feiras de turismo voltadas ao mercado asiático. A agenda ocorreu dias depois do Governo do Brasil anunciar a isenção de vistos para chineses que vêm ao país. A medida, que passou a valer em 11 de maio, é válida até 31 de dezembro deste ano e engloba viagens para turismo ou negócios.
Na China, ele também apresentou o potencial turístico do país à associação que reúne mais de 3 mil agências de turismo do país asiático, intensificando a estratégia de divulgar os destinos brasileiros naquele mercado.
O ministro também negociou a abertura de novas rotas entre os dois países e articulou parceria com a gigante Trip.com, uma das maiores companhias digitais de viagem do mundo. A proposta é que os destinos brasileiros sejam divulgados na plataforma da empresa, numa ação em parceria com a Embratur.
Ainda em Xangai, o Ministério do Turismo lançou o guia de investimentos em mandarim, com projetos que podem chegar a US$ 4,5 bilhões. O objetivo é ampliar a presença de turistas e investidores chineses no Brasil.
Recorde
O Brasil registrou recorde histórico na chegada de turistas chineses em maio deste ano, quando 15.380 visitantes desembarcaram no país. O número é 75% maior em relação a maio de 2025, quando o Brasil recebeu 8.767 pessoas vindas do país asiático.
No acumulado do ano, também houve aumento nesse fluxo. De janeiro a maio, 55.260 visitantes da China vieram para o país – número 43% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 38.607 visitantes desembarcaram no Brasil.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

