NACIONAL

MEC realiza oficina sobre a Política de Educação Superior

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), realizou uma oficina com representantes do movimento estudantil para discutir contribuições à Política Nacional de Educação Superior (Pneds). O encontro ocorreu na segunda-feira, 13 de abril, reunindo integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), no auditório da pasta, em Brasília (DF). 

A iniciativa teve como objetivo coletar e sistematizar propostas das entidades para a construção da Pneds, instrumento que orientará diretrizes e a indução de políticas públicas para o setor nos próximos anos. 

Durante a manhã, foram apresentadas informações sobre o estágio atual da Pneds, incluindo histórico, princípios e cronograma, além de dados recentes do Censo da Educação Superior. Também houve exposição sobre políticas de acesso, permanência e assistência estudantil, com destaque para os desafios e avanços relacionados à Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “As contribuições foram de alto nível. Ouvir os estudantes é fundamental na construção da política”, afirmou a diretora de Desenvolvimento Acadêmico da Sesu, Lúcia Pellanda. 

O debate foi estruturado para alinhar as contribuições estudantis aos marcos normativos recentes, como o Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034) e o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2025-2029). 

Leia Também:  Governo do Brasil amplia equipes para expansão dos institutos federais

Eixos estratégicos – À tarde, os participantes se dividiram em rodadas de debate em plenário, organizadas em três eixos temáticos: (a) Orçamento, financiamento e direitos: discussão sobre previsibilidade orçamentária e reconhecimento de direitos para pós-graduandos; (b) Acesso, permanência e ações afirmativas: propostas para fortalecer políticas de inclusão e garantir a permanência com qualidade; e (c) Qualidade, avaliação e expansão: reflexões sobre regulação, avaliação e os impactos da expansão da educação a distância. 

As contribuições foram registradas em tempo real, com sínteses ao final de cada eixo. 

Próximos passos – Como encaminhamento, foi proposta a elaboração de uma carta com as principais recomendações da UNE e da ANPG para a Pneds. Também está prevista a indicação de representantes das entidades para acompanhar a incorporação das propostas e participar de reuniões futuras com a equipe da Sesu. 

A oficina integra o processo participativo de construção da política, reforçando o diálogo entre o MEC e a comunidade acadêmica na formulação de diretrizes para a educação superior brasileira. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Fonte: Ministério da Educação

Leia Também:  Na China, Silveira apresenta portfólio de oportunidades bilionárias da transição energética brasileira à Envision

Propaganda

NACIONAL

Viaje por São Miguel das Missões (RS), um encontro com a história do Brasil

Entre igrejas de pedra, esculturas sacras e vestígios de construções que atravessaram séculos, São Miguel das Missões (RS) preserva um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1983, o local guarda as ruínas do antigo povoado de São Miguel Arcanjo, criado por missionários jesuítas e indígenas guaranis durante o período colonial.

Instalado entre os séculos 17 e 18, no território que hoje corresponde ao Brasil e à Argentina, o sítio integra um conjunto de antigas missões. Essas comunidades foram criadas pelos jesuítas para catequizar os povos guaranis, mas também funcionavam como centros de moradia, agricultura, educação, música, arte e produção artesanal.

Com o fim das missões, parte das construções foi abandonada e as ruínas preservadas hoje ajudam a contar essa história.

Reconhecimento

A Unesco reconheceu São Miguel das Missões por preservar o mais importante conjunto preservado das Missões Jesuítico-Guaranis no Brasil. As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, da praça central e de outras estruturas do antigo povoado ajudam a compreender como viviam indígenas guaranis e missionários jesuítas entre os séculos 17 e 18.

O sítio brasileiro integra um Patrimônio Mundial compartilhado com quatro antigas missões na Argentina, formando um dos mais importantes conjuntos históricos da América do Sul.

O que fazer

Leia Também:  Governo Federal reforça ações para evitar impactos de nova seca na navegação da Amazônia

Entre os principais atrativos estão:

  • Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo: principal atração da cidade, reúne as ruínas da antiga igreja, da torre e de construções que faziam parte do povoado missioneiro.

  • Museu das Missões: apresenta imagens sacras, esculturas e objetos produzidos nas antigas missões, além de ajudar o visitante a entender a organização desses povoados.

  • Espetáculo Som e Luz: realizado à noite, usa iluminação e narração para contar a história das Missões Jesuítico-Guaranis.

  • Praça das Missões: em frente às ruínas, oferece uma das principais vistas do conjunto histórico.

  • Artesanato missioneiro: produzido por artesãos da região, reúne peças inspiradas na cultura guarani e na história das missões.

Quem estiver de carro pode aproveitar a viagem para conhecer outros destinos da Rota das Missões, como Santo Ângelo, São João Batista e o Santuário do Caaró, que ajudam a compreender a história da presença jesuítica no Sul do Brasil.

Quando visitar

São Miguel das Missões pode ser visitada durante todo o ano. Entre outubro e maio, as temperaturas são mais altas e favorecem os passeios ao ar livre.

Entre os principais eventos estão:

  • Espetáculo Som e Luz: realizado regularmente junto às ruínas.

  • Réveillon nas Missões: com apresentações culturais.

  • Semana Nacional dos Museus: com programação especial no Museu das Missões.

  • Semana Farroupilha: celebrada em setembro, com atividades culturais em toda a região.

  • Celebrações religiosas e eventos ligados à cultura missioneira: ao longo de todo o ano.

Leia Também:  Estados, municípios e Distrito Federal recebem R$ 5,19 bilhões do Fundeb

Como chegar

São Miguel das Missões está localizada na Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. O acesso mais rápido é pelo Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, a cerca de 50 quilômetros do município. A partir dali o trajeto pode ser feito de carro, ônibus ou traslado.

Também é possível chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Nesse caso, a viagem até São Miguel das Missões é feita por rodovia, em um percurso de aproximadamente 480 quilômetros.

Para quem viaja de carro, o principal acesso é pela BR-285, que liga a cidade a municípios da Região das Missões e a outras rodovias do estado.

Patrimônio Mundial

A Lista do Patrimônio Mundial reúne locais reconhecidos pela Unesco por sua importância cultural, natural ou histórica para a humanidade. Os bens inscritos são considerados de valor universal excepcional e passam a integrar uma relação internacional de patrimônios, cuja preservação é de interesse mundial.

O Brasil possui atualmente 26 bens inscritos na lista, distribuídos entre as categorias Cultural, Natural e Mista.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA