NACIONAL
MME realiza programação de ambientação para novos servidores
Com o objetivo de acolher e integrar 30 novos servidores, aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), realizou a Programação de Ambientação, nesta quinta-feira (16/7). A iniciativa é voltada à apresentação da estrutura organizacional, das competências institucionais e dos principais processos de trabalho, contribuindo para uma integração qualificada ao serviço público.
A programação teve início com a apresentação institucional, que abordou a missão, visão e valores do MME, sua estrutura organizacional, as atribuições das unidades administrativas e o papel estratégico do ministério na formulação e implementação de políticas públicas para os setores de minas e energia.
Ao longo das atividades, os participantes receberam orientações sobre temas essenciais à vida funcional, como desenvolvimento profissional, saúde e qualidade de vida no trabalho, Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Também foram apresentadas explicações sobre estágio probatório, cadastro funcional, controle de frequência, benefícios, férias, licenças e demais procedimentos administrativos.
Ao reunir informações institucionais e orientações práticas, a ação contribuiu para a adaptação dos novos servidores ao ambiente de trabalho, fortalecendo o conhecimento sobre o funcionamento do ministério e favorecendo o desempenho de suas atribuições desde o início da trajetória no serviço público.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
NACIONAL
Férias de julho no Sul: atrações para aproveitar o clima frio com as crianças
Quando a ideia é viajar com crianças, a prioridade é encontrar destinos que consigam aliar atividades para os pequenos com ambientes aconchegantes para os pais – e o recesso escolar é a época perfeita para isso.
O Brasil conta com uma imensa diversidade cultural e natural que transforma as viagens pelo país em verdadeiras aulas para todas as idades.
Na região Sul, um dos destinos mais procurados da temporada de inverno, os roteiros reúnem uma combinação fascinante de parques temáticos consagrados, clima acolhedor das serras, complexos de águas termais quentinhas e paisagens naturais de tirar o fôlego.
Confira alguns destinos dos estados da região:
Santa Catarina
Famosa por combinar o litoral deslumbrante com o charme das colônias europeias, Santa Catarina é um verdadeiro paraíso de entretenimento para todas as idades.
Atrativos:
– Beto Carrero World: localizado em Penha, o maior parque temático da América Latina reúne montanhas-russas, shows e áreas temáticas que garantem diversão para crianças e adultos.
– Balneário Camboriú: combina passeios de bondinho no Parque Unipraias com vista para o mar e a Aventura Jurássica, um dos maiores parques de dinossauros com réplicas em tamanho real e trilhas interativas.
– Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil é um polo infantil com os parques Vila Encantada, Alles Park e o Spitz Pomer, repleto de aventuras ao ar livre.
– Florianópolis: além das belas praias, a capital catarinense oferece visitas educativas imersivas no Projeto Tamar e no Projeto Lontra – para as crianças conhecerem de perto o trabalho de conservação de animais aquáticos.
– Parque Malwee: localizado em Jaraguá do Sul, conta com uma gigante área verde com lagos, pistas de caminhada e espaços para piqueniques, perfeita para um dia de lazer ao ar livre em família.
Como chegar
Por via aérea, o estado conta com os aeroportos de Florianópolis (FLN), Navegantes (NVG) e Joinville (JOI). De carro, o acesso principal é feito pela BR-101 e pela BR-470 rumo ao Vale do Itajaí. Diversas linhas de ônibus conectam as principais capitais do país aos terminais rodoviários catarinenses.
Paraná
O Paraná surpreende pela diversidade de roteiros, unindo uma das maiores maravilhas naturais do planeta, passeios de trem pela Mata Atlântica e parques de águas termais.
Atrativos:
– Foz do Iguaçu: além de contemplar as exuberantes Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves, as famílias aproveitam atrativos como o AquaFoz, a Usina de Itaipu, o parque aquático de águas termais Blue Park e o Wonder Park Foz.
– Curitiba: na capital, os destaques para os pequenos são o Bosque Alemão e o Jardim Botânico; o passeio ganha um charme ao embarcar no Trem da Serra Verde Express cruzando a Mata Atlântica até a histórica cidade de Morretes.
– Campos Gerais: reúne o Parque Histórico de Carambeí e o Moinho de Castrolanda, além das impressionantes formações rochosas do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.
– Resorts de águas termais: localizados em municípios como Iretama, Verê e Mallet, oferecem piscinas naturalmente aquecidas, tratamentos relaxantes e estrutura completa de recreação para o inverno.
Como chegar
O transporte aéreo é atendido pelos aeroportos de Curitiba (CWB), Foz do Iguaçu (IGU) e Maringá (MGF). De carro ou ônibus, as principais conexões ocorrem pela BR-277, que corta o estado de leste a oeste, e pela BR-376.
Rio Grande do Sul
O estado gaúcho convida as famílias a vivenciarem a hospitalidade da serra e os atrativos temáticos pensados para acolher os visitantes no clima de inverno.
Atrativos:
– Gramado e Canela: principal polo turístico da Serra Gaúcha, conta com atrações famosas como o parque com neve Snowland, o encantador parque de miniaturas Mini Mundo, a Vila da Mônica e os bondinhos aéreos do Parques da Serra.
– Bento Gonçalves: oferece o inesquecível passeio no trem Maria Fumaça, com apresentações culturais e degustações em meio às belas paisagens do Vale dos Vinhedos.
– Porto Alegre: a capital se destaca pelo passeio pela Orla do Guaíba, parquinhos ao ar livre e passeios de barco pelo lago ao entardecer.
– Cambará do Sul: ideal para famílias com crianças maiores e adolescentes apaixonados por ecoturismo, com trilhas estruturadas e mirantes espetaculares nos cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza.
Como chegar
Para viajar de avião, os pontos de desembarque principais são o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, e o Aeroporto de Caxias do Sul (CXJ), próximo à serra. De carro ou ônibus, as principais vias de acesso são a BR-116 e a BR-290. Na Serra Gaúcha, o passeio de trem Maria Fumaça (entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa) complementa a experiência de mobilidade das famílias.
Seja se divertindo nos grandiosos parques temáticos de Santa Catarina, embarcando nos passeios de trem e nas águas termais do Paraná ou vivenciando o charme e o frio acolhedor da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, o Sul do país se consolida como uma escolha encantadora para as férias escolares.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
Sinop4 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL7 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásReunião entre Pivetta e Jayme Campos mantém diálogo aberto e reforça articulações para 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSessões plenárias, CPI da Saúde e reuniões de comissões marcam atividades da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta e Jaime se reúnem no edificio Royal President para discutir palanque único e futuro da disputa pelo Governo de Mato Grosso

