NACIONAL
MME destaca avanço do SAF produzido no Brasil como marco para a transição energética da aviação
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta sexta-feira (5/12), do lançamento do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) produzido integralmente no Brasil, iniciativa anunciada pela Petrobras que representa um marco para a transição energética no setor aéreo nacional. Esse avanço reforça o compromisso do país com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com o fortalecimento de uma indústria de baixo carbono.
A produção nacional do SAF está alinhada às diretrizes da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), que estabelece bases regulatórias e incentivos para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis no Brasil. A iniciativa também dialoga com as metas internacionais de descarbonização da aviação, como o programa CORSIA, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), ampliando a competitividade do setor aéreo brasileiro no cenário global.
“O SAF produzido no Brasil mostra que temos condições técnicas, regulatórias e industriais para liderar a descarbonização da aviação. Esse passo dado hoje é resultado de uma política estruturada, construída com muito diálogo com o setor produtivo e alinhada às metas climáticas internacionais”, ressaltou o coordenador-geral de Combustíveis Sustentáveis de Aviação do MME, Darlan Santos.
Produzido por meio do coprocessamento de matéria-prima de origem renovável em refinarias brasileiras, o SAF lançado pela Petrobras é compatível com a infraestrutura já existente de abastecimento e com as aeronaves em operação, o que permite sua adoção gradual pelo mercado sem necessidade de adaptações técnicas. O combustível conta com certificação internacional de sustentabilidade, assegurando conformidade com padrões ambientais reconhecidos globalmente.
Para o MME, o lançamento do SAF nacional demonstra o potencial do Brasil em liderar soluções energéticas sustentáveis, aproveitando sua capacidade industrial, conhecimento tecnológico e a diversidade de biomassas disponíveis no país. A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Brasil em promover a transição energética de forma justa, com geração de empregos, inovação tecnológica e agregando valor à cadeia produtiva nacional.
NACIONAL
MPor participa da entrega de diplomas de mestrado em Logística e Gestão Portuária na Embaixada da Espanha
Mais do que atuar no fortalecimento da navegação e da aviação nacional, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) também investe na qualificação dos profissionais que integram a cadeia logística do país. O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou da cerimônia de entrega de diplomas da terceira turma do “Mestrado em Logística e Gestão Portuária”, realizada, na última sexta-feira (17), na Embaixada da Espanha, em Brasília.
A formação é promovida pela Fundação Valenciaport, e pela Universidade Politécnica de Valência, e conta com o apoio do MPor e de outras instituições ligadas ao setor portuário brasileiro. O curso tem como foco o desenvolvimento de competências em gestão, planejamento estratégico, economia portuária e logística. A cerimônia reuniu formandos, familiares e autoridades, marcando a conclusão de mais uma turma composta por profissionais que atuam no setor portuário e logístico nacional.
Durante o evento, o secretário Alex Ávila destacou a importância da qualificação profissional para o fortalecimento do setor portuário. “Temos acompanhado como a formação dos nossos profissionais tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor. Parabenizo os formandos e agradeço à Embaixada pela recepção e ao ministro-conselheiro pela participação. É uma satisfação ver aqui não apenas profissionais capacitados, mas também grandes amigos construídos ao longo dessa trajetória. Iniciativas como essa ampliam horizontes, permitindo conhecer experiências de outros portos e incorporar boas práticas à nossa realidade”, afirmou.
Para o ministro-conselheiro da Embaixada da Espanha, Juan José Escobar, o curso representa um exemplo bem-sucedido de cooperação internacional, além de reforçar os laços institucionais entre Espanha e Brasil. “É uma grande satisfação participar dessa ocasião tão especial, sobretudo para os alunos. Celebramos o esforço de cada um deles na aquisição de conhecimentos e competências que terão impacto direto no desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Trata-se de uma formação completa, que une teoria e prática e prepara lideranças capazes de enfrentar os desafios de um setor em constante transformação”, destacou.
Entre as autoridades presentes estiveram os diretores da Fundação Valenciaport Miguel Garín e Jonas Mendes; o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino; o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva; e a diretora da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) Gabriela Costa.
Formação de novos mestres
Com mais de 600 horas letivas, o mestrado combinou aulas presenciais e sessões online, além de debates, trabalhos práticos e contato constante com o corpo docente. A programação proporcionou uma imersão em diferentes cenários do sistema portuário brasileiro e internacional, aliando teoria e prática, como uma viagem acadêmica a Valência, experiência que marcou os participantes pelo valor técnico, humano e profissional.
Servidor do Ministério desde 2018, o analista de infraestrutura Vitor Brasil esteve entre os profissionais que receberam o título de mestre durante a cerimônia. Para ele, a formação representa um avanço importante tanto na trajetória profissional quanto no fortalecimento da logística nacional.
“Concluir o master representa um marco fundamental na minha trajetória profissional e um investimento direto na qualificação das políticas públicas do setor portuário brasileiro. A formação proporcionou uma visão estratégica e integrada sobre logística, governança e sustentabilidade portuária, alinhada às melhores práticas internacionais, o que fortalece minha atuação no MPor, especialmente na agenda de descarbonização e modernização dos portos. Esse conhecimento contribui de forma concreta para aprimorar a tomada de decisão e impulsionar soluções inovadoras que aumentem a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do setor no Brasil”, afirmou.
Júlio Dias, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Portos (SNP), também concorda com a relevância da capacitação para os profissionais da área que atuam com políticas públicas. “O master, além do sólido conteúdo acadêmico, oferece uma metodologia abrangente, com professores qualificados da Fundação Valenciaport e da Universidade Politécnica de Valência. O programa também promove uma rica troca de experiências entre participantes de diferentes áreas do setor portuário, o que contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas. Além disso, tivemos a oportunidade de construir conexões e laços que certamente levaremos para a vida toda”, completou.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
