NACIONAL

Ministério de Portos e Aeroportos contribui para a transição sustentável no setor de transportes dentro do Plano Clima

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) integra o grupo de órgãos federais responsáveis pela construção e execução do Plano Clima Mitigação, política coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que estabelece diretrizes e metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa nos principais setores produtivos do país.

Segundo a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, Rafaela Gomes, já são quase dois anos de trabalho entre o MMA, o MPor e vários outros ministérios envolvidos, o que resultou na formulação desses sete planos setoriais, tendo sido o último deles o de transportes, “por meio do qual espera-se ter uma estratégia nacional para mitigar as emissões de gases de efeito estufa”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, como o Plano Clima Mitigação já foi várias vezes submetido à participação pública, acredita-se que contará com bastante entendimento dos setores envolvidos.

Plano Setorial Transportes
O MPor e o Ministério dos Transportes são protagonistas na elaboração do Plano Setorial Transportes, documento técnico que define as estratégias específicas para os segmentos de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, no contexto do Plano Clima Mitigação. O material reúne propostas para estimular a transição energética, modernizar operações logísticas e ampliar o uso de combustíveis limpos em toda a cadeia de transportes do país.

Leia Também:  Contrato da Vale no Porto do Itaqui (MA) é prorrogado por mais 20 anos

O MPor também atua em oficinas técnicas e discussões interministeriais para garantir que as políticas públicas reflitam os desafios e oportunidades dos setores portuário e aeroportuário.

O Plano Setorial Transportes, disponível para consulta pública no site do Ministério do Meio Ambiente, de 28 de julho a 18 de agosto, detalha as ações conjuntas do Ministério de Portos e Aeroportos e do Ministério dos Transportes, prevendo metas e instrumentos de monitoramento para os próximos anos.

Compromisso com a sustentabilidade
Em abril deste ano, o MPor participou de encontro internacional sobre desenvolvimento sustentável em Brasília, que reuniu representantes de governos, organismos multilaterais e setor privado de diferentes países. O ministério apresentou projetos ligados à modernização dos portos e aeroportos brasileiros, com foco em práticas inovadoras de gestão ambiental, eficiência energética e redução de emissões.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

Brasil institui, oficialmente, a Rota Turística da Fé, no Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (29) a Lei 15.445, que institui a Rota Turística da Fé, no Estado do Ceará. A lei é assinada também pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Voltada ao turismo religioso, histórico, cultural e de aventura, a rota tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento das atividades turísticas em 13 municípios do estado, valorizando seus respectivos atrativos.

O ministro do Turismo celebrou a assinatura da lei, que reconhece oficialmente a Rota da Fé.

“O turismo religioso tem um potencial extraordinário, porque além de preservar e reconhecer a manifestação da fé dos brasileiros, movimenta a economia e gera emprego e renda para o nosso povo. Ganham os hotéis, os restaurantes. Ganham o guia de turismo, os pequenos negócios, o artesanato local. Nosso compromisso aqui no Ministério é estruturar cada vez melhor esses destinos, e a legislação vem, justamente, para dar mais apoio a quem faz o turismo crescer e acontecer”, afirmou Gustavo Feliciano.

A estruturação, a gestão e a promoção de todos os atrativos contarão com o apoio direto de programas oficiais do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, que poderá destinar recursos para melhorar as condições de visitação dos pontos turísticos, preparar as cidades para receber mais visitantes e impulsionar ainda mais a divulgação dos roteiros.

Leia Também:  Webinário debate equidade e modalidades educacionais

Municípios e atrativos

A Rota Turística da Fé é composta por 13 cidades cearenses e seus respectivos patrimônios, monumentos e celebrações religiosas.

Confira os principais atrativos turísticos da rota:

•          Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte: símbolo das romarias do Cariri;

•          Estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato: local conhecido pela vista panorâmica da cidade;

•          Estátua de Santo Antônio e Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha: a festa foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015, como patrimônio cultural do Brasil;

•          Concentração da peregrinação para a Romaria da Menina Benigna, em Nova Olinda: a romaria é dedicada à menina Benigna, assassinada há cerca de 80 anos e considerada “santa” por católicos da região, segundo a Prefeitura do Cariri;

•          Igreja Matriz de Santana do Cariri e complexo turístico da Estátua da Menina Benigna, em Santana do Cariri;

•          Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales: reúne turismo religioso e vista da paisagem da região;

Leia Também:  MME promove workshop para fortalecer governança de dados no setor energético

•          Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Russas: datada de 1707, é um dos templos católicos mais antigos do Ceará e patrimônio histórico do estado;

•          Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá: um dos centros de peregrinação católica do Ceará;

•          Estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé;

•          Alto de Santa Rita e Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em Redenção;

•          Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité: fundado em 1922, marcado por arquitetura e símbolo religioso;

•          Complexo turístico de Santa Edwiges, em Caucaia: reúne milhares de peregrinos religiosos na região metropolitana de Fortaleza;

•          Santuário de Fátima, Seminário da Prainha e Catedral da Sé, em Fortaleza: pontos de interesse histórico, religioso e artístico na cidade.

Por Bárbara Magalhães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA