NACIONAL

MEC promove primeiro encontro nacional da CPOP

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o primeiro dia do 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A rede oferta suporte técnico e financeiro a cursinhos populares de todo o país com o intuito de promover a preparação de estudantes socialmente vulnerabilizados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando seu ingresso na educação superior.  

Esse foi o primeiro encontro dos cursinhos contemplados pela política em 2025 e seu objetivo é garantir o fortalecimento da CPOP, a interlocução e a troca de experiência entre as organizações por meio de debates sobre práticas de educação popular. As atividades continuam na terça-feira, 9 de dezembro.  

O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, explicou que a iniciativa nasceu com a missão de oferecer oportunidades para o jovem de periferia e de baixa renda se preparar para o Enem com todo o suporte necessário: material didático adequado, bolsa de estudo e professores remunerados. “A CPOP veio para ficar. Ela não só não vai acabar, como a gente vai expandi-la ano que vem, porque a gente quer que todas as cidades brasileiras tenham um cursinho popular com o apoio do Ministério da Educação”, afirmou.  

Leia Também:  Prouni 2026: Amazonas terá 21,1 mil bolsas no 2º semestre

Sua colega na pasta, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo, endossou a necessidade se estabelecer os cursinhos populares como política de Estado: “Precisamos pensar como é que os cursinhos populares encontrarão lugar dentro do Plano Nacional de Educação [PNE]. Nosso grande desafio é chegar ao consenso de como fazer uma política de Estado sem renunciar uma participação popular genuína”. 

Além dos representantes do MEC, a mesa de abertura do encontro contou ainda com as presenças da reitora da Universidade de Brasília, Rozana Naves; do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Guilherme Boulos; e da senadora Teresa Leitão (PT-PE). 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Encceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)

Publicados

em

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 ocorre neste domingo, 23 de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aplicará as provas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a proximidade das provas, os inscritos devem estar atentos às regras para evitar contratempos. 

Para participar do exame, é obrigatória a apresentação de documento oficial, original e com foto. Os participantes brasileiros devem apresentar um dos seguintes documentos: 

  • Cédula de Identidade (RG) emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; 
  • Documento de identidade expedido por ordens ou conselhos de classe com validade legal; 
  • Passaporte; 
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (emitida a partir de 27 de janeiro de 1997); 
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH Digital, RG Digital ou CIN Digital) acessados em aplicativos oficiais. 

Já os participantes estrangeiros devem apresentar: 

  • Passaporte; 
  • Identidade emitida pelo Ministério da Justiça (inclusive para refugiados); 
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); 
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); 
  • Documento de identidade civil ou equivalente emitido por países do Mercosul ou associados; 
  • Documentos digitais com foto (CRNM ou DPRNM) acessados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante. 
Leia Também:  Curso do MEC aborda combate à violência contra a mulher

Além do documento oficial com foto, o participante deve levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica tinta preta, em material transparente. 

Cartão de Confirmação – A novidade deste ano é a possibilidade de consultar o local de prova do Encceja 2026 também pelo telefone 0800 616161, da Central de Atendimento do Inep. O novo serviço utiliza um assistente virtual para realizar a consulta automatizada ao endereço de aplicação do exame. 

Para fazer a consulta, o participante deve ligar para o número e seguir as orientações do atendimento. O participante encontrará uma opção específica para consultar o local de prova do Encceja. Durante a ligação, será necessário informar o CPF para identificação e confirmar os dados pessoais. Após essa etapa, o sistema disponibiliza o endereço do local de prova do Encceja 2026. 

Além da consulta pela Central de Atendimento, o local de prova também pode ser verificado na Página do Participante do Encceja. No ambiente, o participante pode acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, que apresenta informações como o endereço do local de aplicação, a data e os horários do exame, entre outros dados relacionados à participação. 

Horários – As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde. No primeiro turno, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h. 

Já no segundo turno, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A aplicação da tarde começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os participantes com direito a tempo adicional terão 60 minutos a mais, após os horários previstos para encerramento das provas, para finalizar o exame. A aplicação seguirá o horário de Brasília. 

Leia Também:  Universidades federais oferecem serviços gratuitos à população

Para os participantes que farão a avaliação do ensino fundamental, as provas I (Ciências Naturais) e II (Matemática) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação) e IV (História e Geografia), à tarde. 

Para os participantes que farão a avaliação do ensino médio, as provas I (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e II (Matemática e suas Tecnologias) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação) e IV (Ciências Humanas e suas Tecnologias), à tarde. 

Objetos – Antes de entrar na sala de provas, os participantes devem guardar, no envelope porta-objetos, itens como o telefone celular e outros equipamentos eletrônicos (desligados e sem emitir qualquer som), além de outros pertences não permitidos, como tablet, pulseiras e relógios inteligentes. A Declaração de Comparecimento, se for o caso, também deve ser guardada no envelope. 

Confira o edital do exame 
Acesse o Sistema Encceja 
Saiba mais sobre o Encceja 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA