NACIONAL

MEC inicia avaliação do PNLD com formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) inicia hoje a etapa de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) voltado aos anos iniciais do ensino fundamental. Ao todo, serão avaliadas 333 coleções didáticas e 92 obras de apoio teórico-metodológico por uma equipe formada por 1.018 professores de diferentes áreas do conhecimento. 

A preparação da equipe de avaliação teve início no dia 9 de fevereiro, com a realização de um evento formativo que reuniu avaliadores do PNLD Anos Iniciais. A formação contou com duas aulas magnas: uma dedicada ao letramento racial e à análise de materiais didáticos, e outra voltada ao letramento digital e midiático aplicado à avaliação das obras. 

Para atuar como avaliador do PNLD, é necessário possuir cadastro completo no Banco de Avaliadores do programa, disponível na plataforma pnld-avaliacao.mec.gov.br. O banco reúne professores com formação e experiência compatíveis com as áreas avaliadas, garantindo rigor técnico e diversidade de olhares no processo de análise. 

As coleções didáticas submetidas ao processo contemplam, além dos componentes curriculares tradicionais, materiais de língua espanhola e língua inglesa, livros regionalizados de história e geografia, bem como obras de educação digital e midiática. A diversidade de materiais reflete a ampliação dos campos formativos considerados na seleção dos livros que chegarão às escolas públicas de todo o país. 

Leia Também:  Feirão do Turismo movimenta o setor de negócios dentro do Salão do Turismo em São Paulo

A avaliação do PNLD é uma etapa central para assegurar a qualidade pedagógica, a atualização conceitual e a adequação dos materiais didáticos às diretrizes educacionais, contribuindo para o fortalecimento do trabalho docente e para a aprendizagem dos estudantes da educação básica. 

PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático compreende um conjunto de ações voltadas à distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, para alunos e professores de escolas públicas de educação básica do país. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma regular e gratuita.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

MME destaca avanços em eficiência energética em conferência global da IEA

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nessa terça-feira (30/6), da 11ª Conferência Global de Eficiência Energética, promovida pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), em Montreal, no Canadá. Durante o evento, o Brasil reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao uso eficiente da energia.

A conferência está alinhada aos compromissos assumidos durante a COP28, que estabeleceram como meta a duplicação da taxa média anual global de melhorias em eficiência energética até 2030, considerada essencial para promover reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa.

Durante a mesa-redonda, foram apresentados os avanços conduzidos pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), bem como a agenda regulatória da Política de Padrões Mínimos de Desempenho Energético (MEPS) para eletrodomésticos. Na ocasião, foi ressaltado que a política tem desempenhado um papel importante na redução do consumo de energia, promovendo economia no orçamento das famílias e ampliando o acesso da população a equipamentos mais eficientes, que oferecem maior conforto.

Leia Também:  Com 1 milhão de processos analisados em 2024, Conselho de Recursos da Previdência Social atende o cidadão de forma rápida e gratuita

Além desses benefícios, a iniciativa fortalece a competitividade do mercado e impulsiona o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes.

A participação brasileira manifestou interesse em ampliar a cooperação técnica com a IEA por meio de estudos sobre políticas de eficiência energética e indicadores para data centers, setor com crescente demanda por energia. Também foi defendido o desenvolvimento de indicadores mais adequados à realidade dos países em desenvolvimento, capazes de apoiar a avaliação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de eficiência energética.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA