NACIONAL

Ministério do Turismo participa de operação contra exploração sexual infantil com foco na COP30

O Ministério do Turismo desembarcou nesta segunda-feira no Pará para participar da Operação Curupira Mirim, iniciativa que integra o Plano de Atividades da COP30 e tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

No contexto dos Diálogos para a COP30, a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável, Carolina Fávero, faz parte da comitiva do governo federal e participará de seminários de sensibilização em municípios paraenses, apresentando o Código de Conduta Brasil e o Movimento Turismo que Protege, inicitivas do Ministério do Turismo. A agenda inclui visitas a hotéis e bares de Soure, Salvaterra e Ilhas do Combú e Outeiro.

Operação Curupira Mirim – Ação integrada que reúne o Ministério do Turismo, os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e Cidadania, além da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP/PA) e demais parceiros. O objetivo é fortalecer a rede de proteção à infância por meio de ações de sensibilização, fiscalização e capacitação para prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Código de Conduta Brasil – Instrumento de livre adesão que busca sensibilizar e engajar empresas e prestadores de serviços turísticos quanto à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. Saiba mais sobre o código clicando AQUI.

Leia Também:  Terceiro maior delta do planeta é palco de paisagens únicas e está no Nordeste brasileiro

Movimento Turismo que Protege – Ampla mobilização nacional que articula diferentes atores do ramo e da sociedade para a promoção e a defesa dos direitos infantojuvenis no contexto das viagens e do turismo. Clique AQUI para acessar o site do movimento.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MEC publica resultado de oferta do Mulheres Mil + Cuidados

Foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira, 24 de setembro, o resultado da pactuação do Mulheres Mil + Cuidados, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No total, serão ofertadas 10.278 vagas de qualificação profissional por 45 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todas as regiões do país.  

A ação é uma parceria do MEC com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e conta com investimento de R$ 20 milhões provenientes do Fundo de Defesa de Direitos Difusos e R$ 500 mil do Pronatec. 

São 24 cursos no escopo da política de cuidados, tais como agricultora familiar, assistente escolar, auxiliar de cozinha, cuidadora de idosos e jardineira. Podem se inscrever mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com idade igual ou superior a 16 anos. As capacitações terão carga horária mínima de 200 horas. As vagas e os processos de seleção são divulgados pelas instituições ofertantes. 

Leia Também:  Em audiência na Câmara dos Deputados, ministro defende modernização do setor portuário

As selecionadas receberão uma bolsa para o custeio de transporte e alimentação. A metodologia dos cursos Mulheres Mil envolve a valorização dos saberes acumulados em cada uma das etapas da vida, aumentando as possibilidades de acesso das mulheres ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA