NACIONAL
Novo Pronacampo: videoconferência orienta sobre adesão
Na quinta-feira, 18 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizarão uma videoconferência para orientar as redes sobre a adesão à Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo). O encontro ocorrerá às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação.
O evento tem como objetivo estimular a adesão ao Novo Pronacampo, cujo prazo segue aberto até 5 de outubro por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A adesão é voluntária, mediante assinatura de termo de adesão disponível na página do Novo Pronacampo.
- Leia mais: Aberto período de adesão ao Novo Pronacampo
Na ocasião, os representantes das redes de ensino poderão conhecer mais detalhes da nova política do MEC e dimensionar o impacto e a importância da adesão. As perguntas dos participantes serão respondidas pelo coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Evandro Costa de Medeiros.
Além da videoconferência, o MEC disponibiliza, em seu portal, um guia de orientação para apoiar as redes no processo de adesão.
Novo Pronacampo – Instituída pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino.
Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Flávio Bolsonaro admite visita a banqueiro preso pela PF e caso amplia desgaste político
A confirmação feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de que visitou o banqueiro Daniel Vorcaro após a prisão do empresário pela Polícia Federal provocou forte repercussão política em Brasília e ampliou o desgaste envolvendo o entorno do parlamentar.
A revelação veio após reportagem publicada pelo portal Metrópoles detalhar que o encontro ocorreu no fim de 2025, logo depois de Vorcaro deixar a prisão e passar a cumprir medidas cautelares em sua residência, em São Paulo.
Segundo as informações divulgadas, Flávio foi até a casa do dono do Banco Master quando o banqueiro já estava submetido a restrições judiciais, incluindo tornozeleira eletrônica e proibição de deixar o estado de São Paulo.
Inicialmente tratado como um encontro reservado, o episódio acabou sendo admitido publicamente pelo próprio senador após a repercussão nacional do caso.
“Fui sim até o encontro dele. Ele estava restrito e não podia sair do estado de São Paulo, então fui até ele. (…) Eu fui sim ao encontro dele para botar um ponto final nessa história”, declarou Flávio Bolsonaro durante conversa com a imprensa em Brasília.
Na mesma declaração, o senador afirmou que teria rompido relações comerciais com Vorcaro ao descobrir a gravidade das investigações envolvendo o banqueiro.
Daniel Vorcaro foi preso pela primeira vez em novembro de 2025, no Aeroporto de Guarulhos, quando tentava embarcar para o exterior. Pouco tempo depois, acabou solto por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Entretanto, em março de 2026, o empresário voltou a ser preso por determinação do ministro do STF André Mendonça, sob alegação de “risco concreto de interferência nas investigações”.
As investigações também apontaram a existência de uma estrutura paralela ligada ao banqueiro, que teria acesso a informações sigilosas da Polícia Federal. O suposto grupo seria liderado por Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”.
Outro ponto que aumentou a repercussão política foi a divulgação de mensagens e áudios trocados entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro. Segundo reportagem do site Intercept Brasil, o senador teria solicitado patrocínio financeiro para um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Uma das mensagens citadas teria sido enviada em 16 de novembro de 2025 — um dia antes da primeira prisão do banqueiro e dois dias antes da liquidação do Banco Master pelo Banco Central.
Nos bastidores do Congresso Nacional, aliados avaliam que o episódio pode causar desgaste político ao senador justamente em um momento de reorganização interna do PL e de articulações nacionais visando as eleições presidenciais de 2026.
Apesar da repercussão, Flávio Bolsonaro evitou aprofundar detalhes sobre a relação mantida com o banqueiro e minimizou o encontro, afirmando que a visita teve como objetivo apenas encerrar vínculos comerciais e pessoais com Vorcaro.
Fonte: Metrópoles
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
Várzea Grande5 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
